Dia das Mães! Que data linda e especial, não é mesmo? Ser mãe é algo maravilhoso, surreal, inexplicável… É sentir todos os sentimentos ao mesmo tempo; é ter força que não tem fim; é ser amor; é dar a vida pelo filho; é chorar e rir ao mesmo tempo; é perdoar sem limites; é ter o remédio certo para todos os momentos… E mesmo diante da dor, da frustração; ou quando não há mais solução, a mãe está ali, de pé, para sustentar e apoiar o filho! E, mais: ser mãe é aceitar! Independente de qualquer situação, a mãe aceita o seu filho e o ama, sempre, em qualquer lugar!

No último fim de semana, Dia das Mães, li o livro “Substantivos: Farmácia de Mãe”, escrito pela Marilda Santos. Que presente de Dia das Mães! Uma leitura gostosa; cheia de vida, de ensinamentos e de muito amor!

“Substantivos: Farmácia de Mãe” é um livro infantil que encanta crianças e adultos! Além de uma bela e emocionante história, o livro trabalha os substantivos próprios e comuns, matéria ensinada na escola, mas de uma forma bem mais divertida.

Ele conta a história de Sofia, uma mãe prestes a ver o nascimento de sua filha. Sofia já estava na maternidade e logo teria Isabela em seus braços. Um misto de sentimentos tomava conta dela: ansiedade, emoção, amor, dúvidas… “Será que darei conta? Serei uma boa mãe?”; esses eram alguns questionamentos de Sofia e que são os mesmos de qualquer mãe.

Mas junto de Sofia estava sua mãe, Maria, que também estava ansiosa pela chegada da neta, mas aproveitou o momento para ter uma linda conversa com a filha. E é aí que a história começa…

Maria decide que ali era o momento de passar para a filha uma história que já vinha de várias gerações dentro da família. Por entre fantasia e sonhos, Maria faz com que Sofia reflita sobre algumas provas, tarefas e sentimentos. Além disso, apresenta para a filha a espetacular Farmácia de Mãe!

Mas o que essa farmácia tem de tão especial? Ela tem remédios que toda mãe vai precisar usar um dia. E todos são apresentados com a posologia correta e com os efeitos colaterais que causarão. Ficou curioso para saber quais são esses remédios? Só lendo o livro para saber! Não posso contar mais. Mas posso dizer que é uma história emocionante, reflexiva e muito educativa!

Um detalhe que gostei muito foi a forma com que a Marilda Santos apresentou a farmácia de mãe e como ela consegui abordar junto a temática dos substantivos. Além disso, o livro trabalho com conhecimentos sobre árvore genealógica, amor, aceitação, família e muito mais. É um livro para ser lido e ensinado às crianças. Ao final, a autora deixa alguns exercícios para as crianças fazerem.

Ah, e as ilustrações foram feitas pelas filhas da autora: Emmanuele Santos e Sofia Santos. Demais, não é mesmo?!

Fica aí então a minha dica de leitura para todas as mamães e seus filhos!

MARILDA SANTOS

Nasceu em Teresina em 1980. Formou-se em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Projeção em 2008 e, em 2016, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Anhanguera. No mesmo ano, concluiu a Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Faculdade SOBE (Faculdade RIO-SONO). Graduanda em Psicologia pela faculdade Mauá, Pós-Graduação Lato Sensu em Psicogerontologia pela Faculdade UNYLEA 2020. Em suas pesquisas, vem se dedicando aos estudos dos distúrbios de aprendizagem, sobretudo os que se manifestam com maior evidência nas áreas de Matemática e Gramática, desenvolvendo um método próprio batizado de ASAS, no qual ensina crianças com dislexia, discalculia, TDAH, DPAC, DDA, TEA, TAG entre outros TGDS. Como Consultora Pedagógica e cientista da aprendizagem, tem se dedicado à pesquisa não somente da infância, mas também da terceira idade em especial aos declínios cognitivos Transtornos Neurocognitivos (TNC). Em 2019, fundou o Núcleo de Pesquisas Pedagógicas ASAS (NPP-ASAS), sediado atualmente no SGAS 910, Centro Clínico Mix Parque Sul, em Brasília.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial