Quem mais ama escrever e receber cartas? Desde pequena, sempre gostei de enviar cartas para as amigas. Escrevia em papel de carta, colava o selo, ia ao correio… Era uma festa! E depois aquela ansiedade gostosa de esperar a resposta. Como era bom e divertido!

Hoje em dia, com a tecnologia, as cartas ficaram obsoletas, mas nada substitui receber um carinho em forma de papel. E por falar em cartas, acabei de ler um livro maravilhoso da Editora Paulinas: “Cartas a povos distantes”, que já encanta pela capa, pelas cores, pelo formato e pela beleza!

Escrito por Fábio Monteiro e ilustrado por Simone Matias, o livro conta a história de Giramundo, um menino que morava em São Paulo, conhecia todos os livros de geografia e de cartografia e adorava falar em línguas que não existiam. Até que um dia, ele recebeu uma carta muito estranha! No destinatário, apenas Giramundo (sim, era ele mesmo); mas o remetente continha um endereço de Angola, na África, e não havia um nome, apenas: “um novo amigo”. E dentro do envelope, somente a data e o local de origem.

Mas o que seria isso? Quem havia mandado uma carta sem qualquer assunto e sem se identificar? Giramundo ficou sem entender nada. No mundo atual, com a tecnologia, não seria mais fácil usar o telefone ou enviar um telegrama? Ele pensou, pensou… Mas a sua curiosidade era tão grande que ele resolveu escrever uma resposta para esse novo amigo.

Pegou um papel, escreveu apenas oi e logo enviou para o remetente. Será que ia receber uma resposta? Será que eles se tornariam amigos?

Os dias passaram até que chegou a tão esperada resposta… E uma surpresa: a carta tinha conteúdo e nome daquele que a enviou: Giramundo! Sim, era um outro Giramundo que morava a quilômetros de distância. Como isso é possível?

E foi assim que a troca de cartas começou… Muitas coisas ainda vão acontecer nesse livro… E vou dizer uma coisa: a história é incrível e muito emocionante! O autor consegue nos levar por uma viagem entre cartas, memórias, amizades e muito mais! Estou encantada por esse livro! Tenho certeza que você também ficará!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial