O aparelho dentário infantil é uma grande dúvida para muitos pais que muitas vezes acreditam que não é necessário cuidar, de forma atenciosa, da saúde bucal e do formato dentário de seus filhos.
Para isso, é preciso ter a mentalidade de que os dentes de leite caíram e assim, os permanentes se encarregaram de resolver os problemas bucais infantis.
Justamente por isso que muitas vezes, as crianças acabam frequentando o dentista apenas na adolescência, período em que a maioria dos dentes permanentes já nasceram.
Entretanto, é possível resolver problemas bucais infantis antes que essas complicações acabem afetando os dentes permanentes.
Vale lembrar que, para que seu filho possa contar com um sorriso saudável e estético na vida adulta, mas acima de tudo, é preciso promover a ele um desenvolvimento saudável para seus dentes.
Portanto, isso envolve cuidados sérios com seus dentes decíduos ou de leite, como são popularmente conhecidos.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o aparelho infantil ou opções de alinhadores, como o aparelho dental invisível.
Assim como as suas recomendações, principais características e benefícios que podem ser conquistados para a saúde bucal da criança, para que se torne um adulto com essa área em dia.
Qual a idade indicada para começar a ir em um odontologista?
De acordo com muitos especialistas, a idade inicial para procurar um dentista é a partir do momento que a criança possui o seu primeiro dente.
Dessa forma, é preciso estabelecer um acompanhamento com o odontopediatra para que ele possa acompanhar o desenvolvimento dos dentes de leite e os permanentes.
Em suma, dessa maneira, é possível garantir avaliações e indicações do profissional para fazer as melhores escolhas.
Assim, é possível aumentar as chances da criança de ter bons dentes permanentes e não precisar usar alinhadores dentários, mesmo que estes sejam um aparelho invisível.
Além disso, mesmo que seja necessário realizar algum procedimento, o fato de buscar o dentista logo no início do desenvolvimento dentário de seus filhos.
Portanto, isso vai possibilitar um tratamento mais rápido e com maiores chances de ser bem-sucedido, alcançando os resultados esperados.
Com quantos anos pode colocar o aparelho dental?
Uma outra dúvida muito comum é relacionada a idade em que uma criança pode iniciar o uso do aparelho para corrigir falhas.
Dessa forma, muitos profissionais atestam que é possível iniciar o tratamento a partir dos 7 anos de idade.
Isso porque, nessa idade, é possível contar com as seguinte características:
- Hábitos parafuncionais, como chupar o dedo e roer unhas;
- Mordida cruzada e mordida em topo;
- Cáries;
- Diastema;
- Estrutura óssea e igualdade entre os ossos da face;
- Má postura da língua.
Vale a pena lembrar que nesse sentido, é preciso buscar avaliações de profissionais em primeiro lugar, de preferência especialistas.
Uma vez que apenas eles poderão indicar o melhor momento de iniciar o tratamento e qual linha de melhorias deve ser a melhor a seguir, como a colocação de facetas de resina.
Quais são os aparelhos mais indicados para crianças?
Atualmente, é possível contar com diversos tipos de aparelhos no mercado. Entretanto, é certo que nem todos eles são indicados para crianças.
Desse modo, confira os aparelhos mais indicados para os pequenos.
Aparelho móvel
Esse é um aparelho indicado para os pequenos entre os 6 e os 12 anos. Através deles, é possível corrigir problemas de mordida e alinhar os dentes.
Ou seja, quando se busca manter ou ampliar os espaços naturais entre os dentes. Então, os permanentes nasçam em uma posição adequada corrigindo questões futuras, pode fazer uso de um aparelho móvel.
Vale lembrar que existem diversos tipos de aparelhos móveis, assim como existem diferentes tipos de clareamento dentário, então, é necessário solicitar ao ortodontista qual o melhor deles para seu filho.
Aparelho fixo
O aparelho fixo também é bem comum, mas só pode ser usado quando as crianças terminarem a troca de dentição, já que seu uso não é permitido em dentes de leite.
A principal diferença entre o aparelho fixo e o móvel é que a primeira opção dá possibilidade do ortodontista fazer movimentos maiores e um maior controle do posicionamento dentário.
Qual a importância do uso do aparelho dental na infância?
A principal questão do tratamento ortodôntico na infância, assim como qualquer outro procedimento ou questão, quando ainda somos pequenos, é que nessa idade, existem maiores possibilidades de tratamento.
Além disso, tem a reversão dos problemas sem maiores desdobramentos, o que gera melhores condições de saúde na vida adulta.
Então, não deixe de levar seu filho ao dentista e buscar por mais informações, assim como cotações, pesquisando por termos como “preço clareamento dental”, por exemplo, em qualquer buscador na internet.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.