Você sabe o que é Síndrome de Burnout? Sabe que ela tem crescido muitos nos últimos anos? E que em tempos de pandemia e trabalho em casa essa síndrome pode atingir ainda mais pessoas e que o empregador pode ter responsabilidade também?

Pois bem, trago hoje uma dica de livro que aborda tudo sobre o assunto. Afinal, todos nós fomos afetados pela pandemia e precisamos nos cuidar!

Confiram!

Marcelo Válio, referência na área do direito dos vulneráveis, lança livro sobre uma das doenças que mais cresce em tempos de pandemia

Publicado pela Editora LTr, Síndrome de Burnout e a Responsabilidade do Empregador aborda seus aspectos psicológicos e implicações jurídicas para o empregador causador

A editora LTr, especializada na publicação de obras voltadas para o Direito do Trabalho, está trazendo ao mercado o livro Síndrome de Burnout e a Responsabilidade do Empregador, do autor Marcelo Válio, referência nacional na área do direito dos vulneráveis – pessoas com deficiência, autistas, síndrome de down, doenças raras, burnout, idosos, doentes e empresarial humano.

Síndrome de Burnout e a Responsabilidade do Empregador é resultado de uma investigação sobre a doença, feita pelo autor, sob o âmbito psicológico e jurídico. Segundo Válio, a doença tem fundo psicológico e é caracterizada pela manifestação do esgotamento físico e mental, causado pelo estresse no ambiente de trabalho e nas relações profissionais. “Os agentes estressores vão acometendo as pessoas de forma lenta e gradual, tornando-os incapacitados para o trabalho, seja temporária ou permanentemente.

O livro chega ao mercado em um momento no qual a Síndrome de Burnout está vivendo uma onda de crescimento entre as pessoas por conta da Covid-19, juntando-se aos 33 milhões de brasileiros que já sofrem com a doença, segundo dados da International Stress Management Association.  “A pressão no home office, as incertezas em relação ao futuro e o medo da demissão fizeram com que os trabalhadores se sobrecarregassem ainda mais e desenvolvessem uma série de doenças, incluindo a síndrome”, explica Marcelo Válio.

A síndrome de Burnout é uma condição que já faz parte da nova classificação internacional de doenças (CID) e se refere a um estado de exaustão vital relacionado ao trabalho. “A doença é angustiante, incapacitante para o trabalho e o convívio social do indivíduo, gerando prejuízos tanto individuais quanto sociais, sendo considerada uma doença de etiologia complexa relacionada ao trabalho”, enfatiza o autor. Entre os sintomas da doença estão fadiga, cansaço frequente, dores musculares e de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa.

Com uma linguagem clara, ao longo do livro Marcelo Válio mostra as consequências jurídicas que casos de síndrome de Burnout requerem e a responsabilidade civil que afeta o empregador causador.

Sobre o autor

Prof. Pós Doutor Marcelo Válio é referência nacional na área do direito dos vulneráveis (pessoas com deficiência, autistas, síndrome de down, doenças raras, burnout, idosos, doentes e empresarial humano). Autor de quatro livros, palestrante e professor, atua em defesa da população vulnerável, com grande embasamento técnico no direito das pessoas com deficiência, direito médico, direito do trabalho e direito empresarial humano. É formado em Direito pela PUC-SP, especialista em Direito Constitucional pela ESDC, especialista em Direito Público pela EDP-SP, mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP, doutor em Filosofia do Direito pela UBA (Argentina), doutor em Direito pela Universidade pela FADISP e pós-doutor em Direito pela Universidade de Messina (Itália).

Facebook: Professor Marcelo Válio

LinkedIn: Marcelo Válio

Instagram: @profmarcelovalio

Sobre a editora LTr

Com mais de 80 anos de tradição, a LTr Editora é referência na publicação de livros voltados para o Direito do Trabalho. A empresa nasceu das mãos dos advogados Vasco de Andrade, Carolino de Campos Salles, Ruy de Mello Junqueira, José Domingos Ruiz e José Carlos Macedo Soares Affonseca – Armando Casemiro Costa se juntou a eles em 1937 como gerente e revisor da Revista Legislação do Trabalho. Com o passar dos anos, Armando deu uma nova dimensão à revista, ao contar com a colaboração de profissionais brasileiros e internacionais, e ingressou no universo de edição de livros, em 1968, tomando a frente do negócio. Atualmente, a LTr conta com mais de 4.000 títulos editados, na área do Direito, além da realização de cursos e congressos sobre Direito do Trabalho e Previdência Social.

Assessoria de Imprensa: Betini Comunicação

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial