Quem mais ama brincar com as crianças e se divertir também? Vejam as dicas do Blog Canal Infantil! Espero que aproveitem muito! Eu já estou anotando vários eventos na minha agenda para poder curtir com o Matheus!

Circuito Cultural traz para as crianças leituras, oficinas, mágicas e shows

Sabe aquela garrafa PET e o copinho de iogurte que iriam para a lixeira? Não faça isso. Com esses recipientes vazios e um punhado de grãos de feijão ou de arroz é possível montar um chocalho para a diversão da garotada. O passo a passo quem vai dizer é o professor e brincante da cultura popular Givanilson Soares numa das atividades da programação infantil do Circuito Cultural de Pernambuco (www.circuitoculturalpernambuco.com.br), realizado no formato digital em 2020. Aberto na quarta-feira (9), o circuito é uma iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com curadoria da Fundação Gilberto Freyre, está dividido em quatro etapas mensais e se estenderá até dezembro. A primeira fase, com cinco dias de duração, termina no próximo domingo (13).

Montar uma oficina de construção de instrumentos musicais numa época de isolamento social foi um desafio, diz Givanilson Soares. “Por isso escolhi materiais recicláveis e que as crianças já teriam em casa, como garrafa PET, copinho de iogurte, conduíte, cabo de vassoura e papelão”, explica. Pedaços de conduíte (aqueles tubos usados para passar fios por dentro da parede) podem ser transformados em reco-reco. “O lápis serve de baqueta”, diz Givanilson Soares, que conduzirá a oficina às 10h da sexta-feira (11) e às 8h do domingo (13). Ele também vai usar os instrumentos criados na oficina para reproduzir o som dos animais ao contar a história A Floresta Mágica, às 10h do domingo.

A programação infantil começa às 8h30 desta quinta-feira (10) com exibição de vídeo para mostrar experiências de crianças com a leitura. “Essas experiências a gente promovia nos eventos físicos, é uma forma de o público participar e não receber passivamente a informação”,  afirma a curadora do Circuito Cultural Digital, Jamille Barbosa. Às 10h, o artista visual e arte-educador Emerson Pontes vai ensinar a técnica de moldar passarinhos com argila. E, às 14h, haverá oficina de teatro conduzida por Dani Travassos, da Companhia Fiandeiros de Teatro, com sede no Recife. “As oficinas dão às atividades uma cadência que favorece a melhor absorção da programação pelas crianças”, declara Jamille Barbosa.

“Vamos oferecer uma oficina dividida em dois módulos, o primeiro para preparação corporal e o segundo de preparação vocal, com jogos de imaginação e exercícios”, informa a atriz, produtora cultural e professora de teatro Dani Travassos. A atividade é indicada para a garotada a partir dos 5 anos. “De casa, as crianças poderão repetir os exercícios sozinhas ou com a família, converso bastante para explicar como fazer e a função de cada prática, para elas entenderem o processo inicial da interpretação teatral”, diz. Cada módulo tem meia hora de duração. As oficinas continuam nas próximas fases do Circuito, com novas atividades.

Na sexta-feira (11), às 9h, o grupo Tapete Voador vai animar as crianças contando a história do livro A Domadora de Palíndromos, de Fred Bellintani, lançado pela Cepe Editora em 2020. Em seguida, às 9h45, o mesmo grupo comanda a brincadeira de criação de palíndromo – frase ou palavra que pode ser lida da mesma forma de frente para trás e de trás para frente. O mágico Rodrigo Lima se apresenta às 10h do sábado (12) e a cantora e contadora de histórias Carol Levy entra em cena às 16h desse mesmo dia. A programação para as crianças termina no domingo (13), com show da Bandalelê, às 16h, e contação de história do livro Cabra Cabriola (Além da Lenda), com Joanah Flor, às 17h.

Todas a atividades são gratuitas e poderão ser acessadas no portal do Circuito (www.circuitoculturalpernambuco.com.br), que presta homenagem a João Cabral de Melo Neto, no ano do centenário de nascimento do poeta. Mais de 20 editoras, livrarias e instituições estão inseridas na programação com ações próprias.

Assessoria de Imprensa: Companhia Editora de Pernambuco 

Diversão em Cena ArcelorMittal

A Banda Trupicada invade a programação do Diversão em Cena ArcelorMittal Online. O show acontece dia 13 de setembro (domingo), às 16h, com transmissão pelo Facebook (Facebook.com/DiversaoEmCena) e YouTube (youtube.com/c/FundacaoArcelorMittal). Cantigas de roda e brincadeiras antigas marcam esse espetáculo cheio de composições autorais.

O show mostra aos pequenos estilos musicais variados como frevo, choro, moda de viola e rock. O objetivo é contribuir para a formação musical do público infantil. A banda Trupicada, composta por oito integrantes de Juiz de Fora, já se apresentou em várias cidades do Brasil. O repertório é fruto de muita pesquisa da música brasileira, bem como da vivência com crianças em escolas de educação infantil e ensino fundamental, onde os músicos atuavam como professores de instrumentos.

Arte Salva – Durante as lives do Diversão em Cena será disponibilizado um QR Code para realização de doações a artistas de Minas Gerais em situação de vulnerabilidade social. A ação integra o movimento Arte Salva, projeto da Secretaria do Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que consiste na captação de insumos (cestas básicas, máscaras e recursos financeiros) para repasse aos artistas mineiros no período de pandemia. Mais de 50 representantes do poder público, iniciativa privada e instituições da sociedade civil participam da ação.

Diversão em Cena – Considerado o maior programa de formação de público para teatro infantil no Brasil e viabilizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura Federal e Estaduais de Minas Gerais e São Paulo, o Diversão em Cena ArcelorMittal tem o objetivo de contribuir para a democratização da cultura e oferecer uma programação regular de qualidade. Ao longo da década, mais de 425 mil pessoas conferiram os mais de 1,3 mil espetáculos.

Assessoria de Imprensa: In Press Porter Novelli

Foto: Divulgação Trupicada

 

Fosfossauros

Os Fofossauros, personagens da Xalingo Brinquedos (brinquedos.xalingo.com.br), sempre encantam crianças e adultos. Simpáticos e graciosos, os dinos amam fazer brincadeiras, contar histórias e participar de incríveis aventuras.

Músicas variadas também estão no dia a dia da talentosa turma. Com Scot, Pit, Trix, Caju e Tita, a garotada canta várias canções, como Hora de Comer, Hábitos de higiene e Palavrinhas Mágicas.

Agora, a meninada pode curtir novos clipes dos dinos. No vídeo “No Parquinho com os Fofossauros”, os amiguinhos aproveitam várias atrações que garantem boas risadas. Já em “Brincando com os Fofossauros”, os personagens pulam, dançam e participam de divertidas atividades. No clipe “Fofossauros e as quatro estações”, os dinossauros também brincam e apreciam os encantos da primavera, do verão, do outono e do inverno.

Pais e filhos ainda contam com uma nova série da turminha. Em “Fofossauros Amigos para toda hora”, primeiro episódio, a pequena Tita passa por situações delicadas e conta com o apoio de cada colega.

Todas as novidades estão no canal do YouTube dos dinossauros (youtube.com/fofossauros) ou em (fofossauros.xalingo.com.br). Mais informações no Instagram (@fofossauros). 

SOBRE A XALINGO BRINQUEDOS

Xalingo conta com itens variados em seu portfólio, como quebra-cabeças, massinhas, triciclos, gangorras e balanços.  Livrarias, papelarias, lojas de brinquedos, de departamentos e outras redes disponibilizam os produtos da empresa. Presente em todo o território nacional, a Xalingo também exporta para países da América do Sul, América Central, Europa e África.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial