Quando nasce um bebê, todo mundo quer conhecê-lo! É uma festa! E a ansiedade para realizar visitas aumenta a cada dia! Mas alguns cuidados precisam ser tomados para que a visita ao bebê não vire um passeio turístico.

Em primeiro lugar, é importante saber se os pais preferem visitas na maternidade ou em casa. Atualmente, vários casais optam por receber os parentes e amigos no próprio hospital. Outros preferem em casa. Então, é preciso perguntar!

No caso de familiares próximos, as visitas podem ser feitas no hospital ou em casa. Normalmente, não há restrições por parte dos pais. No entanto, as decisões dos mesmos devem ser respeitadas, sempre!

Devemos nos lembrar de que o nascimento de um bebê altera toda uma rotina familiar. Além disso, para o recém-nascido tudo é novo e, muitas vezes, desconfortável! Imagine alguém que morava dentro do útero, quentinho, escuro, tranquilo, alimentava-se sem pensar… De repente, sai do seu habitat natural e vem para um mundo cheio de luzes, barulhos, precisa se alimentar pela boca, a temperatura é outra… Não deve ser nada agradável, certo? Por isso, é importante respeitar esse momento novo do bebê. Assim como os pais, ele também precisa se adaptar à nova rotina.

Então, se você vai visitar um bebê, vale a pena seguir algumas regrinhas:

HOSPITAL OU CASA

Como já dito, esta é uma pergunta que deve ser feita aos pais da criança antes de ela nascer. Onde eles querem receber visitas? Estão dispostos a receber parentes e amigos ou só os mais próximos? Sempre respeite a decisão dos pais. Lembrem-se de que não é nada fácil os primeiros dias (e até meses) com um novo membro na família.

Alguns especialistas recomendam que se espere 21 dias para visitar um recém-nascido (exceto familiares bem próximos). Esse é o tempo necessário para se começar a acostumar com um novo hábito.

JAMAIS VISITE SEM AVISAR ANTES

Ligar antes é fundamental! Nunca se sabe se é uma boa hora para visitas. Tanto os pais quanto o bebê estão se adaptando e precisam de privacidade. Ligue e pergunte se pode ir naquele horário ou se é melhor esperar alguns dias.

PERGUNTE SE A MÃE PRECISA DE ALGO

É delicado perguntar se a mãe precisa de alguma coisa. Nos primeiros dias é quase impossível sair de casa, então, se você puder levar algo é maravilhoso! Pode ser um lanche, uma pomada que a mãe esqueceu… enfim, o que ela precisar! E se você for íntimo, ao chegar na casa para visitar o bebê, ofereça ajuda (para qualquer coisa). Pode ser lavar uma louça, estender uma roupa ou até vigiar o bebê enquanto a mãe toma banho.

FAÇA VISITAS RÁPIDAS

As visitas não devem ser demoradas! É apenas uma forma de demonstrar carinho e afeição pela família. Deixem as visitas demoradas para depois.

NÃO VISITE SE ESTIVER DOENTE

Nunca visite um recém-nascido doente! Pode ser qualquer doença (gripe, resfriado, conjuntivite, etc.); não vá! O risco de infecção é enorme!

SEMPRE HIGIENIZE MÃOS E BRAÇOS

Ao adentrar o espaço em que se encontra o bebê, a primeira coisa a se fazer é lavar as mãos e os braços. Sim! Fazer a higiene de forma correta. Além disso, sempre peça o álcool em gel para passar depois. Se possível, já leve um na bolsa.

NÃO TOQUE NAS MÃOS DO BEBÊ

As mãos são uma das partes mais gostosas e todo mundo quer tocar. Mas não pode! O bebê passa a mão pelo rosto, coloca na boca e o risco de infecção é grande.

NÃO BEIJE O BEBÊ

Beijos deixem para mais tarde! Bebês muito pequenos se contaminam facilmente. E a principal “porta” de entrada são rosto, nariz e boca. Deixem os beijos apenas para os pais.

CARREGAR O BEBÊ

Não peça para pegar o bebê no colo. Muitos pais se sentem inseguros, pois os bebês são muito frágeis e indefesos. Deixe que eles ofereçam para pegar. Mas, se você tem liberdade,  pode perguntar. Se os pais autorizarem, pegue um pouquinho e logo devolva. Ah, nada de pedir para acordar a criança só para pegar no colo.

PRESENTES

Se você quer levar um presente para o bebê, para a mãe ou para o pai, ótimo! Eles vão amar! Só não se esqueça de que, se tiver irmão mais velho, leve alguma coisinha para ele também. O nascimento de um bebê traz muitas mudanças na vida dos irmãos.

PRIVACIDADE

Lembrem-se de que os pais e o bebê estão se adaptando a uma nova rotina! Eles precisam de privacidade também! Se estiver na hora do banho, amamentação, troca de fralda, deixe a mãe à vontade para que ela decida se você pode estar perto ou não.

NÃO FAÇA BARULHO

Qualquer barulhinho é alto para o bebê. Então, evite falar alto, deixar o celular ligado (deixe no silencioso), colocar músicas altas.

CUIDADO COM CHEIROS FORTES

Ao visitar um bebê, não use perfume, cremes, loções. E, claro, jamais fume! Nem antes da visita, pois o cheiro não sai da pessoa.

FOTOGRAFIAS

Sempre pergunte antes de fotografar o bebê e jamais use flash. Com o advento das câmeras de celular, muitos já chegam tirando fotos. Não faça isso! E mais, sempre pergunte antes de postar alguma foto em redes sociais. Muitos pais não querem expor seus filhos e isso é um direito deles.

NÃO FIQUE DANDO PALPITES

Evite querer ensinar os pais a cuidar do filho. Não fique falando sobre como você fez com o seu filho. Caso os pais peçam opinião, aí sim, fale o que acha, mas sem ensinar demais.

Essas são apenas algumas dicas principais! O ideal é sempre ter bom senso na hora de visitar um bebê. Tenho certeza que com muito amor e carinho, tudo dá certo!

Se você tem alguma outra dúvida, mande para o Canal Infantil!

*Foto: Getty Images

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial