O lábio leporino é uma divisão ou separação do lábio superior, logo abaixo da narina,  que ocorre entre a quarta e a sétima semana de gestação, causada pela junção incompleta dos tecidos em desenvolvimento do lábio do bebê. 

A fissura pode ocorrer em um ou nos dois lados do lábio e, ocasionalmente, no meio. Nos casos mais graves, a abertura no lábio pode atingir o nariz. 

Alguns bebês com fissura labial também podem apresentar fenda palatina, mas a fissura labial pode ocorrer sem esse defeito a mais. 

O que pode causar um lábio leporino?

Bom, não existe nenhuma resposta sobre como evitar essas malformações. Existem alguns indícios de algumas possíveis causas e por isso, estes elementos devem sim ser evitados para garantir a segurança dos bebês, e não só contra anomalias faciais. 

Os possíveis fatores são divididos em grupos, que podem ser ambientais ou genéticos. Consumo de álcool e drogas durante o período de gestação, podem aumentar o risco.

A ortodontia no tratamento

Como funciona o plano odontológico da empresa? Várias empresas disponibilizam como benefício o plano odontológico. 

E com ele, podem realizar os tratamentos ortodônticos que é super fundamental na reabilitação dos pacientes que passaram pela cirurgia de fissura. 

Ao longo do tratamento, a criança precisará ser acompanhada por vários profissionais da saúde, além do médico e do odonto pme, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos também fazem parte desse time. 

Recomendações para quem tem lábio leporino:

Se na sua gestação, seu bebê foi diagnosticado com lábio leporino, é super normal que você, mãe, tenha muitas dúvidas. Ainda mais que sabemos das complicações. Sendo assim, temos algumas dicas para você:

1 – Utilize um bom plano odontológico para empresa

Ter um bom plano odontologico para empresas é extremamente importante, pois ele é quem será responsável por cuidar dos dentinhos do bebê nos primeiros meses, trazendo qualidade de vida.

2 – Pesquise bastante sobre o assunto

Assim você sempre estará a par do que está acontecendo, e verá que é uma questão comum e facilmente resolvida.

3 – Escolha um dentista bem avaliado

É muito importante uma boa escolha, seja exigente, um profissional bem qualificado para cuidar do seu filho, um odontopediatra é uma ótima escolha. Você pode fazer buscas ligando para o plano dental para empresas.

4 – Escolha outros profissionais também

Priorize vários profissionais para fazer acompanhamento da criança, é muito importante ter uma equipe completa.

Tire todas as dúvidas. Ao realizar as consultas, sempre tire todas as dúvidas possíveis. Inclusive sobre o aleitamento do seu filho, para que ele tenha uma alimentação completa.

Esses cuidados são extremamente necessários, Para isso, faça um investimento de plano dental para mei, ou qualquer outro plano de assistência odontológica que atende esse tipo de especialidade, para garantir um bom cuidado com a saúde bucal do bebê.

Essa fissura labial, tem cura?

O lábio leporino pode ser corrigido através de cirurgias. Existem diversos médicos especializados nessa área, para realizarem o diagnóstico e tratamento. Essa cirurgia é indicada após os três meses de vida do recém-nascido. 

O tratamento consiste em uma série de cirurgias e, por isso, leva um tempo. De modo geral, os médicos acompanham a criança até a idade quase adulta para verificar se houve mudanças no quadro com o crescimento da face.

A utilização do aparelho dental pode ser necessária durante toda a infância e adolescência, para corrigir as malformações e para impedir que os dentes permanentes nasçam na posição errada. 

O paciente que contém esta malformação além de apresentar frutos em seu corpo pode apresentar também alterações psicológicas, prejudicando sua inserção na sociedade, podendo gerar atrasos no seu desenvolvimento social. 

Além do mais, a fissura pode impedir toda a sua função alimentar, podendo acarretar em atraso do seu desenvolvimento físico. 

Podendo haver uma participação grave na fonação e na sua audição, levando a criança à surdez total, além de problemas sociais gerados por problemas na fala. 

Outro agravante é quanto ao desenvolvimento crânio-facial e da dentição da criança, que podem apresentar sequelas difíceis de serem tratadas. 

Por isso a criança que possui este tipo de anomalia congênita deve ter uma assistência médica desde seu nascimento até a sua fase adulta, e os pais também devem ser acompanhados a fim de dar uma boa qualidade de vida para seu filho.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial