Hoje tenho uma dica de livro muito legal para os bebês: “O Casamento do Passarinho”, da Editora Companhia das Letrinhas. Esse é o primeiro livro do escritor e ilustrador alemão Hendrik Jonas no Brasil.

Por que a vaca faz “mu”, o gato faz “miau” e o burro faz “ió?”. Em O casamento do Passarinho, o escritor e ilustrador alemão Hendrik Jonas apresenta os sons de cada bicho aos bebês ao narrar o encontro de um simpático pássaro com a sua própria voz. Indicado para a primeira infância, o livro é ideal para leitura com crianças a partir dos dois anos.

Um conto acumulativo para bebês – No livro, a história é contada a partir do tradicional gênero narrativo do conto acumulativo (também chamado de conto rítmico ou conto de encadear), que repete falas, personagens e ações para
dar ritmo ao texto escrito e/ou ilustrado. Aqui, a repetição convida as crianças a participar da história, imaginando o que afinal vai acontecer para resolver o problema do protagonista.

Já é primavera na floresta, e a bicharada toda está pronta para cantarolar. Cada um do seu jeito, eles piam, miam, e latem para pertencer aos seus grupos. Porém, um dos bichos está muito confuso: o passarinho esqueceu como se canta. Para ele, isso significa ficar solitário, afinal, sem o seu gorjeio, ele não consegue encontrar alguém para se casar. Ele se perdeu da própria voz bem na hora em que procuraria uma pretendente. É aí que todos os bichos da floresta aparecem, um a um, atraídos pelas tentativas frustradas do pássaro de entoar o seu canto. Mas será mesmo que existe um jeito “certo” de cantar? Conforme o porco, a vaca, a cabra, o gato e outros bichos vão aparecendo, o leitor se diverte com as  onomatopeias de cada um, e a confusão que um pio no bico errado pode causar.

O casamento do passarinho é uma divertida fábula sobre a identidade contida no canto de cada um. Com simplicidade e leveza, o autor abre caminho para conversar com as crianças sobre aquilo que nos torna iguais e aquilo que nos diferencia na forma como nos comunicamos no mundo. No final, talvez o que importe mesmo não seja necessariamente ter uma voz igual a dos outros, mas sim encontrar quem entenda a nossa língua.

SINOPSE
Quando a primavera chega, os passarinhos cantam para atrair suas noivas passarinhas. Mas o protagonista desta história esqueceu o próprio canto! Então ele resolve arriscar alguns sons que já ouviu por aí. Será que ele vai ter sorte? Esse livro ilustrado apresenta aos leitores iniciantes onomatopeias dos sons produzidos pelos animais de uma maneira muito divertida e cativante, com um final surpreendente.

SOBRE O AUTOR
Hendrik Jonas nasceu na Alemanha e estudou desenho gráfico e ilustração em Augsburgo e em Barcelona. Ele mora em Berlim, onde trabalha como ilustrador para várias editoras e também ilustra e escreve seus próprios livros infantis.

Assessoria de Imprensa: Companhia das Letrinhas