Estamos vivendo um momento diferente com o Coronavírus. No meu caso, tenho aproveitado muito os dias para me organizar, trabalhar, estar com a minha família e também para conhecer novos trabalhos e projetos. E confesso que tenho adorado!

Dentre os trabalhos bacanas que conheci, está o grupo Era uma vez… Dó, Ré, Mi, que trabalha com contação de histórias e músicas.

Confiram e aproveitem muito os momentos com seus filhos!

Por Grupo Era uma vez… Dó, Ré, Mi

O Grupo Era uma vez… Dó, Ré, Mi é um projeto idealizado e sonhado por muito tempo, mas há apenas dois anos o projeto ganhou força com o apoio e patrocínio do Centro Educacional Na Ponta do Lápis. Aline Luz, idealizadora do projeto, então buscou reunir profissionais músicos, contadores de histórias, pesquisadores da infância e brincantes com um mesmo objetivo: incentivar a formação de novos leitores apaixonados.

O grupo atualmente é formado por Aline Luz – vocais e brincante, Marcos Paulo Ferreira – contrabaixo, Taylor Daniel – Guitarras, Gica Conta – contadora de histórias e Samuel Cometa – percussão e bateria.

O desejo do Grupo é despertar este “brinquedo preferido” que pode se transformar na literatura, através do que chamamos de “histórias de brincar” pois, ao cantar histórias, conectamos linguagens como a alegria da música ao imaginário da literatura e tudo se torna uma grande brincadeira.

Nos estudos que o Grupo realiza, tanto para escolher quais histórias musicais e de qual forma, a inspiração vem dos ritmos brasileiros, trazendo as cantigas de roda como fio condutor dessa brincadeira literária. As cantigas de roda, são poesias brincantes, histórias cantadas, sejam limeriques, parlendas, quadrinhas, estilos diferentes, mas com o mesmo objetivo: brincar com palavras.

E a música? Bom, Aline afirma que “todos nascemos seres musicais que, com o passar do tempo e a ‘poda’, vamos guardando nas nossas caixinhas de desejos, mas basta um ritmo pulsante, uma harmonia agradável e pronto, a vontade reacende”.

Através das histórias vivas cantadas e contadas no palco, as crianças são colocadas como protagonistas, produzem narrativas próprias encantadoras e, assim, sentem-se parte da história.

E a leitura? Quando lemos um bom livro, mergulhamos, viajamos na magia da leitura, e esse é o desejo do Grupo, de que as palavras se tornem brincantes, pulsantes e harmoniosas, de forma a conquistar todas as idades.

O Grupo leva a magia das Histórias de brincar a escolas, feiras, eventos e por onde mais o público desejar. Como diz em uma de suas letras:  “Ler para ser além, ler pelo prazer de ler, de ler para alguém. Ler pelo prazer de Ser.” (musica: Ler para Ser – Grupo Era uma vez… Dó, Ré, Mi).

Aproveite este tempo com seu filho e conte muitas histórias, cante, dance, brinque… É hora de construir memórias afetivas que ficarão para sempre!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial