Hoje é o Dia Mundial da Alimentação! Que assunto importante, não é mesmo? Você cuida da sua alimentação? E da do seu filho? Quer emagrecer? Já parou para pensar sobre alergias alimentares? São muitas as perguntas relacionadas à alimentação e, neste dia, nada melhor do que contar a história de uma nutricionista! Ela é uma super mãe, especialista em APLV, tem um bebê alérgico e já passou por um processo de emagrecimento sem nenhuma cirurgia. Estou falando da Raquel Righi, uma amiga e parceira do Blog Canal Infantil!

Raquel, na infância, foi uma criança gordinha e brigava com a balança em sua adolescência. Pensando nisso, escolheu seguir pelos caminhos da Nutrição. “Quando estava na época do vestibular, eu estava acima do peso e resolvi fazer Nutrição para me ajudar. Eu pensei: sempre quis ajudar as pessoas, mas eu quero muito cuidar de mim primeiro, pois quero aprender a lidar com o alimento de forma adequada. Entrei no mundo da Nutrição! Consegui chegar ao peso que eu queria, de forma saudável, bem tranquila, aprendi a ajudar as pessoas e descobri a nutrição materno infantil, que sempre foi a minha paixão”, relembra Raquel.

Raquel chegou a pesar mais de 120 kg.

Raquel começou a clinicar e a trabalhar com emagrecimento. Estava tudo ótimo! Mas a vida, às vezes, leva-nos por outros caminhos que não estávamos esperando. “Em alguns dos percalços da vida, eu me descobri com um problema hormonal bastante delicado e, nesse momento, cheguei a pesar mais de 120 quilos. Um descontrole emocional, uma fase difícil! Precisei me reestruturar de acordo com a Nutrição. Nesse período, eu tive um diagnóstico de infertilidade, eu não poderia ser mãe. Foi muito difícil lidar com tudo isso. Mas consegui, dei a volta por cima, coloquei a Nutrição do meu lado. Com uma alimentação saudável, consegui retomar o que eu gostaria de ter como peso ideal, como saúde. Não por padrões estéticos, por nada, por mim! E emagreci 53 quilos sem cirurgia bariátrica! Não foi fácil, mas valeu a pena”, destaca Raquel!

Raquel e Fabrício esperando João Ricardo!

E como a vida nos surpreende a cada dia, eis que de repente, Raquel descobre que estava grávida! “Nessa época eu já trabalhava com gestantes, atendia crianças. Foi um sonho realizado! E, mais uma vez, eu pude colocar em prática, na minha vida, o exercício da Nutrição! Para cuidar da minha alimentação durante a gestação do João Ricardo. Eu engordei relativamente pouco, dentro dos padrões esperados da saúde, com muita tranquilidade”, conta a nutricionista.

“Eu já estudava e trabalhava com nutrição infantil e eis que o João Ricardo nasce com alergia à proteína do leite. Para uma mãe, nutricionista, que tomou todos os cuidados na gestação, apaixonada por nutrição materno infantil, eu simplesmente virei um ser que estuda alergias alimentares 24 horas por dia. Eu me dedico a isso com todo o amor do mundo! Estou terminando um outro curso, uma especialização de modulação intestinal, para ajudar as pessoas a entenderem melhor as secreções do intestino e, com isso, ajudar as crianças a trabalhar melhor a alergia alimentar, que é minha paixão e meu grande foco de trabalho hoje”, destaca Raquel.

E é pela dedicação e carinho ao trabalho que Raquel conquista tantas pessoas! Seus pacientes são só elogios! No consultório, a nutricionista trabalha de forma humanizada e acolhe quem a procura. “Eu não tenho um roteiro de consulta, eu deixo que as mães me tragam esse roteiro, pois, muitas vezes, o que a mãe mais precisa é de alguém que escute o que ela tem a dizer. Que alguém entenda as individualidades do filho dela, da alergia do filho dela, da rotina da casa, da família, para que a gente possa, de uma forma efetiva, ajudar essa família a não só lidar com a alergia alimentar, mas alcançar a tolerância imunológica, sem sofrimento ou com o mínimo de sofrimento possível, de uma forma tranquila, sem riscos para a criança, de uma forma que a gente consiga interagir com toda a família. Isso é o mais importante: ter humanização no atendimento, olhar aquela mãe, aquela criança, aquela família como única, que é o que ela é. Tratar a mãe e a criança com todo o carinho e atenção que elas precisam e merecem”, ressalta Raquel!

Como nutricionista e mãe de uma criança alérgica, Raquel deixa uma mensagem para as mamães: “é possível a gente aprender a lidar com o mundo da alergia alimentar de uma forma serena, encontrar luz no fim do túnel desse novo mundo que, muitas vezes, parece ser tão assustador, traz tanto medo, insegurança. É difícil, mas podemos lidar com isso, podemos vencer o medo! Nossos filhos precisam que a gente tenha coragem de procurar boas informações, de enfrentar tudo, de estar ao lado deles de forma plena. Para isso precisamos estar bem! Para que eles possam ter o melhor atendimento, o máximo de carinho, atenção e amor que eles merecem. E saber que isso tudo vai passar, mas que precisa primeiro de cuidados especiais, de amor, de carinho e de dedicação para que isso passe mais rápido e de forma mais tranquila”, conclui Raquel.

Raquel Righi é nutricionista (CRN 9476), especialista em APLV, e parceira do Blog Canal Infantil.

Contatos: (31) 99143-9341 / raquelrighireis@gmail.com / @raquelrighinutri

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial