Sempre falo aqui no blog Canal Infantil sobre a importância de conversarmos com as crianças sobre o abuso sexual. Infelizmente, os casos de abusos na infância crescem assustadoramente. E uma das melhores formas de abordar certos temas com os filhos é por meio dos livros!

Já falei aqui um pouquinho sobre o livro “Leda e Lili”, da Editora InVerso. Escrito por Diana Monteiro e Fabiane Prado e ilustrado por Renata Ramos, o livro conta a história de duas amigas inseparáveis: uma formiguinha e uma joaninha que moram na bela cidade das Hortênsias. As duas adoram conversar, inventar brincadeiras e apreciar as lendas folclóricas.

Porém, um dia elas serão surpreendidas por um acontecimento inesperado que deixa todos em choque. O que será que aconteceu com as duas amigas?

Esta é uma fábula sobre amizade, carinho e empatia. O livro aborda de forma lúdica o abuso sexual infantil e tem como objetivo ajudar a trabalhar esse assunto.

E para melhor conhecermos “Leda e Lili”, conversei com a Diana Monteiro, que é diretora e atriz teatral, educadora social, contadora de histórias e uma das autoras do livro. Confiram!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever “Leda e Lili”?

DIANA MONTEIRO – A ideia de escrever o livro “Leda e Lili” surgiu depois de vivenciar relatos de abuso sexual de inúmeras crianças nas aulas que eu ministrei nessa trajetória de mais de vinte anos no segmento da Educação Social. O intuito foi de poder contribuir no enfrentamento de violência contra crianças.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

DIANA MONTEIRO – A faixa etária indicada é de 3 até 8 anos.

CANAL INFANTIL – Conte um pouquinho da história de Leda e Lili.

DIANA MONTEIRO – Leda e Lili narra a história de duas amigas inseparáveis: uma formiguinha e uma Joaninha que moram na bela cidade das Hortênsias. As duas adoram conversar, inventar brincadeiras e apreciar lendas folclóricas. Porém, um dia elas serão surpreendidas por um acontecimento inesperado que deixa todos em choque.

CANAL INFANTIL – A partir de qual idade devemos abordar sobre o abuso sexual com as crianças?

DIANA MONTEIRO – A partir de muito cedo. Os pais e educadores precisam abordar de forma leve porém efetivamente esse assunto como prevenção necessária.

CANAL INFANTIL – E como os pais podem trabalhar esse assunto em casa?

DIANA MONTEIRO – Os pais podem trabalhar por meio de textos, de desenhos.

CANAL INFANTIL – Você acredita que por meio de livros e histórias podemos prevenir e tentar mudar a realidade do abuso infantil, tão presente hoje na vida das pessoas?

DIANA MONTEIRO – Infelizmente o Brasil tem um número muito grande de abuso sexual de crianças. É muito triste. O nosso objetivo é poder contribuir no enfrentamento tão necessário através da literatura e levar a história de Leda e Lili.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

DIANA MONTEIRO – Levem a história de Leda e Lili para o maior número possível de crianças.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial