Você já parou para pensar sobre qual o verdadeiro significado do Natal e como agimos diante dessa festa? Esta semana acabei de ler um livro lindo e super delicado, da Editora Paulinas, que me fez refletir muito sobre o Natal.

Escrito pela Irmã Maria Crismanda Saraiva de Oliveira, “O Natal de Fred” conta a história de um garoto que morava na Ilha do Coração. Durante todo o dia, Fred se encantava por cada momento como o nascer do sol, o nascimento de uma flor, de um pintinho. Todo nascimento, para ele, era natal! Afinal, natal significa o nascimento de Jesus Cristo!

Porém, Fred quis sair de sua cidade em busca do natal em outros lugares. Ao chegar em uma cidade grande, ele se depara com bolas coloridas, enfeites por toda parte, ou seja, um natal que até então ele não conhecia. Começou a ver as pessoas falarem em festa, enfeite, compras, roupas novas, mas nada a respeito de nascimento. O que será esse natal que não representa um nascimento? Fred busca uma resposta, mas não a encontra.

Vivemos em um mundo onde o consumismo tomou conta de nós! Queremos ter, ter e ter! Se vamos à uma festa, precisamos de roupas novas. Se tem uma data especial, precisamos comprar presentes. Mas onde fica o real significado de tudo? Será que não devemos ser mais do que ter? É claro que a troca de presentes, a ceia, a reunião de família são momentos importantes do natal! Até mesmo enfeitar a casa é legal! Mas isso não é tudo! Há um sentido maior por trás: o nascimento de Jesus! Precisamos voltar nossos olhos para o outro, para o amor. Muitas vezes, um abraço, uma brincadeira vale muito mais do que um brinquedo! As crianças gostam sim de ganhar presentes, mas gostam muito mais de ter os pais presentes, de um carinho, de uma história.

Um detalhe muito legal do livro “O Natal de Fred” é que ele mostra a importância de nos preocuparmos com o próximo. Estamos tão acostumados com o egocentrismo que nos esquecemos do outro. Fred, ao encontrar um casal muito pobre, com a esposa prestes a dar à luz, começa a procurar o local em que acontecerá o natal do nascimento dessa criança. Mas, muitas pessoas, vivendo o individualismo, não dão lugar para o casal. Até que um senhor os acolhe e o verdadeiro significado do natal acontece: uma criança nasce!

O livro é simplesmente lindo e apresenta uma bela reflexão! Vale muito a pena a leitura! Você vai vivenciar a solidariedade, a fraternidade, o amor, a união, o nascimento… As ilustrações, feitas por Lúcia Hiratuka, dão um toque especial!

Aproveite que o Natal já é na próxima semana e faça uma reflexão sobre como foi o seu ano, o que você fez, quais pessoas você ajudou. Precisamos viver o nascimento de Jesus todos os dias, e não só na noite de Natal! Muitas pessoas só se preocupam com os enfeites, com a bebida, com a roupa nova, com os presentes, mas se esquecem de olhar para dentro! A vida é muito mais do que a imagem que passamos para o outro. O verdadeiro eu se encontra dentro de nós!

Viva o Natal! Aproveite com a sua família! E tenha esperança sempre de um mundo melhor!

*Em Belo Horizonte, você encontra este livro na Livraria Paulinas – Avenida Afonso Pena,  2.142, Funcionários)

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial