Maio é o mês de conscientização e combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e dos Adolescentes. Porém, este é um assunto que deve ser tratado durante todo o ano! Sendo assim, quero deixar algumas dicas de livros (Editora InVerso) bem legais para serem trabalhados com as crianças, com o objetivo de informar e prevenir o abuso sexual.

“Leda e Lili”

Escrito por Diana Monteiro e Fabiane Prado e ilustrado por Renata Ramos, o livro conta a história de duas amigas inseparáveis: uma formiguinha e uma joaninha que moram na bela cidade das Hortênsias. As duas adoram conversar, inventar brincadeiras e apreciar as lendas folclóricas.

Porém, um dia elas serão surpreendidas por um acontecimento inesperado que deixa todos em choque. O que será que aconteceu com as duas amigas? Descubra nesta fábula sobre amizade, carinho e empatia.

O livro aborda de forma lúdica o abuso sexual infantil e tem como objetivo ajudar a trabalhar esse assunto.

Meu corpinho é só meu

Escrito por Lara Nogueira, o livro conta a história de Maria, uma menina muito alegre e que conhecia muitas pessoas. Ela adorava brincar, abraçar… mas sabia que era preciso se cuidar! No seu corpinho, ninguém podia tocar.

O livro bilíngue, escrito em português e espanhol, apresenta de forma lúdica e simples o abuso sexual infantil. As ilustrações, de Francisco Dam, dão um toque especial à história e mostra para as crianças que suas vidas são importantes!

Peraí! Tá estranho esse carinho

Escrito por Aline Pozzolo Batista e Cristina Maria Weber, ambas psicólogas da Polícia Civil de Santa Catarina e atuantes em casos de abuso sexual, e ilustrado por Micaela Ferreira, o livro conta a história de Joaquina, uma menina feliz, cheia de amor e muito sorridente. Ela adorava estar com a família e com seu tio João. Ah, o João era aquele tio que brincava; dava presentes, doces, atenção… E também muitos abraços, beijos, colo… Opa! Tem algo estranho aí!

Enquanto brincava com Joaquina, Tio João fazia carinhos em tom de segredo e aproveitava sempre quando estava sozinho com a garota. Mas Joaquina, mesmo gostando do tio, sentia algo estranho, pois ele tocava em suas partes íntimas, aquelas que ficavam sempre guardadinhas.

E para piorar e confundir ainda mais a garota, tio João fazia tudo isso dizendo elogios… Então, Joaquina não entendia bem. Ela não gostava, sentia-se muito mal, mas não conseguia fugir. Com o passar dos dias, foram aparecendo a raiva, a tristeza, o choro… Uma vontade de gritar, de bater… Mas ela só conseguia desejar quer tudo terminasse.

Porém, após ser abusada, sua vida não era mais a mesma! Joaquina crescia com marcas e sentimentos que só lhe faziam mal… E esse mal lhe acompanhava pela casa, pela escola… por todo lugar!

Até que um dia, ela descobriu o que era abuso sexual e como proceder nesses casos. Descobriu também, que a criança nunca é culpada diante dessa situação. Foi então que sua vida começou a mudar…

Ah, lá no Instagram do Canal Infantil tem uma série muito bacana que fiz em parceria com as autoras do livro “Peraí! Tá estranho esse carinho” e o “Proteja uma Criança“. Vale muito a pena conferir!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial