Estamos vivendo um momento pelo qual jamais imaginamos passar! O mundo inteiro parou por conta do Coronavírus (COVID-19). Neste momento, precisamos parar e entender que devemos seguir todas as orientações dos médicos e das autoridades para evitar maior propagação do vírus.

Não é uma brincadeira! Devemos ficar em casa, cuidar da nossa saúde e da saúde do outro. Não podemos ser egoístas! Sei que muitos não podem ficar em suas casas, infelizmente; mas, aqueles que podem, devem zelar pelos outros.

Para falar um pouco sobre o Coronavírus, a Dra. Valéria França Costa, doutora em educação, mestre em clínica médica, fisioterapeuta e especialista em fisioterapia respiratória, respondeu a perguntas dos leitores do Blog Canal Infantil. Confiram e repassem!

O que é o Coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, sabe-se que vários coronavírus causam infecções respiratórias que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença de coronavírus COVID-19.

Como se dá a contaminação?

As pessoas podem pegar o COVID-19 de outras pessoas que têm o vírus. A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através de pequenas gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com COVID-19 tosse ou respira. Essas gotículas se depositam em objetos e superfícies ao redor da pessoa. Outras pessoas pegam o COVID-19 tocando esses objetos ou superfícies e depois tocando nos olhos, nariz ou boca. As pessoas também podem pegar COVID-19 se respirarem gotículas de uma pessoa com COVID-19 que tosse ou elimina gotículas. É por isso que é importante ficar distante a mais de um metro de uma pessoa doente.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas do coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirar. Não à toa, nos primeiros dias as pessoas acabam confundindo o Covid-19 com uma gripe. Para combater o desconforto, é natural que elas também recorram à suplementação de vitamina C, bastante comum entre os brasileiros.

Os sintomas conhecidos são febre, tosse seca, calafrios e mal estar ( estado gripal). Os casos mais graves cursam com dificuldade respiratória podendo inclusive necessitarem de assistência ventilatória.

Vitamina C ajuda a evitar a contaminação do vírus?

Consumir vitamina C suplementar não é recomendado no tratamento da coronavírus por falta de evidência científica, porém os alimentos cítricos como a laranja, acerola e outros são muito úteis porque auxiliam o sistema imunológico. Estes devem ser incluídos na dieta de todos.

Crianças correm risco de morte?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece óbitos em crianças mas ainda não revelaram em qual local ou a idade. Afirma que não se pode dizer universalmente que é leve em crianças. Assume que as crianças podem fazer parte da população vulnerável. O que precisamos fazer então é considerarmos a pandemia como uma situação gravíssima. Cuidarmos dos que estão ao nosso redor independente da idade e considerarmos todas as orientações das autoridades. Cada um fazendo a sua parte, sairemos bem desta crise mundial e mais fortalecidos por tudo que pudermos aprender com ela.

Por que é preciso tirar as crianças das escolas?

As crianças tem sido pouco afetadas pela doença, tanto em relação ao número de casos quanto em relação à gravidade. O grande problema é que os pequenos podem ser portadores do vírus e assim, disseminá-lo aos adultos e, principalmente, às pessoas do grupo de risco que são os idosos, os cardiopatas e os imunossuprimidos. É muito importante o distanciamento social também das crianças. O governo está correto em orientar o fechamento dos estabelecimentos de ensino e outros.

RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (Fonte: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus)

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

Então, pessoal, vamos ter responsabilidade e olhar para o todo! Uns pelos outros, sem egoísmo! Vamos seguindo sem pânico, com responsabilidade e com muita fé! Vamos passar por este momento muito em breve! Fiquem com Deus!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial