Dia das Crianças chegando e nada melhor do que falar sobre o brincar na infância! Você brinca com o seu filho? Separa um tempo de qualidade para estar presente na vida dele? Você sabia que as brincadeiras e os livros são fundamentais para o desenvolvimento infantil, em especial, para a comunicação e a fala? E não é só isso: brincar com as crianças é reviver a infância, é se conectar com o seu filho, é criar laços e memórias que ficarão para sempre na vida de vocês!

E para falar sobre o brincar na infância, conversei com as irmãs Flávia Felipe Silvino (Fonoaudióloga e Mestre em Linguística/UFMG) e Renata Felipe Silvino (Bióloga e Doutora em Ecologia/UFMG) que criaram uma plataforma espetacular: Brincar para Falar! É um espaço para aprender mais sobre a importância do brincar na comunicação, para ter uma curadoria especializada na hora de escolher os brinquedos e os livros do seu filho e ainda poder comprar itens selecionados a dedo pelas especialistas. (https://brincarparafalar.com.br/)

Confira a entrevista e conheça um pouco mais sobre a importância do brincar e sobre o Brincar para Falar! Eu estou encantada!

CANAL INFANTIL – Qual a importância das brincadeiras na infância?

BRINCAR PARA FALAR – O brincar é essencial para a vida das crianças contribuindo para o desenvolvimento das habilidades sociais, solução de problemas, desenvolvimento motor e principalmente para a saúde mental. Quando a criança brinca de faz de conta, aprende a se expressar melhor, a entender as emoções e a criar soluções para os seus desafios imaginários. O brincar tem inúmeras funções para o desenvolvimento integral das crianças, mas destacamos o aprimoramento das habilidades linguísticas e assim sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação da criança.

CANAL INFANTIL – Como o brincar pode estimular as crianças e a partir de qual idade o brincar tem essa função?

BRINCAR PARA FALAR – O brincar é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento infantil, especialmente durante a primeira infância, que engloba de 1 a 6 anos de idade. Os bebês, desde o nascimento, começam a explorar o mundo através de atividades sensoriais, como tocar e levar objetos à boca. Nessa fase inicial, brinquedos que produzem sons, com texturas e livros de pano são ideais para estimular seus sentidos.

Entre 2-5 anos, o principal brincar é o de faz de conta. As crianças começam a desenvolver suas habilidades linguísticas, criando histórias e imitando seus personagens favoritos. Brinquedos como bonecas, carrinhos, utensílios de cozinha de brinquedo e blocos de construção são os mais indicados para essa fase.

Acima de 5 anos, as crianças estão mais próximas da idade escolar e o brincar se torna mais estruturado e cooperativo. Brincar com blocos de construção mais complexos, resolver quebra-cabeças desafiadores e jogar jogos de tabuleiro com regras são ótimas opções. Essa fase é crucial para o desenvolvimento social, já que as crianças aprendem a compartilhar e cooperar.

É importante ressaltar que o brincar não tem idade limite. Mesmo após a entrada na escola, as crianças continuam se beneficiando de atividades lúdicas. O brincar promove o desenvolvimento da linguagem, cognitivo, social e emocional, sendo importante em todas as idades.

CANAL INFANTIL – Como surgiu o Brincar Para Falar?

BRINCAR PARA FALAR – O brincar se revelou como uma abordagem incrivelmente eficaz ao longo da minha carreira. Acredito que a principal razão para isso é a maneira natural como as crianças se envolvem e aprendem por meio do brincar. Estou constantemente pesquisando sobre como o brincar afeta o desenvolvimento da linguagem nas crianças. Isso não apenas ajuda a embasar minha abordagem, mas também me permite oferecer aos pais uma compreensão sobre o porquê do brincar ser tão importante. Existe uma relação direta entre o brincar e o desenvolvimento da linguagem da criança. A fala vai sendo enriquecida da mesma forma que o brincar fica mais elaborado. Essa relação do brincar com a fala produziu o desejo de escrever e criar um conteúdo sobre o tema. Assim surgiu o “Brincar para Falar”.

CANAL INFANTIL – Qual o objetivo do Brincar para Falar?

BRINCAR PARA FALAR – O objetivo principal é informar sobre a importância do brincar no desenvolvimento da comunicação da criança e apresentar estratégias para criar oportunidades de comunicação para a criança através do brincar.

Flávia Felipe Silvino

CANAL INFANTIL – A fala vem pelo brincar?

BRINCAR PARA FALAR – A origem da fala também está intrinsecamente ligada ao ato de brincar. A fala é o produto final de um processo que se inicia assim que a criança começa a interagir com o mundo à sua volta.

Ao nascer, a criança inicia sua jornada de interação principalmente por meio do contato visual com sua mãe. Esse contato visual é vital e se desenvolve com a ajuda da voz da mãe e suas expressões faciais. Essa interação inicial entre mãe e criança marca o início das brincadeiras na vida da criança.

Para manter o interesse da criança, o adulto assume o papel de estimular essa interação através de sons e expressões divertidas. A criança, por sua vez, responde a essa interação produzindo sons vocais. O progresso dessa interação é fundamental para o desenvolvimento da linguagem, pois envolve a troca de turnos, onde um dos participantes observa e escuta enquanto o outro produz expressões e sons.

Conforme essa interação evolui, o próprio ato de brincar da criança também progride, oferecendo oportunidades para vivenciar outros pré-requisitos importantes no desenvolvimento da linguagem, como a atenção conjunta, o engajamento, o apontar e a imitação.

Outro aspecto crucial é que, por meio do brincar, as crianças expandem seu vocabulário e adquirem novos conceitos. Muitas vezes, o brincar envolve a criação de cenários e histórias, o que estimula a fala e a capacidade de expressar ideias de maneira criativa. Além disso, as brincadeiras frequentemente introduzem novos conceitos e temas, ajudando as crianças a ampliar seu conhecimento e compreensão do mundo ao seu redor. Portanto, o brincar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem das crianças, proporcionando oportunidades de aprendizado, interação e comunicação.

CANAL INFANTIL – Vocês começaram um novo projeto. Conta um pouco sobre ele.

BRINCAR PARA FALAR – Na verdade, é a expansão de um projeto, que até, então, constituía de estudos sobre a ferramenta do brincar, do aperfeiçoamento das minhas intervenções terapêuticas junto aos pacientes e da produção de conteúdo digital sobre o tema. No entanto, senti a necessidade de ampliar as ações. São elas:

  1. Loja ‘Brincar para Falar’, que oferece uma ampla seleção de brinquedos educativos e livros infantis de alta qualidade, com foco na promoção do desenvolvimento da linguagem e habilidades cognitivas.
  2. Consultoria de Seleção de Brinquedos e Livros, que é constituída de serviços personalizados de consultoria para pais e educadores. A consultoria auxilia na ajuda da seleção dos melhores brinquedos e livros para o desenvolvimento da linguagem em crianças. E indica o uso e potencial de cada item. É importante salientar que, brinquedotecas muitas das vezes estão completas, com itens que possuem inúmeras formas de exploração, mas falta condução em seu uso. Nossa consultoria é acima de tudo uma orientação para potencializar o uso de brinquedos e livros em escolas e outras instituições que lidam com o desenvolvimento da linguagem.
  3. Produção de Ebooks, palestras e workshops voltados para o papel do brincar no desenvolvimento da linguagem, estratégias para estimular a comunicação em crianças, entre outros.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da curadoria na hora de escolher livros ou brinquedos?

BRINCAR PARA FALAR – Certamente, a curadoria desempenha um papel crítico na seleção de livros e brinquedos para crianças. A abordagem de seleção deve abranger diversos objetivos para garantir que atendamos eficazmente às necessidades da criança e ao contexto em que estão se divertindo ou aprendendo.

Em primeiro lugar, a curadoria considera cuidadosamente a idade e o estágio de desenvolvimento da criança. É vital que os materiais escolhidos sejam apropriados e desafiadores na medida certa para o desenvolvimento da criança. Além disso, avaliamos o quão interessante e motivador um livro ou brinquedo pode ser, pois isso influencia diretamente o envolvimento da criança.

Também é essencial que os materiais estimulem diversas habilidades, incluindo habilidades de comunicação, motoras, emocionais e linguísticas, bem como a capacidade de interação social. Além disso, a curadoria deve estar alinhada com objetivos educacionais específicos, garantindo que os materiais contribuam para o aprendizado e o crescimento das crianças.

Um aspecto crítico da curadoria é que não se trata de um processo único. Pelo contrário, é um esforço contínuo que requer avaliação e revisão constante. Isso garante que os livros e brinquedos selecionados permaneçam relevantes e eficazes com o tempo.

Em resumo, uma curadoria desempenha um papel fundamental ao garantir que os materiais escolhidos atendam às necessidades e interesses das crianças, criando um ambiente de aprendizado e diversão saudável e enriquecedor.

CANAL INFANTIL – Por meio dos livros e dos jogos, os pais podem estimular seus filhos em casa?

BRINCAR PARA FALAR – Livros são incríveis para as crianças! Eles não só fazem a imaginação voar, mas também ajudam a desenvolver muitas habilidades importantes. Quando as crianças leem livros, elas aprendem novas palavras e como as palavras funcionam, tornando-se melhores na comunicação. Começar cedo com os livros é um ótimo jeito de preparar o terreno para que as crianças estejam melhor preparadas para o processo de alfabetização.

E os jogos são outra maneira super legal de se conectar com seus filhos. Eles são uma chance de brincar juntos e entender como seus pequenos estão vendo o mundo. Jogando, vocês podem aprender coisas novas, usar a imaginação e ainda se divertir.

Resumindo: livros e jogos são como super-heróis do aprendizado das crianças! Eles fazem a educação ser divertida e cheia de descobertas. Os pais podem aproveitar essas ferramentas incríveis para ajudar as crianças a desenvolverem.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da participação dos pais no desenvolvimento das crianças?

BRINCAR PARA FALAR – Os pais possuem a importante função de oferecer apoio para esse brincar desenvolver e atingir os seus objetivos. Isto é crucial, especialmente, diante da significativa exposição das crianças a tecnologia e dispositivos digitais. Acreditamos que o brincar é insubstituível na promoção do desenvolvimento infantil. E falamos do brincar, que permite a interação, a criatividade, o movimento, a afetividade e a vivência.

Desde os primeiros momentos de vida, a criança começa a absorver e aprender com as interações dentro da família. Essas experiências familiares moldam a compreensão da criança sobre como as relações sociais são estabelecidas e mantidas. É nesse ambiente familiar que ela começa a formar suas primeiras conexões emocionais e a desenvolver suas habilidades de comunicação.

CANAL INFANTIL – Deixem uma mensagem para os pais.

BRINCAR PARA FALAR – A qualidade da relação e do tempo oferecido à criança é responsabilidade dos pais. Os pais desempenham um papel essencial em criar um ambiente que promova o desenvolvimento saudável da criança. Isso envolve fornecer tempo de qualidade para interações significativas, expressar afeto e oferecer apoio emocional. Essas experiências familiares positivas formam a base para as futuras interações sociais e emocionais da criança.

O brincar é uma forma fundamental pela qual as crianças aprendem sobre o mundo ao seu redor e desenvolvem suas habilidades sociais. Dentro do contexto familiar, o brincar é uma ferramenta poderosa para fortalecer os laços familiares e proporcionar momentos de aprendizado e diversão. Os pais podem utilizar o brincar como uma oportunidade para estimular a imaginação da criança, promover a resolução de problemas e facilitar o desenvolvimento da linguagem. Assim, o brincar não apenas enriquece a qualidade das interações familiares, mas também impulsiona o crescimento saudável e o bem-estar da criança.

A família desempenha um papel muito importante no desenvolvimento infantil, com os pais como principais agentes desse processo. A qualidade das interações familiares, a atenção dedicada à criança e o uso do brincar são aspectos essenciais para criar um ambiente favorável ao crescimento e ao desenvolvimento saudável da criança.

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