Em tempos de pandemia e isolamento, muitos pais estão preocupados com a irritação e ansiedade dos filhos. É compreensível para o momento, mas precisamos estar bem atentos ao que essa ansiedade pode causar nas crianças.

E hoje quero falar com vocês sobre bruxismo! Você sabe o que é? Sabe quais os sintomas a observar no seu filho? Pois bem, para tratar desse assunto tão importante, conversei com o Dr. Daniel Neves, que é graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e ortodontista com mestrado pela Northwestern University em Chicago, Illinois. Key Opinion Leader e Speaker da ClearCorrect – Straumann Group e cofundador da PUSH Orthodontics, empresa dedicada à educação, tecnologia e inovação no setor odontológico. Ministra cursos, palestras e workshops com foco nas novas tecnologias para o setor de saúde bucal.

Confira e veja como ajudar o seu filho, caso necessário.

CANAL INFANTIL – O que é bruxismo?

DR. DANIEL NEVES – Bruxismo é o ato de ranger ou apertar os dentes, e na maior parte das vezes acomete os pacientes à noite, durante o período do sono, mas pode também ocorrer durante o dia.

CANAL INFANTIL – Quais as principais causas?

DR. DANIEL NEVES – Inúmeras causas podem contribuir para o bruxismo, sendo o estresse um dos fatores mais preponderantes. A ansiedade decorrente de diversas situação e mudanças de rotina (principalmente em tempos de pandemia) tem aumentado significativamente o número de casos que presenciamos. Maloclusões, dentes mal posicionados e problemas de crescimento das arcadas também podem ser fatores que levam ao bruxismo.

CANAL INFANTIL – Quais os sintomas?

DR. DANIEL NEVES – Os sintomas normalmente são expressados por dor e/ou cansaço muscular na face ao acordar, podendo também ocorrer desgastes de dentes e problemas articulares, como dificuldades de abrir e fechar a boca. Outros fatores a considerar seriam o zumbido no ouvido, sangramentos constantes na gengiva.

CANAL INFANTIL – Existe tratamento?

DR. DANIEL NEVES – O tratamento leva em conta os diversos fatores que podem causar o bruxismo e as diferentes partes do corpo envolvidas. É muito importante consultar um especialista para um diagnóstico adequado e tratamento, caso necessário. Muitas vezes o tratamento será multidisciplinar.

CANAL INFANTIL – O bruxismo é comum na infância?

DR. DANIEL NEVES – Bastante comum, principalmente em crianças até os 6 anos de idade. Dada a atividade intensa destas crianças e a iminente troca da dentição anterior, é comum observarmos pequenas crianças rangendo os dentes, produzindo até sons bastante altos, o que pode “assustar” os pais durante a noite, com o som se propagando pelos cômodos da casa.

CANAL INFANTIL – O bruxismo pode afetar a arcada dentária?

DR. DANIEL NEVES – O bruxismo pode acarretar desgaste dos dentes permanentes, o que acumulativamente ao longo dos anos pode trazer diversos prejuízos para a arcada dentária e prejudicar futuros tratamentos odontológicos.

CANAL INFANTIL – Se o bruxismo não for tratado, quais as principais consequências?

DR. DANIEL NEVES – As dores orofaciais são as consequências mais comuns, e isto interfere na qualidade das atividades diárias das pessoas afetadas pelo bruxismo. Em casos mais severos, até mesmo a fratura de dentes pode ocorrer.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

DR. DANIEL NEVES – O bruxismo nas crianças normalmente se autocorrige ao longo do tempo, sem a necessidade de intervenção por parte do profissional. Pontos importantes a serem considerados seriam o de prestar atenção na rotina diária da criança e adequá-la/dosá-la se necessário, evitar alimentos extremamente duros e pegajosos, ter boas noites de sono e promover um ambiente tranquilo para o descanso noturno e o preparo deste ambiente da maneira adequada. Em casos que necessitem de intervenção, procure sempre o auxílio e a orientação de um especialista.

Linkedin Pessoal: https://www.linkedin.com/in/daniel-neves-631472141/

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial