Hoje quero dar uma dica de livro muito legal para crianças e adolescentes (e adultos também): “Contos com Gigantes”, da Editora Cepe. Ele foi vencedor do II Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil, na categoria Juvenil.

Sabe aquele livro que te faz viajar por mundos e criaturas incríveis? Que te faz sonhar e passear pela natureza, pela cultura, pela mitologia? Pois esse é o livro! Além de visualmente lindo, ele nos traz reflexões e nos permite viver a história. Uma dica e tanto para aproveitar as férias!

Escrito por Carolina Becker, que é editora, autora e facilitadora de experiências de escrita; e ilustrado pelo premiado artista gráfico mineiro Cau Gomez, “Contos com Gigantes” é um livro que encanta qualquer público.

Por meio da história de Adamastor, Juna, Argos, Judite, Mia, Carmina, Amália e as três Marias – cada qual com suas características – a autora consegue nos fazer refletir sobre as simbologias, a natureza, os sentimentos, as escolhas que fazemos ao longo da nossa vida, e muito mais. São oito contos que emocionam e nos mostram a profundidade e complexidade da nossa vida.

E para falar um pouco mais sobre “Contos com Gigantes”, conversei com a Carolina Becker. Confiram e se encantem por esse livro que é, ao mesmo tempo, lúdico e muito real!

Carolina Becker

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro?

CAROLINA BECKER – A ideia para escrever o livro surgiu quando me mudei para uma praia, em Santa Catarina, cercada por montanhas, morros, ilhas, rios… Em meio a uma natureza exuberante, meu companheiro começou a me mostrar “gigantes” adormecidos: a silhueta de um homem numa cadeia de montanhas e de uma baleia no morro que fica em frente à nossa casa; um conjunto de ilhas chamado Três Irmãs; e assim por diante. Fiquei encantada com aquelas figuras e passei a imaginar como haviam parado ali. Assim nasceram as histórias.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

CAROLINA BECKER – É um livro para leitores fluentes, entre os 10 e 12 anos. Mas acredito que, com uma mediação de leitura, leitores mais novos também possam desfrutar de alguns dos contos, como o da Amália, o da Carmina e o da Juna.

CANAL INFANTIL – Por meio do seu livro, as crianças podem viajar pela mitologia?

CAROLINA BECKER – Acredito que sim! Embora não tenha feito de forma proposital, ao finalizar o livro percebi como havia em algumas histórias arquétipos e figuras mitológicas. A própria ideia de os personagens serem gigantes talvez passe por aí. Também há um resgate da mitologia grega que chega por Camões, já que o gigante Adamastor foi inspirado no gigante de mesmo nome presente em Os lusíadas. O conto Argos, especialmente, carrega uma relação próxima com o gigante mitológico de mesmo nome que tinha uma proximidade com Hera, esposa de Zeus, cujos olhos foram por ela inseridos em um pássaro (o pavão). E aqui vai uma curiosidade: comecei a escrever esse conto sem fazer nenhuma pesquisa. Quando terminei, pesquisei sobre Argos, porque tive a impressão de que se tratava de um personagem mitológico. Foi quando me dei conta que possivelmente o nome e algumas características de Argos vieram de leituras que fiz na época da faculdade de Letras e que continuaram presentes em mim, mesmo que não de forma totalmente consciente – o que me faz reforçar a importância da leitura em todas as idades!

Também acho que no livro é possível encontrar certa proximidade com a mitologia dos povos originários, principalmente no conto Adamastor e no fato de eu ter encontrado a inspiração para escrever o livro em figuras que observei na natureza.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura desde a infância?

CAROLINA BECKER – A leitura desde a infância é fundamental para a formação de um indivíduo consciente, observador, crítico e sensível. A literatura, nesse sentido, é uma porta para o diverso, que permite ao leitor ampliar seu olhar em relação à experiência humana. Ela é também, a meu ver, a concretização de uma dimensão imaginativa que deve ser estimulada desde sempre. Acredito que, quando encontramos meios de adentrar esse mundo imaginativo, estamos acessando a linguagem da nossa própria alma.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

CAROLINA BECKER – Precisamos formar indivíduos que estejam mais propensos à criação do que à repetição. A criação vem de um lugar muito único que, na minha opinião, é alcançado com autonomia, discernimento, empatia, imaginação, memória e uma vida mais próxima dos ciclos naturais. A arte – incluindo a literatura – é um território muito fértil para o desenvolvimento dessas virtudes e qualidades. Acredito muito em seu poder de transformação. Por isso, a mensagem que gostaria de deixar é: estimulem as crianças a olhar o mundo com magia, mistério e imaginação por meio da arte e da natureza. Assim, tudo fica mais leve, encantador e possível!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial