Nada melhor do que começar a semana com livros! Gente, como tenho lido nesta quarentena. Agora já estou precisando de novos livros! Se alguém quiser me indicar, acho ótimo!

Mas hoje quero falar sobre um livro muito emocionante que acabei de ler: Ilha, da Editora Kapulana. Escrito pelo educador, escritor e jornalista Marcelo Jucá, o livro conta a história de um garoto que mora no lixão. Você já parou para pensar o que é viver em um lixão? O que é não ter nada? Pois é, essa é a vida de Dado! Uma criança que vive uma dura e triste realidade.

Dado não sabe o que ter um prato de comida gostoso e quentinho, um lar aconchegante e nem sequer um simples brinquedo, algo comum para quase todas as crianças. Mas o que ele tem afinal? Tem fome, é pobre e precisa trabalhar para sobreviver.

Todos os dias, Dado almoçava um pão com manteiga, nada mais! Trabalhava em busca de sobrevivência. Tantas coisas simples e bonitas para nós, seres humanos com melhor qualidade de vida, não eram tão belas para Dado. O sol, por exemplo, ele achava muito bonito, mas maltratava sua pele, fazia-o transpirar em excesso… A água, no lixão, tem gosto e cor. Não é a água que estamos acostumados a beber e que, muitas vezes, nem damos tanto valor.

Mas Dado é uma criança; e como toda criança tem sonhos e esperança! Ele consegue fazer do lixão um lugar para criar brincadeiras e tenta imaginar como é o mundo fora dali. Para Dado, aquele lixão era uma ilha; ele sabia que existia um mundo muito maior. Mas será que um dia ele chegaria a esse novo lugar? Alguns conseguiram sair dali, mas nunca voltaram para contar. Será que isso é bom ou não?

O livro é lindo e muito emocionante! Leva-nos a uma reflexão e consegue mostrar às crianças, de forma bem lúdica, as diferenças sociais.

As ilustrações feitas por Felipe Tognoli nos leva a imaginar um pouco da tristeza vivida por uma criança em condições tão precárias.

Um detalhe que gostei muito no livro, é que o autor consegue trabalhar diversos temas como sofrimento, doenças, pobreza, diferença social e até esperança de forma bem lúdica mas levando os leitores a uma reflexão única e especial. Foi um livro que me surpreendeu muito!

A obra foi vencedora do Seja Nosso Autor, processo de seleção da Kapulana na edição de 2018. Outro livro de Jucá publicado pela editora é O que pegamos emprestado dos outros (2019), projeto premiado pela Prefeitura de São Paulo que acompanha a vida da menina Yasmin. Conversando com seu pai, ela descobre que todas as pessoas pegam “emprestado” características, manias, gostos e atitudes de outras pessoas. Ao longo da narrativa, a menina tenta descobrir o que já pegou emprestado de outras pessoas e o que ela vai assumir como sua própria identidade.

Sobre a Editora Kapulana 

Editora voltada para a publicação e divulgação de escritores brasileiros e africanos, com foco em obras com temática marginal ou pouco contemplada na mídia. O catálogo da editora Kapulana preza pela diversidade e apresenta obras de literatura infantil, juvenil e para adultos, assim como memórias, biografias e obras científicas. Com o compromisso de ampliar e apresentar diversas linguagens literárias ao público brasileiro, os escritores, ilustradores e colaboradores da Kapulana são de países como Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Nigéria, Quênia e Zimbábue.

Fica aí a minha dica! Acredito que para mudarmos o mundo, precisamos olhar para o lado e enxergar além da nossa ilha!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial