A matéria de hoje é para nós, mulheres! Não posso começar o mês de outubro sem falar sobre o Outubro Rosa e alertar sobre o câncer de mama. É muito importante que as mulheres estejam atentas aos seus corpos, visitem seus médicos e realizem os exames necessários.

Trago para vocês um relato da Psicóloga e Educadora Parental, certificada pela Positive Discipline Association, Lucinda Mendonça, que tem o objetivo de ajudar outras mulheres!

Confiram e compartilhem!

Por Lucinda Mendonça

No início do mês passado, fui fazer uma mamografia de rotina (40 anos) e nela apareceu uma mancha suspeita. E foi sugerido que fizesse uma ultrassonografia. Imediatamente marquei e na semana seguinte fui fazer. Durante o exame já percebi que tinha algo errado, pois estava bem visível.

Recebi o resultado com a classificação BI-RADS 4. BI- RADS (breast image reporting and data system) é a classificação usada pelos radiologistas para determinar a tumoração encontrada. Essa classificação vai do 0 ao 6.

BI-RADS 0 – resultado inconclusivo. Necessita de novos exames de imagem.

BI-RADS 1 – não foram encontradas alterações.

BI-RADS 2 – alteração com características benignas

BI-RADS 3 – alteração encontrada, provavelmente benigna

BI-RADS 4 – suspeita de malignidade. Necessita de biópsia para confirmação

BI-RADS 5 – alta suspeita de malignidade. Necessita de biópsia para confirmação

BI-RADS 6 – paciente já tem câncer comprovado por biópsia fez a mamografia apenas para planejar a cirurgia.

No momento que recebi o resultado já conhecia essa classificação e sabia que poderia ser algo sério. Passou mil coisas na minha cabeça, mas a principal foi como seria para minha filha de 7 anos. Consegui um horário no mesmo dia com o mastologista que me tranquilizou e me solicitou uma mamotomia (punção guiada por ultrassonografia, na qual retiraria todo o tumor para análise e demarcaria a região para se viesse um resultado maligno, já saberia onde deveria operar e fazer a radioterapia).

Cheguei em casa chorando e minha filha me perguntou aos prantos o que tinha acontecido. Disse que estava com uma pedrinha no mama e que teria que fazer um exame para retirá-la. Ela e eu nos acalmamos. Mas quando foi de noite ela me perguntou: “mãe, essa pedrinha que está em seu mama pode ser ‘venenosa’?” e eu respondi que sim. E ela perguntou o que teria que fazer se fosse “venenosa”, então expliquei que teria que fazer uma cirurgia para tirar um pouco do mama e que depois teria que ir ao hospital todos os dias receber uma luz no local para queimar o resto da pedrinha. Ela aceitou a resposta e disse que ia torcer para que não fosse venenosa, mas que se fosse que ela estaria do meu lado.

Foi uma das conversas mais difíceis que tive com ela. Pois sabia que se não fosse nada, ótimo. Mas que se fosse maligno a barra seria bem pesada.

Fui questionada um milhão de vezes porque tive essa conversa com ela antes de receber o resultado da mamotomia. E a resposta é simples: eu não escondo nada dela. Temos uma relação de muito diálogo e verdade. Graças a Deus o resultado veio benigno e ela se emocionou e vibrou junto comigo. Mas imagina se eu não tivesse falado nada com ela e recebesse um resultado maligno? Era uma bomba muito grande para ser digerida de uma só vez.

Então sofremos o tanto que deveríamos sofrer e vibramos o tanto que deveríamos vibrar com o resultado benigno.

Infelizmente, não são todas as mulheres que têm o cuidado de fazer seus exames preventivos. Então quero deixar aqui o meu alerta. FAÇAM. Após relatar o meu caso em meu instagram (@maternidadeunica), várias mulheres me relataram que foram procurar seus médicos para realizarem a mamografia. Várias delas também detectaram nódulos, a maioria benigno, mas duas deram maligno e estão se tratando.

Saúde não é brincadeira e a melhor opção ainda é a prevenção!

Por isso, mulheres, cuidem-se sempre! E confiem que tudo dará certo! Câncer de Mama tem cura, mas é preciso um diagnóstico precoce!

Se você quer saber mais sobre câncer de mama, leia a matéria feita pelo Canal Infantil com a Mastologista Dra. Juliana Romaniello, da Clínica Intra Imagem (clique aqui).

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial