Na vida de um casal, muitas coisas precisam de planejamento, como comprar um imóvel, realizar uma cerimônia de casamento e saber como planejar a gravidez. Afinal, é bom organizar o momento certo de ter os filhos. 

São etapas da vida de quase todas as pessoas e pode ser muito mais confortável se tiver organização e planejamento. Afinal de contas, ter filhos é a tarefa mais importante a ser realizada na vida.

Mas nem sempre é simples saber como planejar uma gravidez. Muitas dúvidas aparecem, antes mesmo de imaginar como vai ser o período de gestação e o parto. 

Por isso, para os casais que desejam realizar esse sonho, separamos dicas imperdíveis para guiar esse passo tão importante. Confira. 

É preciso planejar a gravidez com quanto tempo de antecedência?

Uma das primeiras dúvidas que aparece quando o assunto é como planejar gravidez é a antecedência que isso deve acontecer. E na verdade, não existe uma resposta de prateleira para essa questão. 

Nesse caso, o casal deve ter uma conversa bem empática e longa, por muito tempo, para saber que é a hora de começar. Para determinar a antecedência, no entanto, alguns pontos como a saúde devem ser checados. 

Uma vez que todas as possibilidades precisam ser pautadas, como doenças, infertilidade e também possíveis tratamentos pré-gravidez. 

O momento ideal para planejar uma gravidez é aquele em que os pais estão dispostos a passar pelo que for para que ela aconteça. Então, definam em conjunto quando devem começar a se organizar. 

Como planejar gravidez: principais pontos que você deve considerar 

Saber como planejar gravidez nem sempre é simples. Principalmente para os pais de primeira viagem, um turbilhão de dúvidas surge e é normal se sentir perdido. 

Mas para facilitar esse momento e fazer com  que ele aconteça o mais naturalmente possível, é possível elencar assuntos que precisam ser abordados e definidos entre o casal. 

Afinal de contas, a gravidez não é só um teste positivo. Esse é um momento que mudará todos os outros aspectos da vida do casal. 

Por isso, leve em consideração coisas como maturidade e estabilidade financeira, tamanho da casa, planejamento e objetivos a longo prazo. 

Para te ajudar, separamos alguns que podem ser respondidos com antecedência:

Planejamento financeiro

Ter uma criança em casa é um custo muito maior do que se imagina. É possível que ela adoeça com mais frequência, que precise de tratamentos e muitas outras coisas inesperadas. 

Fora isso, é preciso pensar nos gastos com educação, lazer, vestuário, casa e alimentação por muitos anos. Desse modo, se organizar financeiramente para o futuro é o melhor presente que o seu filho pode ganhar. 

Então, pensem em investimentos, na casa própria e na estabilidade financeira que podem proporcionar e inclua no planejamento da família tudo que querem ter com o tempo. 

Para a gravidez em si, ainda é preciso montar enxoval, escolher mobiliário, adaptar o carro e ter um acompanhamento médico que garanta segurança. 

Estabilidade da vida pessoal e amorosa

Uma coisa é certa, os pais sempre serão pais, e filhos sempre serão filhos. Por isso, a decisão de engravidar e construir uma família precisa passar pela análise lógica da maturidade do casal. 

Para proporcionar uma vida boa para os filhos, é fundamental que os pais tenham estabilidade na vida a dois.  Esse é o primeiro passo, que deve vir antes de saber como planejar gravidez.

Plano de saúde 

Decidiu que é a hora de ter um bebê? O plano de saúde precisa estar em dia. O acompanhamento médico começa muito antes do planejamento do parto. 

Saber como planejar gravidez passa por saber qual profissional pode ajudar, escolher tratamentos e fazer muitos exames. 

Esses são gastos expansivos e para ter mais conforto nessa hora, é bom ter um plano de saúde sem carência que permita muitas idas ao obstetra! 

Entender sua disponibilidade de tempo 

Os primeiros anos da criança são de total dependência, especialmente assim que nascem. Se planeje para saber qual será a disponibilidade tanto da mãe quanto do pai para ficar em casa por longos períodos. 

Assim, essa é uma das primeiras conversas que o casal precisa ter. Para entender a disponibilidade na carreira, os custos que isso vai gerar e organizar o começo da família com tranquilidade. 

Considerar o seu preparo físico 

O corpo da mulher precisa de muito preparo para receber uma gravidez. Esse é um dos passos cruciais para saber como planejar gravidez. 

Se antecipe até mesmo as conversas, e comece com  uma jornada de alimentação saudável e práticas de exercícios. Isso porque, não ter uma rotina equilibrada nesses aspectos pode interferir na rapidez da gravidez e até em complicações no parto. 

Cuidados antes de planejar uma gravidez 

Do ponto de vista prático, alguns passos simples são os primeiros que precisam ser dados quando o assunto é saber como planejar gravidez. 

Eles são:

Avaliação e acompanhamento médico

Assim que é decidido entre o casal que é a hora de ter um filho, ambos precisam passar por avaliação e acompanhamento médico. 

Não é só a mãe que precisa desse cuidado. O pai precisa saber sobre doenças genéticas, fertilidade e seu estado de saúde no geral. 

Por isso, faça desse momento um momento a dois e inclua no seu planejamento idas a todos os especialistas para check up.

Vacinação 

Mulheres grávidas não podem tomar uma série de vacinas que são fundamentais para a segurança dela e do bebe, como a vacina contra a rubéola. 

Portanto, nas idas ao médico, inclua a conversa sobre vacinas e faça uma lista das que precisam ser tomadas antes de começar a tentar engravidar.

Mudanças de hábitos

Saber como planejar gravidez também é saber como mudar hábitos. Afinal de contas, a vida vai mudar completamente e é importante começar a se organizar muito antes da chegada do bebê. 

Acordar cedo, fazer atividades que incluem a melhora da elasticidade do corpo e do condicionamento físico vão ajudar nos momentos mais difíceis da gestação. 

Conclusão

Depois de entender todos esses pontos, fica mais fácil saber como planejar gravidez. Esse é um assunto que precisa de muito cuidado e que precisa de intensa avaliação do casal. 

Além do momento da gestação, uma série de assuntos precisam ser definidos, como estabilidade financeira e emocional. 

Além disso, a avaliação médica é de suma importância. Tanto o pai quanto a mãe precisam entender a condição atual e também a possibilidade de doenças genéticas. 

Se organizar com antecedência é o que vai deixar esse momento mais tranquilo!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial