Há pouco tempo falei sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Este é um “transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade” (Fonte: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/).

E para tratar desse tema com as crianças, nada melhor do que um livro! Hoje quero falar sobre o “João Agitadão”, um livro muito bacana escrito pela Lia de Paula Moraes e ilustrado por Ney Megale. “João Agitadão” conta a história de um garoto com TDAH e como é a sua vida diária na escola, nas brincadeiras, quando sai na rua, em casa. O livro aborda, de forma clara e objetiva, aspectos importantes sobre o transtorno e como lidar com as diferenças. E as ilustrações? Lindas e cheias de vida! Conseguem retratar claramente as situações descritas.

O livro é indicado para crianças de todas as idades, além de pais, educadores e profissionais que atuam com crianças.

Entrevistei a autora, Lia de Paula Moraes, que tem um filho hiperativo e contou um pouquinho sobre como surgiu o “João Agitadão”. Confiram!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro?

LIA DE PAULA MORAES – Eu era psicóloga do SUS e usava livros infantis escolhidos de acordo com as dificuldades apresentadas pelas crianças. Lia a história e depois pedia um desenho. Na falta de um livro bem rápido de ser lido para as crianças com TDAH, escrevi um texto baseado na minha vivência de mãe de um menino hiperativo. Com o tempo percebi o efeito terapêutico do texto. E assim surgiu a ideia da publicação.

CANAL INFANTIL – Qual a importância do livro para a criança com TDAH e para os colegas e amigos?

LIA DE PAULA MORAES – Frequentemente acontece de o livro ajudar outras crianças a entenderem o TDAH. Além disso, quando a criança com TDAH percebe que o personagem João é parecido com ela, isso reflete positivamente na autoestima da criança.

CANAL INFANTIL – Como os pais podem ajudar o filho com TDAH?

LIA DE PAULA MORAES – Aceitando que o comportamento indesejado não é intencional. Devem procurar focar nas qualidades do filho, evitando comparações. Devem sempre procurar informações confiáveis e priorizar esportes e atividades ao ar livre. Devem valorizar o esforço da criança e sempre procurar motivos verdadeiros para elogiar.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância?

LIA DE PAULA MORAES – A leitura ajuda a desenvolver o vocabulário, a empatia e a imaginação. Mas os livros para a criança hiperativa devem ter ilustrações chamativas e texto não muito extenso.

CANAL INFANTIL – O que você diria para os pais de uma criança com TDAH?

LIA DE PAULA MORAES – Que procurem cultivar o bom humor e foquem nos aspectos positivos e qualidades dos filhos. E não deixem de fazer coisas gratificantes para eles próprios.

Conheça o livro “João Agitadão” e veja que um mundo mais agitado, impulsivo também tem suas inúmeras qualidades! Somos todos diferentes, apenas isso! Eu adorei e indico!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial