Apaixonada por livro, não posso deixar de falar do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL). O objetivo do programa é avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público (informações MEC).
Hoje trago para vocês as três obras selecionadas da Editora Imperial Novo Milênio. São elas: “A avó dos dinossauros”, “A menina que não tinha medo de nada” e “Histórias de ouvir da África fabulosa”.
A AVÓ DOS DINOSSAUROS
Autor: Tonio Carvalho
Ilustrador: Guto Lins
Uma recordação, muito carinho e afetividade envolvidos nesta história, na qual um álbum de fotografias revela os laços que unem o passado e o presente. Ao ver uma foto da avó, quando pequena, o neto viaja no tempo e dá início a um diálogo muito divertido entre eles. “– Vó, você é mais velha que os dinossauros?”. Essa pergunta inusitada é a porta para uma aventura cheia de bom-humor, dinossauros, “geleinhas”, descobrimento do Brasil, arco-íris, muita imaginação e fantasia. Um encontro de gerações bem distintas unidas por laços muito fortes: amor e respeito.
A obra pode ser indicada para leitores iniciantes e leitores em processo. Isto é, os estudantes dos 3 primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), aqueles com faixa etária entre 6 e 8 anos. Fase em que o leitor começa a ter contato efetivo com a linguagem escrita até o início da consolidação do processo de aquisição da leitura.
A MENINA QUE NÃO TINHA MEDO DE NADA
Autor: Tonio Carvalho
Ilustrador: Guto Lins
Que menina é essa que não tem medo de nada? Não tem medo de pegar doenças nem de sombra na parede. Não acredita em assombração. Vê filme de terror e não se assusta. Coisas bobas, tipo barata tonta e baixo astral, sequer tiravam um gritinho dela. Diferente de outras meninas que, diante dessas situações, coitadinhas, choravam de soluçar. A menina da história preferia gargalhar. Mas que menina corajosa! Será? Certo dia, algo aconteceu. A menina que não tinha medo de nada, de muitos medos se encheu. Percebeu que a falta de medo era muito medo de ter medo.
A obra pode ser indicada para leitores iniciantes e leitores em processo. Isto é, os estudantes dos 3 primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano), aqueles com faixa etária entre 6 e 8 anos. Fase em que o leitor começa a ter contato efetivo com a linguagem escrita até o início da consolidação do processo de aquisição da leitura.
HISTÓRIAS DE OUVIR DA ÁFRICA FABULOSA
Autor: Carlos Alberto de Carvalho
Ilustrador: Fabio Maciel
Em algum lugar da África, crianças ouvem fabulações, nas quais, humanos, animais e seres fantásticos fazem parte da narrativa. Histórias para contar e recontar, transmitidas oralmente, para nos fazer, mais uma vez, ouvir a voz envolvente do “contador de histórias” – o Griô. Destas inúmeras histórias, seis foram recontadas nesta antologia: “A filha do Sol e da Lua”; “O gênio do rio”; “Jima e o anel mágico”; “O guerreiro forte e terrível”; “O caçador cego” e “ O menino de ouro e o menino de prata”. Os contos deste fabulário dão notícias da robusta bagagem cultural e da espiritualidade de povos do continente africano, da sua ligação com a terra, dos animais que nela vivem, dos seus objetos de uso e culto.
A obra pode ser indicada para leitores em processo. Isto é, os estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, aqueles com faixa etária de 9 e 10 anos. Fase em que o leitor já tem contato efetivo com a linguagem escrita e tem consolidado o processo de aquisição da leitura.
Conheçam as obras!