‘O Pulo do Gato’, infanto-juvenil da Elo Editora, conta a história da psiquiatra Nise da Silveira e sua paixão pelos bichanos

Livro nasceu de uma entrevista feita pelo premiado escritor e jornalista Claudio Fragata com a cientista que revolucionou o tratamento psiquiátrico no país

Carl Jung (1875-1961) foi um renomado psiquiatra suíço autor de pensamentos e ensinamentos que inspiram profissionais até hoje. Inclusive, ganhou uma fã brasileira, sua colega de profissão Nise da Silveira (1905-1999), que revolucionou o tratamento psiquiátrico no país. Tanto que a alagoana, apaixonada por felinos, deu o seu nome a um de seus bichanos, tratado carinhosamente de Carlinhos. E este gatinho foi o responsável que ligou a psiquiatra ao jornalista e premiado escritor Claudio Fragata durante seu início de carreira. Uma entrevista que parecia que não daria certo, mas acabou rendendo o livro infanto-juvenil O Pulo do Gato: Um Encontro com Nise da Silveira, publicado pela Elo Editora. As ilustrações são de Fê e o prefácio da psicanalista, artista visual e professora Katia Canton.

E é Katia quem explica, ainda no início do livro, a escolha do nome da publicação, uma expressão popular. “O pulo do gato é quando a gente acerta ‘na mosca’ (outra expressão!) e tudo dá certo!”. E deu. O livro nasceu da admiração do jornalista pela psiquiatra, a quem acompanhava a história de longe e descobriu que nutriam uma paixão em comum: os gatinhos. Dona de Vivaldi, Miele, Madre Superiora, Che, Mafalda, Lord Byron, Rafael, Mestre Onça, Elci, Tigre Rei, Léo e, por fim, o já famoso Carlinhos, Nise não só inaugurou um novo olhar para as pessoas com doenças psíquicas – antes internadas e tratadas como prisioneiras -, como também adotou nas terapias a ajuda de animais, que visivelmente tornavam a vida dos pacientes mais feliz e saudável.

Quando os dois se encontraram, Nise já tinha certa idade e demonstrou-se ressabiada com os jornalistas. Disse que eles ‘deturpavam tudo que ela dizia’. Fragata arrepiou-se, já que tinha pegado uma ponte aérea de São Paulo ao Rio de Janeiro justamente para essa conversa. No dia seguinte, pontualmente, os dois se encontraram no apartamento de Nise, que começou com respostas monossilábicas, protagonizadas por ‘sim’ e ‘não’. Até que veio o pulo do gato, literalmente. Carlinhos apareceu na porta da biblioteca da dona, pulou no colo do jornalista e aninhou-se.

‘Carlinhos nunca se engana. Sei que posso confiar em você’, disse a interlocutora. E daí para frente contou toda sua luta para ser reconhecida como uma mulher em meio a uma profissão de maioria masculina, a luta antimanicomial, a humanização dos pacientes e, principalmente, o auxílio que os animais têm em terapias dos mais variados aspectos, inclusive os cognitivos. O livro é mais do que uma simples biografia: é um mergulho na mente e na alma de Nise da Silveira, guiado pela sensibilidade de Fragata, que saiu da casa de Nise com uma admiração maior por ela, um novo amigo, o Carlinhos, e uma história que virou livro.

SOBRE O AUTOR

Claudio Fragata nasceu em Marília, em 1952, e é escritor de livros infantis e juvenis, jornalista e professor de escrita criativa brasileiro. Passou por importantes veículos de imprensa brasileiros, entre eles o Jornal da Tarde e as revistas Globo Ciência, Galileu, Gula e Recreio. Ganhou o 56º Prêmio Jabuti em 2014 com o livro Alfabeto Escalafobético. Também é dono dos gatinhos Fellini, Sushi, Filé, Mignon, Sofia, Dinah e Olívia.

SOBRE O ILUSTRADOR

Fê nasceu em Santos, São Paulo, onde cursou arquitetura. Desde pequenininho amava desenhar e, aos nove anos, já pintava quadros à tinta a óleo. Desenhava em qualquer lugar que podia, desde a parede do quarto até sacos de papel de padaria. Morou 14 anos em Londres, onde vinculou-se à agência de ilustradores The Bright Agency e, através dela, ilustrou vários livros para o mercado norte-americano, Coréia do Sul e Reino Unido. Também ilustrou inúmeros livros infantis no Brasil e, em 2022, publicou o seu autoral Será que é? pela Elo Editora.

Sobre a Elo Editora: Uma jovem editora, que leva a literatura a todos os cantos do país. Acredita que a leitura tem poder transformador na sociedade, mudando a vida e a realidade das pessoas. Pensando nisso, todas as suas obras são acessíveis em audiodescrição e Libras através do App da própria editora.

Assessoria de Imprensa: Jô Ribes Comunicação

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial