Você já parou para pensar sobre os sapatos dos bebês? É muito comum, as mães comprarem vários sapatinhos para as crianças, principalmente quando elas começam a andar. Mas será que existe algum tipo de sapato ideal? Ou será que um simples e inofensivo sapatinho pode atrapalhar no desenvolvimento natural dos pés?

Pesquisa

Uma pesquisa realizada no Laboratório de Análise do Movimento da Universidade Federal de Minas Gerais comparou modelos de sapatos infantis e levantou algumas questões. “Observamos que alguns desses calçados alteravam de maneira profunda a forma de a criança andar se comparados com a marcha descalça”, comenta o professor da UFMG, Sérgio Teixeira da Fonseca.

Para Fonseca, andar descalço incentiva o desenvolvimento da musculatura do pé. “A marcha descalça é a marcha típica que temos, clássica da evolução humana, serve como uma referência”, diz.

Arco Plantar

Fonseca explica que o arco plantar (aquela curvatura na sola do pé) é o mais importante nesse desenvolvimento. “O arco pode, de alguma forma, ter um impacto no desenvolvimento da marcha futura”, comenta. O especialista lembra que o caminhar descalço estimula o desenvolvimento do arco, principalmente em pisos irregulares.

O chão reto e liso também não proporciona o desenvolvimento da parte mais interna do pé. Em um piso irregular e dinâmico (como areia da praia), os pés são estimulados em sua totalidade, o que reflete na aquisição do equilíbrio dos bebês e, consequentemente, na pisada e caminhada de maneira mais correta.

Entrevista

Entrevistei a Ana Paula Lage, que é design pesquisadora mineira, por meio da assessoria de imprensa Hipertexto, que falou sobre a importância do uso de um sapato correto para os bebês na fase em que começam a caminhar. Ela é criadora do sapatinho Noeh, que vem sendo considerado o sapato ideal para bebês.

Confiram!

CANAL INFANTIL – A PARTIR DE QUAL IDADE UM BEBÊ DEVE COMEÇAR A USAR SAPATOS?

ANA PAULA LAGE – Depende do sapato. O Noeh é ideal para as crianças usarem quando começam a ficar de pé sozinhas, por volta de 9, 10 meses de idade. A maioria dos calçados comuns não serão recomendados nunca pois não respeitam as necessidades de um pezinho em formação, nestes casos, é melhor que a criança fique descalça. 

Fomos evoluídos para andar descalços em solo natural. Quando pisamos em um terreno natural, irregular e dinâmico, como terra, areia e grama, essa superfície se modifica e precisamos fazer força nos pés para nos equilibrar para depois darmos o próximo passo. Essa instabilidade natural estimula a formação muscular ideal dos pés, favorecendo uma caminhada equilibrada e uma base corporal forte para o resto da vida.

Portanto, o ideal é que os bebês andem descalços na areia da praia, na terra do terreiro, na grama do quintal.

Porém, os bebês urbanos não têm essa oportunidade, para eles criamos o Noeh, um mini solo natural em cada sapatinho que respeita as necessidades do pezinho e estimula a formação ideal. Como resultado temos um bebê mais equilibrado, mais seguro e pezinhos melhor desenvolvidos possibilitando evitar pés planos, pisadas tortas e outras anormalidades do sistema musculoesquelético futuramente. 

CANAL INFANTIL – QUANDO OS BEBÊS COMEÇAM A ANDAR, QUAIS OS CUIDADOS OS PAIS DEVEM TER NA HORA DE ESCOLHER UM SAPATO?

ANA PAULA LAGE –  https://www.youtube.com/watch?v=KyhIsBKY65I&t=87s

CANAL INFANTIL – COMO O FORMATO DO SAPATO PODE INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO DOS PÉS?

ANA PAULA LAGE – O formato do pé do bebê tem particularidades diferentes dos pés de adultos. São naturalmente mais altos no peito do pé, mais largos na articulação dos dedos, mais finos no calcanhar, entre outras características. Além de ter uma estrutura óssea e muscular extremamente flexível.

O sapato que não respeita o formato diferente do pezinho, apertando esse pezinho ou não deixando espaço para que o pé se movimente, por exemplo, altera a formação normal do pezinho. Se engana quem pensa que o bebê vai reclamar se estiver apertado, a flexibilidade da estrutura do pezinho do bebê permite que esse pé se adapte sem sentir dor, mas estaremos modificando a formação da base do nosso corpo.

Modificando os pés, consequentemente alteramos tornozelo, joelho, quadril, coluna, etc. O pé é como a fundação de um prédio, se não estiver bem consolidada, uma hora aparecerão rachaduras que comprometerão todo o prédio.

Portanto, os calçados não podem ser fatores de interferência no desenvolvimento normal, se não ajudarem o desenvolvimento, como é o caso do Noeh, devem, no mínimo, não atrapalhar. Quando os bebês andam com um sapatinho com o solado reto e duro, por exemplo, ou só no chão reto de casa, as partes internas da musculatura do pé não são estimuladas pois o chão é muito retinho e não cria desafios para que o pezinho trabalhe.

Em um piso irregular e dinâmico (como areia da praia), os pés são estimulados em sua totalidade, o que reflete na aquisição do equilíbrio dos bebês e, consequentemente, na pisada e caminhada de maneira mais correta.

Atualmente mais de 70% das crianças chegam aos 7 anos com problemas nos pés. Os causadores de grande parte dos problemas no desenvolvimento dos pés são sapatos inadequados – apertados, com solados elevados, rígidos e retos – que não contribuem para o fortalecimento normal dos pés.

CANAL INFANTIL – ANDAR SÓ DE MEIA OU DESCALÇO É MELHOR DO QUE COM UM SAPATO ERRADO?

ANA PAULA LAGE – Sim! Tomando conta para que a meia não escorregue, não tire o atrito do pezinho com o chão, existem meias antiderrapantes que, se não estiverem largas, são melhores que um sapato ruim. Mas se a meia também estiver inadequada, é melhor descalço.

 Andar descalço é o mais indicado pelos especialistas, pois a marcha descalça é a nossa marcha natural. Entretanto, em alguns solos não é possível deixar que o bebê fique descalço. Então, nesse caso, ter um sapato que o proteja mas que também colabore com o desenvolvimento natural do pé é o ideal.

 CANAL INFANTIL – COMO SURGIU A IDEIA DE CRIAR O NOEH?

ANA PAULA LAGE – Há seis anos, quando descobri que ia ser tia, decidi criar um sapatinho especial para meu sobrinho. Na época, fazia mestrado, desenvolvendo materiais biodegradáveis para a indústria de calçados, e fui em busca de mais informações. 

Então, percebi que não havia nenhum tipo de legislação ou informações científicas sobre o sapato ideal para bebês. Era um produto negligenciado pela indústria para calçar os pés na etapa mais importante do desenvolvimento do corpo humano. Na curta etapa em que o cuidado com a maturação dos músculos e ossos dos pés terá consequência para o resto da vida.

Após três anos de estudos com orientação de médicos ortopedistas infantis, fisioterapeutas e engenheiros, criamos o primeiro calçado do mercado que simula o comportamento da natureza sob os pés dos bebês para evitar anormalidades futuras, o Noeh.

CANAL INFANTIL – POR QUE O NOEH É O SAPATO IDEAL?

ANA PAULA LAGE – Os sapatinhos Noeh foram criados para proporcionar uma caminhada natural, que acompanha o padrão comum de equilíbrio e marcha do bebê. Isso porque não altera esse padrão normal além de ativar fortemente a musculatura do arco plantar por ter, na palmilha, microesferas soltas, como se a criança estivesse andando sobre a areia fina da praia. 

É o único sapato que foi testado cientificamente para verificar os efeitos do uso na caminhada da criança. Outras 16 marcas também foram testadas pela UFMG e verificou-se que todas alteram o padrão da caminhada. Isso significa que os sapatinhos interferem na caminhada normal das crianças. Sabe quando seu bebê cai mais quando está calçado? É por isso. Interferir na caminhada normal é quando nós usamos em salto 15 ou um tamanco, a cada tipo de sapato precisamos ajustar nosso equilíbrio para esse novo padrão. Mas, as crianças estão aprendendo a caminhar, não tem experiência para esse ajuste, por isso as quedas.

A linha premium da Noeh é feita de poliamida e elastano; não gera resíduo na produção do tecido, não esquenta e é usável sem meias. É um mini solo natural em cada sapatinho para os bebês urbanos.

CANAL INFANTIL – ONDE ENCONTRAR O NOEH? 

ANA PAULA LAGE – O Noeh é encontrado no site www.noeh.com.br, com entrega para todo o Brasil, e na loja física em BH/MG, na Rua Pirapetinga, 322, Loja 5 – Bairro Serra.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial