Vamos começar a semana falando sobre amor? Vivemos em um mundo tão cheio de egoísmo, indiferença, falsidade, brigas, inveja, falta de amor… Mesmo vendo tudo isso no nosso dia a dia, jamais podemos achar que esse é o mundo normal! Não! Precisamos de amor, de paz, de alegria, de solidariedade, de olhar para o outro com carinho e respeito. Não podemos viver indiferentes às situações que nos cercam, ao mundo que nos rodeia.

Sei que muitas vezes não é fácil amar ao próximo e querer o seu bem, principalmente quando ele nos faz algum mal sem motivo, quer apenas nos prejudicar. Mas precisamos ir além e perceber que o mal está na pessoa que o fez e não em nós. Por isso, não podemos reagir e dar o troco na mesma moeda, mas precisamos levantar a cabeça e seguir em frente, com o bem e o amor que há em nosso coração. Já dizem que o mal fica com quem faz, não é mesmo?!

Terminei de ler um livro maravilhoso da Editora Paulinas: “Quando existe AMOR, DEUS aí está”. Nem sei direito como falar sobre ele, pois é um livro tão lindo, tão emocionante, tão delicado, que fica difícil descrevê-lo com palavras. Mas vou tentar, pois acho que todos deveriam ler esse livro e perceber como pode ser simples fazer o bem, estar mais próximo de Deus e ser mais feliz a cada dia!

Escrito por um dos grandes autores da literatura russa, Leon Tolstoi (1828-1910), “Onde existe AMOR, DEUS aí está” conta a história de um sapateiro: o senhor Martyn Avdeitch. Ele morava em um porão que tinha apenas uma janela, e por ela dava para ver apenas os pés das pessoas que passavam na rua. E ele, mesmo sem ver muito o mundo lá fora, conhecia várias pessoas que passavam apenas pelos sapatos que usavam; afinal, Martyn era um sapateiro excelente: trabalhava bem, com bom material, cumpria prazos e tinha um bom preço.

Mas nem tudo era fácil em sua vida… Martyn e sua esposa tiveram filhos, mas eles faleceram, restando apenas um menino de três anos. Um belo dia, sua esposa também falece e ele se vê sozinho com um garoto pequeno. Chegou a pensar em deixar o menino com sua irmã, mas sabia que seu filho não conseguiria viver em uma família estranha. Ficou o filho e este se tornou o seu maior amor! Até que um dia, o menino teve febre e morreu. Ali a vida de Martyn acabou! Ele ficou tão desesperado que passou a reclamar de Deus e a pedir a sua morte também.

Eis que um dia, passa pela sua casa um velhinho, vindo de um mosteiro, e eles começaram a conversar. Martyn contou todo o seu sofrimento. O velhinho o ouviu e tentou mostrar ao sapateiro que Deus tinha o melhor para ele, mesmo que ele não acreditasse; e ainda falou para ele viver para Deus, assim seu coração se acalmaria.

No mesmo dia, tocado com a conversa que teve com o velhinho, Martyn comprou o Novo Testamento e começou a lê-lo. A cada leitura, ele percebia algo diferente e sentia-se bem espiritualmente, então, não mais parou de ler. Todos os dias, ele se debruçava sobre a mesa e lia o seu livro.

Porém, um dia, Martyn leu demais e perdeu a hora. A passagem havia lhe chamado tanto a atenção, que ele se colocou a pensar sobre o trecho lido, e acabou adormecendo. E é aí que a história começa e o verdadeiro sentido do amor nos é revelado! Não posso contar mais, mesmo querendo muito…. Vale a pena ler o livro e refletir sobre a vida! As ilustrações, de Lorena Chiuppi, são tão lindas, que nos permitem viajar pela história e sentir o amor verdadeiro!

Muitas vezes, estamos tão tristes, sofrendo tanto, que nos sentimos sozinhos. Procuramos Deus e nem percebemos que Ele está ao nosso lado, em vários momentos do nosso dia. Afinal, “Onde existe AMOR, DEUS aí está”!

“Todos pensar em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo”. Leon Tolstoi

 Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial