Um dos assuntos mais difíceis de conversar com uma criança é a morte. É um tema triste, difícil, que nos causa muita dor e por vezes evitamos falar dentro de casa. No entanto, haverá um dia em que essa conversa será necessária. E, como eu sempre digo, nada melhor do que contar uma história para ajudar a falar de um tema tão difícil.

Por meio dos livros, conseguimos conversar com as crianças de forma lúdica e em uma linguagem bem mais acessível. Então, minha dica de hoje é o livro “A biblioteca da Bia”, Vencedor do II Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil em 2019, da Editora Cepe. Ele fala sobre a morte de uma maneira tão sensível, que nos emociona e encanta. E é claro que eu fiz uma entrevista com a autora para contar um pouco mais sobre o livro para vocês.

Escrito por Viviane Ferreira Santiago (escritora, jornalista e professora) e ilustrado por Luísa Vasconcelos, “A biblioteca da Bia” conta a história de uma garota que sonhava em ser dona de uma biblioteca. Bia queria tanto realizar seu sonho que decidiu fazer um abaixo-assinado no seu prédio para conseguir montar um espaço cheio de livros no hall de entrada. Ela conversava com seus amigos e contava como seria divertido ter uma biblioteca e poder viajar com tantas histórias.

Viviane Ferreira Santiago

Karina, uma de suas melhores amigas, sonhava com várias coisas, mas decidiu se ocupar do sonho da Bia e também foi em busca de livros para a biblioteca. Um certo dia, Bia chegou desesperada, pois os livros que tinham ganhado sumiram. Karina até tentou acalmá-la e disse que logo conseguiriam mais, mas Bia estava muito triste. Ela então despediu-se de Karina dizendo que ia ao apartamento de uma senhora do condomínio ver se conseguiria mais livros e a tarde voltaria para brincar com Karina. Mas isso não aconteceu…

Quem voltou à tarde foi a avó da Bia e a notícia era a pior possível: Bia tinha ido morar no céu. É aí que começa a história… Karina, de apenas oito anos, passa a relatar tudo o que sentiu com a perda da amiga. Ela conta sobre a esperança de ver Bia cair do céu e voltar para brincar; sobre como ela passou a ver as nuvens, como ela ficava na escola sem a presença da amiga… e também sobre o que significa o luto.

“A biblioteca da Bia” é um livro que aborda a morte, o luto infantil, os sonhos que temos ao longo da vida, as amizades, as conversas entre pais e filhos, o bullying, o amor, o perdão e muito mais! É um livro que encanta, faz chorar, faz sorrir e, principalmente, traz uma reflexão sobre a vida… a nossa vida! Vale muito a pena a leitura!

E para terminar, quero deixar aqui a entrevista que fiz com a Viviane, autora do livro. Confiram e se encantem também pela biblioteca da Bia.

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever “A biblioteca da Bia”?

VIVIANE FERREIRA SANTIAGO – O livro foi escrito em 2019, época em que eu desejava essa expansão na minha carreira; adentrar ao universo da escrita infantil. Durante uma reportagem na tevê, me vi diante da possibilidade da abordagem do tema luto infantil, mas não sob o olhar adulto, e sim o da criança enlutada. 

CANAL INFANTIL – Como o livro pode ajudar os pais na hora de conversar sobre a morte com as crianças?

VIVIANE FERREIRA SANTIAGO – O livro mostra, através da voz narrativa de Karina, a simplicidade com que as crianças reagem a diversas situações. Na maioria das vezes, somos nós, os adultos, que criamos uma ideia distorcida sobre o reconhecimento da dor na infância, baseando-nos sobre nossas próprias experiências e medos. Acreditamos estar poupando, de certa maneira protegendo as crianças do encontro com situações dolorosas, mas recorrentes na existência humana, como a perda de um ente querido. A obra apresenta uma hipótese lógica de exposição da morte e suporte emocional para que a criança perceba, a seu modo, de acordo com seu entendimento da realidade, uma maneira particular de enfrentamento, de aceitação e de superação.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

VIVIANE FERREIRA SANTIAGO – Crianças de 8 a 13 anos. No entanto, é recomendado a ser lido por toda a família.

CANAL INAFNTIL – Qual a importância da leitura desde a infância?

VIVIANE FERREIRA SANTIAGO – A leitura na infância não só atribui ao seu leitor e leitora a possibilidade de aprimoramento técnico, expansão de vocabulário e conhecimentos gerais, mas também possui uma singular capacidade de abertura de hegemonia social e geográfica, capaz de gerar o rompimento de preconceitos, paradigmas de gêneros, entre outros, e atribuir a esta criança, ainda em formação de ideias, um potente e alicerçado pensamento crítico, novo e livre.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

VIVIANE FERREIRA SANTIAGO – Incentivem a leitura infantil.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial