Mais uma vez, venho aqui falar sobre a importância de ter tempo para os filhos! Sei que nem sempre é fácil, que muitas vezes estamos cansados, que temos que trabalhar, cuidar da casa, ir ao supermercado, ao banco… Enfim, o dia parece precisar de mais 24 horas para darmos conta de tudo! Eu entendo. Mas, diante do mundo em que vivemos, é muito importante que os pais estejam presentes na vida dos filhos!

Temos visto cenas lamentáveis e muito tristes todos os dias. Não temos mais sossego, tranquilidade; o medo tomou conta de nós! O mundo parece querer levar nossos filhos para o abismo. O que, então, devemos fazer?

Semana passada, dois foram os temas mais comentados: o ataque à escola de Suzano, em São Paulo, onde dois jovens entraram atirando dentro da escola matando várias pessoas e ferindo outras, e os vídeos no YouTube que transmitem imagens da Momo, uma assustadora boneca que propõe desafios para levar à criança a matar o outro e também se matar. Diante desses fatos, mais uma vez vem à tona a pergunta: O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSAS CRIANÇAS?

Quando falo aqui no blog sobre a importância de ter tempo para os filhos é porque, ao estamos presentes, conseguimos acompanhar o que os nossos filhos veem nas redes sociais, na televisão e até o que conversam com os colegas. É claro que não é possível estar presente 24 horas por dia, mas é fundamental conversar e acompanhar o que acontece com eles.

Se você faz uma refeição com seu filho por dia, por exemplo, aproveite esse momento para conversar, perguntar como foi o dia da criança, o que ela fez, sobre o que conversou com os colegas, quais desenhos assistiu. Além disso, nunca deixe seu filho pequeno ligado nas redes sociais, YouTube sem um adulto por perto. É preciso ver o que seu ele está assistindo!

E mais, tenha sempre um diálogo aberto com a criança e sem críticas! Ouça o que ela tem a lhe dizer; deixe-a falar sobre seus medos, alegrias, dificuldades. Educar é importante, dar opinião é importante, mas sempre com respeito e sabendo ouvir.

Outro ponto fundamental, é não ignorar os sentimentos dos filhos! Muitas vezes, eles não sabem bem como dizer tudo o que sentem, por isso é importante que os pais estejam atentos a qualquer mudança de comportamento. E, se necessário, devem procurar ajuda profissional!

E, mais uma vez, o uso de telas em excesso deve ser discutido. Os pais não devem permitir telas sem limite aos filhos. É preciso colocar horário e explicar o que pode ou não ser visto. Não estou falando de proibição, mas de disciplina! A criança não deve ser exposta às maldades que vemos nos vídeos e nem ser escrava das telas. Tela em excesso é muito prejudicial em vários sentidos!

Precisamos educar e conversar muito com nossos filhos dentro de casa, para que, quando eles estiverem na rua, não deem ouvido para o que não é bom!

VAMOS CUIDAR DE NOSSAS CRIANÇAS! VAMOS AJUDAR PARA QUE ELAS FAÇAM UM MUNDO MELHOR PARA SE VIVER!

 

Leia também: O USO DE TELAS E A VISÃO DAS CRIANÇAS

A TECNOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NO SONO

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial