Já falei aqui no blog Canal Infantil sobre Osteopatia e como ela ajuda nos refluxos e nas dores de coluna durante a gestação. Mas você sabia que essa terapia pode ajudar também os bebês e crianças? Estou falando sobre a Osteopatia Pediátrica. Conversei com a Dra. Cintia Queiroga Werkhaizer, Fisioterapeuta e Osteopata (Crefito: 4 62286-F), que explicou um pouco mais sobre a Osteopatia e seus benefícios.

Confiram!

CANAL INFANTIL – O que é Osteopatia Pediátrica ?

CINTIA QUEIROGA WERKHAIZER – Inicialmente difundida pela Osteopata Viola Fryman (1921-2016), é uma abordagem osteopática que atua na saúde do bebê até a primeira infância. Essa abordagem terapêutica segue os preceitos da Osteopatia, ciência terapêutico-diagnóstica criada pelo médico americano Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que segue todo o raciocínio clínico fundamentado na Anatomia e fisiologia humana. A primeira turma de Osteopatas se formou em 1892, em Kirksville (EUA).

CANAL INFANTIL – Quais os principais benefícios da Osteopatia pediátrica?

CINTIA QUEIROGA WERKHAIZER – A abordagem osteopática segue o princípio da Homeostase, ou seja, para que haja saúde é necessário que todo o sistema corporal esteja em equilíbrio. Portanto, no caso da abordagem pediátrica, um bebê com refluxo ou cólica, por exemplo, já sinaliza que há uma disfunção em algum sistema corporal, tais como uma tensão do músculo diafragma ou uma tensão esfincteriana (tubo digestivo), que será identificada com os testes osteopáticos e corrigida com as manobras manuais necessárias.

As manobras osteopáticas são seguras, eficazes e seguem todas as propriedades fisiológicas dos tecidos e estruturas a serem tratados, portanto não há risco nenhum para seu bebê.

A osteopatia é uma terapia exclusivamente manual, não há utilização de nenhum outro recurso instrumental.

Os benefícios de um acompanhamento nessa abordagem é a possibilidade de um novo olhar sobre a queixa do seu bebê, pois o raciocínio clínico é agregador a todos os sistemas corporais, promovendo não só a cura, mas também a saúde, do ponto de vista preventivo.

CANAL INFANTIL – A partir de qual idade é possível realizar o tratamento com Osteopatia?

CINTIA QUEIROGA WERKHAIZER – O tratamento pode ser iniciado na primeira semana de nascimento ou a consulta osteopática pode ser feita de forma preventiva também. Uma avaliação em conjunto com toda a equipe de pediatria é agregadora ao cuidado com o bebê.

CANAL INFANTIL – Quais as indicações para o tratamento Osteopático pediátrico?

CINTIA QUEIROGA WERKHAIZER – As indicações são inúmeras, por ser um tratamento que abrange a disfunção, mas cito aqui as mais comuns:

  • Assimetrias cranianas (Plagiocefalias ou Braquiocefalias)
  • Torcicolo congênito
  • Cólicas
  • Refluxo gastroesofágico
  • Bronquiolites
  • Pé torto congênito
  • Dificuldades na Amamentação

É importante ressaltar que a Osteopatia pediátrica é uma abordagem interdisciplinar, sendo necessário atuar em conjunto com outros profissionais: médicos pediatras, neurologistas, enfermeiros, fonoaudiólogos e consultores de amamentação.

CANAL INFANTIL – O que os pais precisam saber na hora de escolher um profissional qualificado?

CINTIA QUEIROGA WERKHAIZER – A formação do Fisioterapeuta especialista em Osteopatia pediátrica consiste em um curso de formação com duração de cinco anos (Formação em Osteopatia) e demais cursos de aprimoramento/formação na área da Pediatria, cito aqui dois que fiz e recomendo, Osteokids (Adriana Lacombe e Mauro Gemelli) e Osteoped (Nancy Basovink e Diana Schilttler).

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

CINTIA QUEIROGA WERKHAIZER – A Osteopatia pediátrica é uma abordagem eficaz, precisa e muito agregadora para a saúde do seu bebê.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial