Você sabe o que é dente de leite escuro?

O dente de leite escuro se trata de uma alteração na pigmentação dos dentes decíduos, conhecidos como os dentes de leite. Normalmente, quando ele escurece, ele apresenta uma coloração cinzenta, roxa ou amarelo-amarronzada. 

Essa mudança na coloração dentária pode ocorrer de diferentes formas. Normalmente a está associada a traumas dentários causados em acidentes, pancadas e quedas, por exemplo. 

Contudo, sua origem também pode ser alimentar, por bactérias ou pelo excesso de flúor.

No caso dos traumas, ao ter um forte impacto com estruturas duras e robustas, o dente pode sofrer uma fratura ou então ter seus tecidos de proteção, como a polpa e a coroa dentárias, afetadas.

Nesses casos, o que causa o escurecimento dos dentes é, por exemplo, o sangramento interno na polpa dentária ou então uma hemorragia mais complicada na coroa dentária.

Normalmente, a coloração cinzenta e amarelada significa algo mais leve, que poderá ser revertido em semanas ou meses. 

Entretanto, quando o dente apresenta uma coloração roxa, pode significar uma necrose da polpa dentária, podendo ser necessário também um tratamento de canal.

É mais comum também que esse problema afete mais os dentes da frente (incisivos) pois são os dentes que tem o primeiro contato direto em uma queda ou um trauma dentário.

Dependendo da forma como ocorreu o impacto e o que ele causou, os dentes podem escurecer em pouquíssimo tempo. Mas, em outros casos, podem demorar algumas semanas para que a coloração dos dentes comece a mudar.

Para ter um diagnóstico mais preciso do que ocorreu após um trauma, uma batida ou uma queda mais brusca, é importante considerar o dente escuro como uma emergência odontológica, sendo necessário consultar rapidamente seu plano odontologico para que o dentista atenda a criança o mais rápido possível.

Já no caso do excesso do flúor, o problema é conhecido como fluorose e pode ocasionar manchas esbranquiçadas – sendo o mais comum – mas também pode levar ao enfraquecimento da estrutura e na apresentação dos dentes amarelados, acinzentados e acastanhados, podendo afetar até a estrutura dental permanente.

Importância de consultar o dentista

Apesar de ser uma situação que não tem exatamente uma cura ou tratamento específico, no caso do trauma, para que os dentes de leite voltem a ter sua coloração normal, é fundamental consultar o dentista.

Isso porque o profissional irá verificar os danos causados, possíveis riscos e impactos nas demais estruturas e realizará um tratamento de contenção de danos na arcada dentária dos pacientes.

Normalmente, o tratamento consiste em observação clínica do caso, mediante a ajuda de exames radiológicos para verificar a saúde da arcada dos pacientes. 

Como as principais causas do dente de leite escuro está  nos impactos, quedas e batidas dos dentes em estruturas, pode acontecer de mais dentes serem afetados, mas que não apresentem mudança na coloração, demandando atenção dos responsáveis e profissionais.

Já em casos de alimentação e fluorose, a mudança de hábitos tende a ser a medida preventiva e de recuperação mais indicada. Contudo, também são quadros que demandam o devido acompanhamento profissional.

Dessa maneira, os exames radiológicos realizados em convênio odontológico ajudam a observar fraturas e traumas dentários em outros dentes, bem como o comprometimento das dentições afetadas e futuras, independentemente do caso.

É importante ressaltar que não se deve ir ao dentista apenas após a batida, mas sim manter o tratamento ao longo de semanas e meses, além de realizar as consultas de check-up, que tendem ocorrer semestralmente.

Contudo, após a queda, além de manter as consultas regulares com os dentistas especializados na área infantil de um odonto empresarial, como o odontopediatra.

Também é fundamental manter os cuidados de rotina com a higienização bucal dentro de casa e observar quaisquer outras mudanças na estrutura, de modo que o profissional consiga atuar com mais segurança e agilidade, inclusive na correção da mordida futura, que pode ser afetada.

Assim, escovar os dentes com as escovas e cremes dentais adequados para a idade e utilização do fio dental também são práticas muito importantes, ainda mais nesse momento em que os dentes foram afetados.

Prevenção 

Acidentes e imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, não se podendo prever quando irá impactar na saúde bucal dos pequenos. 

Por isso, contar com suportes como um consultório de confiança ou um plano dental para MEI, pode ser fundamental nesses momentos, visto que o atendimento é feito com mais agilidade, facilidade e, no caso do plano, com baixo impacto orçamentário.

Entretanto, em situações que apresentam riscos para as crianças, podem existir formas de evitar ou diminuir as chances de acontecer um impacto que possa prejudicar a arcada. Conheça algumas dicas:

  • Esteja próximo da criança para evitar quedas;
  • Ao praticar esportes, a criança deve usar equipamentos de proteção;
  • Evite bordas das piscinas, que tendem ser escorregadias;
  • Opte por espaços de recreação que não sejam de concreto.

Estar atento com essas situações podem propiciar traumas dentários é uma forma de prevenir o escurecimento dental advindo de quedas, preservando a integridade das crianças.

Além disso, é sempre importante orientar os pequenos a respeito desse tipo de problema e dos cuidados necessários durante as brincadeiras, evitando que isso venha a ocorrer.

Por fim, contar com o suporte de uma clínica particular, pública ou em um plano dental coletivo empresarial pode ser determinante na recuperação dos casos de queda e perda dentária, além de contribuir com orientações para adequar a higiene e alimentação, proporcionando ainda mais saúde e beleza ao sorriso dos pequenos.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial