Para fechar o mês de setembro e começar a semana, nada melhor do que contar sobre um projeto social. Hoje trago para vocês a história do Instituto Adotar, que faz um lindo trabalho com crianças e adolescentes e vem ajudando muitas famílias.

Conheçam e se encantem!

CANAL INFANTIL – COMO SURGIU O INSTITUTO ADOTAR?

INSTITUTO ADOTAR – Criado em 2010, o ADOTAR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua, principalmente, no Estado de Minas Gerais.

As irmãs Mônica e Fernanda, advogadas e mães, dedicam-se a realizar palestras e eventos sobre o tema adoção, fazer visitas, levar auxílio, alegria, afirmação, aprovação e amor aos acolhidos.

Tudo começou no ano 2000, com a adoção das irmãs gêmeas Izabella e Gabriella, pela fundadora do ADOTAR, Mônica Rodrigues Corrêa, que um ano depois, teve seu filho Renato de forma natural, e percebeu que não o amava mais do que amava as filhas, ou seja, descobriu que não existe diferença de amor entre o filho gerado na barriga para o filho gerado no coração.

A partir daí, ela começou a DIVULGAR A ADOÇÃO e FAZER VISITAS AOS ABRIGOS onde constatou muitas necessidades das crianças e adolescentes que lá se encontravam.

Um tempo depois, convidou sua irmã, Fernanda Greco para juntas coordenarem o ADOTAR.

O ADOTAR passou a divulgar para a sociedade que existem crianças e adolescentes que foram retirados do seio familiar e encontram-se em acolhimento institucional. São seres humanos que, mesmo tão pequenos e/ou ainda em formação, já passaram por alguma experiência negativa na vida, pois, tiveram seus direitos desatendidos ou violados, seja por uma situação de abandono social, seja pelo risco pessoal a que foram expostos pela negligência de seus responsáveis, abusos, por impossibilidade de cuidado e proteção por sua família ou, ainda, por outras causas.

O ADOTAR iniciou, então, campanhas esclarecedoras em relação à adoção necessária daqueles que já tiveram o poder familiar destituído, estão crescendo invisíveis e sem voz em abrigos e lutando contra o tempo para serem adotados.

Enquanto encontram-se institucionalizados, o ADOTAR busca o pleno desenvolvimento desses acolhidos, ciente das suas potencialidades e limitações, sem a função assistencialista e levando-os a protagonizar seu próprio futuro, ainda que tenham tido um passado de abusos, negligências, maus tratos e abandono. Segundo as diretrizes do ECA, os acolhimentos institucionais, medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para reintegração familiar ou colocação em família substituta, “deveriam disponibilizar um ambiente acolhedor, satisfatório e propício ao desenvolvimento da autonomia e da identidade de crianças e adolescentes”, como Mônica Dorian Arpini, escreveu em seu livro Repensando a Perspectiva Institucional e a Intervenção em Abrigos para Crianças e Adolescentes.

Assim, como a “instituição em que estão acolhidos, deve ser caracterizada como um contexto de desenvolvimento”, segundo as psicólogas Aline Cardoso Siqueira e Débora Dalbosco Dell’Aglio.

O ADOTAR busca auxiliar as instituições neste sentido, ou seja, sendo um parceiro no desenvolvimento de habilidades e competências dos institucionalizados, em diversas áreas, inclusive na afetiva, pois, os Voluntários do ADOTAR, em cada visita, além das oficinas, levam amor, carinho, cuidados, desenvolvendo sentimentos que estes deveriam receber em suas famílias naturais ou extensas, ou, até mesmo na instituição, porém, muitas vezes, eles têm apenas a parte material razoavelmente suprida, carecendo de investimentos (principalmente humano) na parte afetiva, demanda normalmente não suprida pelo Estado e pelos acolhimentos institucionais, com algumas ressalvas.

O ADOTAR atende, aproximadamente, 83 abrigos, em Minas Gerais, sendo que 53 estão localizados no Município de Belo Horizonte, totalizando, só em BH, mais de 600 crianças e adolescentes atendidos, sem contabilizar as inúmeras crianças oriundas de famílias carentes, ou em estado de vulnerabilidade, na Capital, que também recebem seu auxílio, chegando a um número aproximado de 1.400 crianças, além de, aproximadamente, 1.600 atendimentos e acompanhamento jurídico de pessoas com o desejo de adotar, 180 adoções concretizadas e muitas em andamento.

CANAL INFANTIL – FALE SOBRE A MISSÃO, A VISÃO E OS VALORES DO ADOTAR.

INSTITUTO ADOTAR – MISSÃO: fragmentar preconceitos e incentivar a adoção ou acolhimento com guarda, de crianças e adolescentes institucionalizados sob proteção do estado, principalmente, os descritos no parágrafo primeiro do art.197-C, e também, afetar e influenciar o desenvolvimento e condições socioculturais dos institucionalizados, que não serão adotados, por não fazerem parte do perfil escolhido pelos adotantes, ou por não estarem liberados para adoção, que, nos abrigos, nem sempre encontram condições financeiras e culturais, levando-os a conscientização da sua dignidade e do seu potencial, bem como aumentar o nível da qualidade de vida dos acolhidos, construindo valores, ensinando direitos e deveres e levando-os a protagonizar o próprio futuro.

VISÃO: transformação de vidas institucionalizadas ou em situação de vulnerabilidade, com excelência nas ações desenvolvidas, norteada pela solidariedade e voluntariado da sociedade.

VALORES:

  1. Amor
  2. Acolhimento
  3. Solidariedade
  4. Pertencimento
  5. Transparência
  6. Credibilidade
  7. Responsabilidade Social
  8. Voluntariado
  9. Ética
  10. Transformação

CANAL INFANTIL – COMO O INSTITUTO ADOTAR AJUDA AS CRIANÇAS QUE ESPERAM POR ADOÇÃO?

INSTITUTO ADOTAR – 

1 – QUEBRAR PRECONCEITO, INCENTIVAR E ORIENTAR A ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PRINCIPALMENTE NECESSÁRIA (TARDIA, GRUPOS DE IRMÃOS, COM DEFICIÊNCIA, COM DOENÇAS CRÔNICAS OU NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE SAÚDE), ATENDENDO AO ECA, NO ART.197 E SEU PARÁGRAFO PRIMEIRO.

JUSTIFICATIVA: Com a difusão de informações, o ADOTAR quebra os preconceitos em relação a este tipo de adoção necessária, e mostra que, um dos grandes receios aos pretendentes à adoção, que é a demora do processo, foi minimizado para no máximo 120 dias, prorrogável por igual período, e que, principalmente, crianças e adolescentes com o perfil citado, têm prioridade na habilitação de seus futuros pais, pois, a nova lei passa a dar prioridade na habilitação de pretendentes que tenham interesse em adotar crianças ou adolescentes com deficiência, doença crônica ou grupo de irmãos, dando também maior rapidez nesses procedimentos, bem como da busca e vinculação, e prioridade ainda maior no trâmite de tais habilitações, dando preferência para a realização de estudos e avaliações técnicas, bem como ao próprio trâmite judicial, fazendo com que essas adoções, cumpridos os requisitos legais, sejam mais céleres do que as de crianças pequenas, que são as mais desejadas pelos futuros adotantes.

Existe ainda um outro grupo de acolhidos de que o ADOTAR, atendendo ao ECA, no art.197 e seu parágrafo primeiro, procura quebrar preconceitos em relação à adoção ou acolhimento em famílias. São os negros e pardos, maioria dos institucionalizados. Conforme pesquisa do CNJ 65,85% dos institucionalizados são crianças e adolescentes com este perfil, pois, o povo brasileiro é oriundo da miscigenação de três raças e crianças completamente brancas (as mais desejadas pelos futuros pais) são menos comuns nos acolhimentos.

O ADOTAR oferece esclarecimento e orientação à sociedade sobre o tema, com o propósito de quebrar paradigmas e preconceitos acerca da adoção interracial, ou acolhimento em família.

Marta Santos Pais, representante especial das Nações Unidas em matéria de Violência contra Crianças, afirma que “o risco de uma criança ser alvo de violência numa instituição de acolhimento é seis vezes mais elevado do que para as crianças colocadas em uma família de acolhimento.

O art.86 do ECA, preconiza que a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Como o ADOTAR é uma organização não governamental (OSC sem fins lucrativos), que atua prioritariamente a favor dos direitos da criança e adolescente, nada mais natural que ações para difundir estes conteúdos sejam realizadas constantemente para a sociedade que, também tem o dever de proteger, integralmente, os direitos das crianças e adolescentes, como diz o parágrafo VII do art.87 do ECA:

São linhas de ação da política de atendimento:

VII – campanhas de estímulo ao acolhimento sob forma de guarda de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e à adoção, especificamente interracial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos.  (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)

Ainda sobre o perfil mais escolhido pelos futuros pais, que é de crianças bem pequenas, preferencialmente brancas e de olhos claros, totalmente diferente das características da maioria dos acolhidos no Brasil, o antropólogo Gilberto Freire escreveu em seu livro Casa Grande e Senzala:

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena e ou do negro.”

Este texto mostra a grande miscigenação do povo brasileiro que corrobora com o número de crianças pardas e negras em situação de acolhimento.

2 – ACOMPANHAMENTO JURÍDICO E PSICOLÓGICO A PAIS ADOTANTES, ANTES, DURANTE E DEPOIS DA ADOÇÃO:

O ADOTAR realiza palestras, encontros, seminários, visitas, para futuros pais adotantes e ensina, através de profissionais capacitados, o passo a passo jurídico da adoção, acompanhando-os, em todas as fases da adoção no GAAA (Grupo de Apoio à Adoção ADOTAR).

JUSTIFICATIVA: Os objetivos são facilitar a compreensão do processo de adoção, acompanhar todo o processo, evitar devolução de crianças pós adoção, minimizar problemas no período de adaptação familiar, no estágio de convivência e fortalecer novos laços familiares e emocionais, através de acompanhamento psicológico, apoio familiar e encontros entre pessoas pretendentes à adotar e famílias já formadas por adoção.

3 – VISITAS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS ABRIGOS:

Enquanto as adoções não são efetivadas, e algumas, infelizmente, não serão, o ADOTAR tem ajudado a suprir as necessidades básicas de, aproximadamente, 1.200 crianças e adolescentes, de 83 abrigos de Minas Gerais.

JUSTIFICATIVA: Essas crianças e adolescentes estão esquecidos pela sociedade, que, segundo o art.4º do ECA, também é responsável e, juntamente com o Poder Público, tem o dever de assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O ADOTAR tem um grande papel como parceiro das instituições de acolhimento para que os vínculos com a sociedade e comunidade sejam criados e mantidos entre crianças, adolescentes e seus voluntários, participando da vida dos acolhidos como rede de apoio social, que é definida como “conjunto de sistemas e de pessoas significativas que compõem os elos de relacionamento recebidos e percebidos do indivíduo”, segundo os autores Brito e Koller. “Esta rede de apoio está associada à saúde e ao bem estar dos indivíduos”, como conceituaram Samuelsson, Thernlund e Ringstrom, e Sluzki, “sendo um fator fundamental para o processo de adaptação a situações de estresse e de suscetibilidade a distúrbios físicos e emocionais atuando como fator de proteção” na avaliação de Masten e Garmezy. E O ADOTAR tem como objetivo ser parte desta rede de apoio social à crianças e adolescentes acolhidos, atuando em diversas áreas e abrangendo desde o colo e carinho para bebês, brincadeiras, passeios e programações para as crianças maiores, até oficinas profissionalizantes e de empreendedorismo para aqueles que estão se preparando para deixar o acolhimento, de acordo com o art.92 e seus incisos VI e VIII, que preconizam que as casas de acolhimento devem adotar, dentre outros, os princípios de participação dos acolhidos na vida da comunidade local e preparação gradativa deles para o desligamento; e, como estes princípios nem sempre são oferecidos aos institucionalizados, o ADOTAR, entra fazendo o papel da família, do amigo ou companheiro, que eles não têm ou de quem estão privados da convivência, fortalecendo vínculos, que são fundamentais para um desenvolvimento saudável e para a formação de sua identidade, valorizando crianças e adolescentes, e, sempre que possível, atendendo suas necessidades e demandas diversas.

O ADOTAR oferece assistência aos institucionalizados, que o têm como um apoio, a fim de trazer uma nova perspectiva às suas vidas, até que sejam reintegrados à convivência familiar através da reintegração à família natural ou extensa, adoção legal ou que completem a maioridade aprendendo a protagonizar a própria história, a se relacionar com as pessoas e com o mundo que está fora dos portões da instituição, conhecendo e lutando para ter seus direitos garantidos e dignidade no viver.

O ADOTAR, no empenho de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, realiza inúmeras ações e oficinas com eles, dentro e fora de abrigos de Belo Horizonte e região metropolitana. Estas vidas foram esquecidas e abandonadas por muitos, sendo colocados à margem da sociedade. Por isto, auxilia e incentiva a sociedade a se posicionar, ajudar, socorrer, amparar e amar estas crianças e adolescentes que vivem, na maioria das vezes, sem esperança e em esquecimento.

4 – PROMOVER VISITAS E ATIVIDADES DE LAZER E CULTURA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

JUSTIFICATIVA: Conforme o art.4º do ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O ADOTAR têm substituído o Estado em suas ações essenciais, quando não ofertadas a crianças e adolescentes acolhidos, oferecendo a eles dignidade e fazendo com que a cultura, o esporte, o lazer de qualidade façam parte de suas vidas para que possam ter um desenvolvimento integral, com conhecimento do mundo fora dos portões do acolhimento, ganhando experiências e competências na vida pessoal, cognitiva, cultural e social.

Segundo ARACI ASINELLI-LUZ, em seu livro, Educação e Cidadania, todos nós “precisamos lutar por uma cultura que desenvolva o sentimento favorável à criança e ao adolescente, em especial àqueles oriundos de comunidades de risco social, tendo-os como valor. Valor este reconhecido enquanto prioridade absoluta do ponto de vista político e de recursos financeiros. Uma cultura em que as crianças e adolescentes sejam verdadeiramente amados, compreendidos e valorizados”.

E, com esta visão, o ADOTAR norteia todas as suas ações nestes princípios, ou seja, a valorização de crianças e adolescentes em sua integralidade e a necessidade de compreensão e afeto, principalmente àqueles que se encontram em situação de acolhimento.

CANAL INFANTIL – QUAL A IMPORTÂNCIA DE SE FALAR SOBRE ADOÇÃO NA SOCIEDADE?

INSTITUTO ADOTAR – A importância é de trazer essas vidas à luz. Trazer à tona a verdade que incomoda de que crianças e adolescentes estão crescendo, totalmente esquecidas pela sociedade, dentro de abrigos e instituições acolhedoras, vivendo uma vida aquém da dignidade e dos direitos a eles inerentes. Ao falar sobre adoção levamos toda a sociedade a saber que é dever desta mesma sociedade zelar pela efetivação dos direitos das crianças e adolescentes elencados no art.4º do ECA, inclusive o direito a ter uma família que os ame e respeite.

CANAL INFANTIL – QUAL A IMPORTÂNCIA DO AMOR NA VIDA DESSAS CRIANÇAS?

INSTITUTO ADOTAR – O amor é um dos primeiros vínculos quebrados na vida sofrida dessas crianças e adolescentes. Ao serem retirados de suas famílias de origem, algo de muito sério já ocorreu na vida deles. Abandono, rejeição, descumprimento de direitos, diversas formas de abusos (físicos, verbais e ou sexuais), praticados por quem deveria zelar por eles faz com que o sentimento do amor seja dificilmente sentido por essas crianças e adolescentes.

Por isso, nas visitas e encontros que o Adotar promove, o amor é o carro chefe dos trabalhos, pois eles precisam voltar acreditar em pessoas, voltar a dar uma chance para amar e serem amados.

CANAL INFANTIL – QUAL A MOTIVAÇÃO DE VOCÊS PARA FAZEREM O BEM AO OUTRO?

INSTITUTO ADOTAR – O que motiva o ADOTAR é ver a real transformação das vidas dessas crianças e adolescentes, expressa, muitas vezes, em um sorriso liberado em passeios e atividades, onde eles passam a sentir que ainda vale a pena sonhar em ter um futuro diferenciado e promissor, vale a pena estudar e investir numa vida acadêmica responsável e, principalmente, que vale a pena voltar a confiar nas pessoas, dar e receber afeto, pois, através das ações, o ADOTAR pode proporcionar a eles sentimentos de dignidade, aprovação, afirmação e amor, transformando vidas.

CANAL INFANTIL – PARA QUEM QUISER AJUDAR O INSTITUTO ADOTAR, COMO FAZER?

INSTITUTO ADOTAR – Recebemos toda forma de ajuda! Desde roupas para nosso bazar, brinquedos, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, material escolar, até doações em dinheiro para viabilizar a realização de inúmeras oficinas que irão oportunizar crescimento em todas as áreas da vida de crianças e adolescentes. Precisamos  desde pequenos investidores mensais, a grandes empresas parceiras, pois, hoje em dia, está muito difícil manter financeiramente  os custos de uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

Para doações dos produtos acima, nosso endereço de entrega é Rua Madre Cândida, 60, Vila Paris, Belo Horizonte.

Para pequenas, mas, muito importantes, doações em espécie, indicamos a plataforma de arrecadação cidadedobem.com/campanha/adotar

Para valores maiores em espécie e transferências bancárias: banco 389/ agência0142/conta corrente 02.021.149-6/CNPJ 15.671.055/0001-09/ ADOTAR ADOTANDO VIDAS

E para entrar em contato é só acessar o FACEBOOK OU o INSTAGRAM da instituição.

E vale ressaltar que além de todo esse trabalho, o Instituto Adotar ainda realiza algumas ações e oficinas todos os finais de semana, feriados, férias e datas comemorativas!

OFICINA ACADÊMICA: levar reforço escolar de diversas matérias aos acolhidos, com o intuito de prepará-los pedagogicamente aos desafios que venham a enfrentar. A maior ênfase é para o ensino da Língua Portuguesa e Matemática. Também visa, num segundo momento, implementar o ensino de línguas estrangeiras e computação para capacitação ao mercado de trabalho. Estudos apontam que crianças que tiveram uma vida difícil ou problemas nas relações parentais podem apresentar dificuldades de adaptação e de aproveitamento na escola.

Em visita aos abrigos, o ADOTAR constatou que a grande maioria dos acolhidos (inclusive adolescentes), em idade escolar, não sabe ler, escrever e nem fazer as mais básicas contas. Desta forma, muitos tornam-se quando muito, analfabetos funcionais, sofrem bullyng na escola, por apresentarem esta dificuldade e em contrapartida, pouco ou nada é feito pelo Estado ou pela instituição de acolhimento, com algumas exceções. Não foram encontradas, na maioria dos abrigos visitados, pessoas capazes e/ou dispostas a ensinar aos acolhidos as simples tarefas passadas pela escola para serem realizadas em casa, muito menos, trabalhos e pesquisas acadêmicas.

OFICINA PSICOLÓGICA: O ADOTAR oferece acompanhamento psicológico, com profissionais voluntários, que trabalham áreas psicoemocionais, tentando retirar o peso do passado e levando crianças e adolescentes a protagonizarem o próprio futuro.

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O ADOTAR realiza momentos divertidos com a participação das crianças, levando-as a uma reflexão sobre um tema específico, com livros, fantoches, teatros, flanelógrafos, gravuras, contação oral, corroborando a importância desta como prática educativa e lúdica, desenvolvendo na criança a criatividade e senso crítico.

OFICINAS DE ARTES MARCIAIS E CAMPEONATO DE FUTEBOL ENTRE ABRIGOS: O ADOTAR tem como objetivo o ensino de valores éticos, morais, convivência, trabalho em equipe e disciplina através da prática de esportes de combate.

Na OFICINA DE CAMPEONATO DE FUTEBOL ENTRE ABRIGOS, também desenvolve a competição saudável e desenvolvimento de relacionamentos de crianças de abrigos diferentes e esportes coletivos.

OFICINAS DE ARTESANATO, BIJUTERIAS, PIPAS E CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS: Desenvolvem em crianças e adolescentes o aprendizado de novas competências e descoberta de potenciais. O artesanato (também chamado de trabalho manual) é uma das ferramentas mais benéficas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Concentração, disciplina, criatividade, despertamento da imaginação, coordenação motora, trabalho em equipe são algumas das consequências desse aprimoramento do lado artístico que e cooperam na vida em sociedade. Por ser uma atividade leve e descontraída, o trabalho manual entra como um complemento educativo e lúdico na rotina de crianças e adolescentes, trabalhando, também, o lado psicomotor tornando-se uma terapia. Ainda há os benefícios da autoconfiança e autoestima, na medida em que os trabalhos vão ficando prontos e eles vêem o resultado do que eles mesmos criaram, trazendo uma nova perspectiva sobre si mesmos e suas capacidades.

OFICINAS DE CUPCAKES, CONFEITARIA E CULINÁRIA: Aprender a fazer cupcakes, bolos confeitados e novas receitas faz com que crianças e adolescentes possam desfrutar de um tempo precioso de relacionamentos e habilidades na cozinha.

OFICINAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS: Muita diversão, gargalhadas, trabalho em equipe e atividades lúdicas resgatando antigas formas de brincar. É por meio de brincadeiras que as crianças têm oportunidade de aprender e descobrir novas experiências fundamentais à esta fase e desenvolver o convívio social amplo.

OFICINA DE TEATRO: Atuar e representar papeis, conhecer novas realidades, histórias, músicas, fantasias, deixando a arte se expressar livremente.

OFICINAS DE DANÇA E CONCERTO: Deixar o corpo se levar e envolver-se pela música e ritmo, aprendendo novas habilidades solo ou em equipes, com ajuda de voluntários e profissionais renomados. Enquanto ensaiam, os adolescentes também têm a oportunidade de conviver com adultos, voluntários do ADOTAR, que dedicam tempo de qualidade para eles, criando vínculos e estabelecendo relacionamentos, referenciais e valores que serão levados para a vida toda. Além disso, experimentam protagonizar um concerto musical, apresentado ao final de muitos meses de ensaios, e percebem que podem ser doadores e não apenas receptores de cultura.

OFICINA DE CIRCO: Iniciação à diferentes especialidades como andar em perna de pau, malabaris, acrobacias, mágicas, faz com que crianças e adolescentes obtenham novas capacitações.

OFICINA DE MÚSICA: Para crianças e adolescentes, a música leva alegria e diversão, além de contato com os mais diversos tipos de instrumentos e estilos musicais.

OFICINA DIA DA BELEZA/SPA E OFICINA DE MODA E BOAS MANEIRAS À MESA: Proporcionar momentos de massagens, cuidados com a pele, cabelos, unhas e noções de higiene pessoal, além der ensinar crianças e adolescentes a se vestirem e comerem com educação.

OFICINAS DE ÁLBUM DE FOTOS, FOTOS DIVERTIDAS E PINTURA DE ROSTO: Momentos únicos, como infância e adolescência, devem ser guardados para sempre através de registros fotográficos.

OFICINAS DE PERSONAL ORGANIZER E DECORAÇÕES DE ABRIGOS: Ensinar crianças e adolescentes a organizar os próprios pertences, estimulando a autonomia, organização e proatividade, deixando o ambiente mais limpo, bonito e acolhedor.

OFICINA DE EMPREENDEDORISMO: Ajudar adolescentes à tornarem-se empreendedores para que apresentem um melhor desempenho podendo assumir posições de liderança na vida profissional, preparando-os para o desligamento da Instituição.

OFICINAS DE ASSISTÊNCIAS MÉDICA E ODONTOLÓGICA: De acordo com o Art.7º do ECA, a criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

OFICINA DE CULTIVO DE HORTAS: Além de incentivar a alimentação saudável e o contato com a natureza, A OFICINA DE CULTIVO DE HORTAS DO ADOTAR faz com que crianças e adolescentes trabalhem juntos por um bem comum e desenvolve neles paciência e responsabilidade.

OFICINA DE CAVALARIA DA PMMG: A terapia que utiliza cavalos para beneficiar crianças, adolescentes, portadores de deficiências e problemas de relacionamento pessoal é a equoterapia.  O ADOTAR, através da OFICINA DE CAVALARIA DA PMMG, disponibiliza a equoterapia para crianças e adolescentes institucionalizados em abrigos.

OFICINA DE VISITAS AOS BEBÊS: O ADOTAR leva seus voluntários aos abrigos para dar colo aos bebês que passam com eles períodos de tempo de qualidade. Ao carregar os bebês, dando carinho e amor, os voluntários fazem o papel das mamães, que por algum motivo estão afastadas do convívio com as crianças, tão importante para o seu desenvolvimento.

OFICINA DE MÁSCARAS: Crianças e adolescentes fazem o formato do próprio rosto, em molde de gesso, e o decoram da forma mais agradável a cada um. A partir daí, são levados a compreender sua identidade e individualidade, valorizando a própria imagem e aceitação de si mesmos.

OFICINA DE CHÁ DAS PRINCESAS: Uma tarde inteira de delícias, mimos e momentos de alegria e valorização de crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÕES EXTERNAS: É assegurada pelo ECA a participação de crianças e adolescentes em atividades externas de lazer, esporte, religião e cultura, em interação com a comunidade circundante. Para cumprir e zelar por este direito de crianças e adolescentes, o ADOTAR criou as PROGRAMAÇÕES EXTERNAS que permitem que eles possam desfrutar dos direitos elencados acima.

DATAS COMEMORATIVAS E FESTAS TEMÁTICAS: Considerando que crianças e adolescentes acolhidos precisam envolver-se em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e suas transformações, o ADOTAR apresenta oportunidades para crescimento intelectual e envolvimento no mundo social, oportunizando aos acolhidos momentos de reflexão referentes aos valores cívicos, familiares e religiosos e promovendo a interação entre os próprios institucionalizados, os funcionários do acolhimento, os Voluntários do ADOTAR e, quando possível, suas famílias de origem. Visando atender demandas ainda a descoberto, o ADOTAR organiza eventos para datas comemorativas, e festas temáticas, tais como: Aniversariantes do Mês, Dia das Mães, Páscoa, Festa Junina, Dia das Crianças, Natal, Festa Teen, Festa do Fundo do Mar, Festa dos Super Heróis, Festa do Picnic, Festa do Circo, Festa dos Emojis, Festa das Bonecas, Festa Tropical, Festa Baile de Debutantes, sem prejuízo de outras, a fim de minimizar a ausência ou distância da família, levando alegria, presentes e amor e formando vínculos afetivos, através do lazer e mudança do ambiente da instituição acolhedora, bem como melhorando a autoestima dos acolhidos, desenvolvendo relacionamentos e incentivando a cultura através de temas às vezes desconhecidos por eles, levando-os à reflexão e novas descobertas.

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