Você já levou seu filho para visitar um museu? Já parou para pensar quantas histórias vivem ali e quão importante é um museu para a sociedade? Infelizmente, muitas pessoas já passaram inúmeras vezes na porta de um e sequer tiveram a curiosidade de entrar…

Então quero convidar você a ler um livro encantador: “Segredos de uma vida no museu”, da Editora InVerso. De forma divertida e muito educativa, o livro nos leva por um passeio especial pelos corredores de um museu e nos faz refletir sobre a vida e importância dos objetos que ali moram.

Escrito por Ana Rapha Nunes e ilustrado por Logan Portela, “Segredos de uma noite no museu” tem uma leitura fácil, gostosa e cheia de encantos. O livro conta a história do meteoro de Bendegó. Ele, que vivia no céu, desfilava por entre as estrelas e se aventurava pelo universo; um dia chegou à Terra, no sertão brasileiro. Ficou ali por muitos anos, sempre da mesma forma… Até que em um dia de sol, um garoto apareceu. Seu nome era Domingos e ele se interessou por aquele objeto diferente que estava em seu caminho. O que seria aquilo? Uma grande pedra?

Domingos passou muito tempo pensando… Mas ele não estava sozinho. Muitos foram os moradores que passaram a observar aquela “pedra grande”, mas nenhum conseguiu dizer o que era de verdade.

Porém, um certo dia, homens vieram para buscar o objeto e levá-lo dali, mas o peso era tanto que não conseguiram, e o meteoro saiu rolando até o leito do riacho Bendegó. Domingos ainda foi vê-lo, mais uma vez, e deu um grande abraço naquela pedra que se tornara uma amiga. O meteoro jamais se esqueceu daquele abraço.

Depois desse dia, o tal objeto misterioso recebeu visita do imperador do Brasil, viajou por outras cidades e foi recebido pela Princesa Isabel, na Cidade Maravilhosa. Logo foi morar em uma nova casa: o Museu Nacional.

A partir daí, o livro conta, sob a visão do meteoro, como é viver em um museu. De forma lúdica e educativa, a autora consegue mostrar os encantos de um museu e a importância dos objetos que ali estão. Cada um tem a sua história, os seus segredos… Mas todos são essenciais para entendermos a nossa história! Visitar um museu é contar histórias! É saber como tudo aconteceu! É reviver os momentos!

Mas a história não para por aí… Um dia, a alegria do museu e dos seus moradores se perdeu! O fogo consumiu tudo… As histórias foram se apagando, dando lugar às cinzas. Ficou apenas ele: o meteoro de Bendegó. Mais uma vez sozinho, mas sem perder a esperança.

E para conhecer um pouco mais sobre “Segredos de uma vida no museu”, confira a entrevista que fiz com a autora Ana Rapha Nunes.

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever “Segredos de uma vida no museu”?

ANA RAPHA NUNES – Quando aconteceu o incêndio no Museu Nacional, fiquei muito triste. Então, quis escrever sobre esse acontecimento, para não esquecermos a perda enorme para a nossa cultura, para que possamos sempre lembrar dos nossos museus, das nossas bibliotecas, das nossas instituições culturais, acervos tão importantes para a nossa história.

CANAL INFANTIL – O livro é indicado para qual faixa etária?

ANA RAPHA NUNES – Ele é indicado para crianças a partir de 8 anos. Mas sempre digo que uma boa leitura não tem idade, depende muito da mediação, de quem vai ler a história, como vai contá-la. Quando escrevo um livro, penso em escrever uma boa história, que alcance leitores de todas as idades.

CANAL INFANTIL – Por que devemos ensinar às crianças sobre os museus?

ANA RAPHA NUNES – Os museus abrigam parte da nossa cultura e da nossa história, precisamos mostrar a crianças e adultos o quanto eles são importantes. Eles abrigam
conhecimentos e partilham condições de existência conosco, necessários a todos nós, que favorecem a compreensão em um sentido profundo de nós mesmos e da nossa sociedade. Além disso, um passeio por um museu também é algo divertido e encantador, que desperta olhos de encantamento, sensibilizando o nosso olhar.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

ANA RAPHA NUNES – As famílias são o primeiro contato das crianças com o mundo. Por isso, é muito importante que os pais aproximem desde cedo as crianças dos livros. O hábito de contar histórias às crianças é algo que ajuda muito a formar o leitor, a fazer a criança se encantar pelo livro e levar esse hábito por toda a vida.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial