Seu filho gosta de escovar os dentes ou isso é uma tarefa quase impossível? No artigo de hoje, a equipe da Clínica Ideal fala um pouco sobre como estimular a criança a escovar os dentes. Confira!

5 dicas para estimular a criança escovar os dentes

Os pais são espelhos para os filhos quanto à atuação em sua vida cotidiana. As ações realizadas pelo papai ou pela mamãe podem refletir em tarefas simples, como o fato de estimular a criança escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

A saúde bucal é uma das tarefas mais importantes para se ensinar para uma criança, pois ela está relacionada à autoestima e ao bem-estar ao longo da vida de uma pessoa. Por isso é importante valorizar esse momento de higienização, apelando até mesmo para a criatividade.

A seguir apresentamos 5 dicas que podem ser seguidas pelos pais, mães e responsáveis, que devem ser empregadas desde pequena, inclusive com os cuidados com a gengiva e o aparecimento dos primeiros dentinhos.

O exemplo começa em casa

As pessoas higiênicas pegam sua escova de dentes, passam a escova dental e fazem sua limpeza bucal de modo quase que automático. Quando há uma criança por perto, essa tarefa pode ser realizada de forma natural e, ao mesmo tempo, demonstrar alegria ao ter os dentes limpos e saudáveis.

A passagem de fio dental e o uso de enxaguante bucal devem fazer parte da cerimônia, para que os pequenos vejam que não há nenhum “bicho de sete cabeças” quando se usa esses produtos durante a higienização.

Tenha um plano odontológico para a família

Muitos consultórios fazem o atendimento por meio de convenios odontologicos oferecidos para pessoas físicas e jurídicas. Os responsáveis devem levar as crianças ao dentista desde muito cedo, para identificar o desenvolvimento da dentição a partir da primeira infância.

Os primeiros dentes costumam surgir na gengiva inferior, ou de baixo, a partir dos seis meses de idade. Desde então, até três anos de vida, todos os 20 dentes de leite vão surgir, o que pode provocar incômodo, irritação e até mesmo dores.

Visita ao dentista para medicação adequada

As crianças possuem um desenvolvimento corporal que é visível com o passar do tempo, e médicos pediatras e dentistas que atendem durante essa fase devem estar atentos a todo sinal diferenciado.

Se um bebê usa a chupeta constantemente, os pais e mães devem estar cientes que o convenio dental será imprescindível durante a adolescência, pois a arcada dentária pode se modificar por causa desse acessório tão comum.

A alimentação deve ser observada caso as temidas cáries surjam, pois pode ser sinal de excesso de açúcar ou outra insuficiência do próprio corpo. O tratamento preventivo e um cardápio equilibrado é a solução ideal.

Mantenha o lugar iluminado e com espelho

O espaço em que a higiene bucal é realizada deve ser agradável e a criança precisa se ver para entender o quanto o sorriso limpo é bonito e visualizar se está tudo dentro dos conformes. A pia não vai dar altura, mas há acessórios que ajudam as crianças nesse momento, com suportes e apoios apropriados.

O consultório do dentista que atende convênio odontólogico pode manter um espaço lúdico, com brinquedos e equipamentos que remetem à saúde bucal infantil, desmistificando o local como um lugar necessário para ir e evitando que o temor se estabeleça.

Lembre as crianças sobre a importância dos dentes

Um sorriso faz toda a diferença na vida de uma pessoa, e isso deve ser lembrado às crianças desde pequenas. Os dentes fazem parte da beleza e da saúde, pois eles permitem uma mastigação correta, uma dicção apropriada e influencia diretamente na comunicação, de uma forma geral.

Com essas dicas, é possível demonstrar às crianças que manter a saúde bucal interfere na sua vida social, mesmo tendo que passar pela fase de transição do dente de leite para o permanente. 

As janelinhas vão aparecer para todos os amiguinhos e amiguinhas, e faz parte natural do crescimento.

Para os pais, mães e responsáveis, resta se atentar para que as crianças estejam fazendo a higiene de forma correta, levando ao dentista, utilizando o plano odontologico regularmente e evitando alguns erros para um hábito tão necessário. Por isso, é preciso:

  • Disponibilizar escovas com cerdas apropriadas;
  • Não oferecer alimentos muito doces;
  • Incentivar o uso de fio dental;
  • Manter um kit de higiene bucal.

A visita ao dentista e o acompanhamento parental vai demonstrar como a escovação deve ser feita, respeitando o desenvolvimento infantil e as tarefas que podem ser realizadas sozinhas, como uma conquista pessoal e importante para as várias etapas da vida.

A limpeza dos dentes é um exemplo que deve ser seguido e perpetuado por todos, para uma qualidade de vida e bem-estar da população em geral, e isso é aprendido desde a infância.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial