Quando nasce um bebê, todo mundo começa a falar sobre a maternidade! A mãe vira o centro das atenções. E está certo! Toda mulher que se torna mãe precisa de uma atenção especial! Mas, e o pai? Qual o seu papel na vida do filho? Por que ainda se fala tão pouco sobre a paternidade e quase não encontramos matérias voltadas para os pais?

Precisamos conversar mais com os pais, tirar suas dúvidas, acolhê-los na paternidade e, principalmente, mostrar que o pai pode ser tão ativo quanto à mãe e que ele é fundamental na vida do filho! A paternidade ativa é muito importante para qualquer criança.

Conversei com o Leandro Ziotto, pai do Vinícius, fundador da Plataforma de conteúdo e formação parental 4daddy. Ele é integrante dos grupos de trabalho “Criança e Adolescente” da Rede Nossa SP, e “Homens pela Primeira Infância” da Rede Nacional Primeira Infância. Atua em ações de advocacy sobre temas como Paternidade, Primeira Infância, Juventude e Direitos Humanos. Realiza rodas de conversas e workshops sobre PaternidadeS e MasculinidadeS.

Confiram a entrevista que fiz com o Leandro e vejam a importância de um pai presente na vida do filho!

CANAL INFANTIL: O QUE É SER PAI PARA VOCÊ?

LEANDRO ZIOTTO: A paternidade foi a tal da “reforma íntima” que tanto ouvimos falar. Foi com ela que me deparei com todos os meus monstros, privilégios e realidade. Mas não quero que um futuro pai que esteja lendo se assuste. Pois esse susto, é libertador e revelador.

Tudo começa a ganhar novos significados. O que estou fazendo? Pra que? Pra quem?

Talvez seja arrogante da minha parte dizer que a paternidade me fez ser um homem melhor. Mas é o sentimento que sinto. A Paternidade me fez ser mais cuidadoso, com os outros, com as pessoas, com o planeta terra, com a minha esposa e, inclusive, comigo mesmo.

CANAL INFANTIL: COMO É A SUA RELAÇÃO COM O VINÍCIUS?

LEANDRO ZIOTTO: Eu não sou o pai biológico do Vini. Ele é fruto da primeira relação da minha ex-esposa. Isso mesmo! Toda vez que conto nossa história, as pessoas sempre se chocam.

A minha paternidade é afetiva. Aquele pai do coração. E, por esse motivo mesmo, sinto tanto orgulho, pois nós dois nos escolhemos, nos adotamos; nos permitimos cuidar um do outro.

Conheci o Vini com 3 pra 4 anos, e agora ele está com 11 anos. E mesmo com a minha separação da mãe dele, e eu agora, casado com a Luisa, minha nova companheira, temos uma relação paterna, com muito afeto.

CANAL INFANTIL: QUAL A IMPORTÂNCIA DA FIGURA PATERNA NA VIDA DA CRIANÇA?

LEANDRO ZIOTTO: Eu poderia dissertar sobre vários estudos científicos feitos no mundo inteiro, sobre a importância da figura ou função paterna na vida de uma criança. Mas sugiro que o leitor dê um Google, pois é um fato. Não tem mais questionamento. E quem tiver interesse é só pesquisar, lá os estudos darão inúmeros argumentos dessa importância.

Vou me ater a apenas expressar o que tenho aprendido cada vez mais na prática, trabalhando com o tema em escolas, comunidades, organizações sociais e até empresas. Uma paternidade presente, responsável, consciente e ativa é bom para todos. Todos saem ganhando. As crianças/filhos, a mãe, a família, a comunidade, o país, o mundo.

CANAL INFANTIL: É PRECISO VALORIZAR MAIS OS PAIS DENTRO DA SOCIEDADE, VISTO QUE, EM QUASE TODOS OS MOMENTOS, AS ATENÇÕES SÃO SEMPRE PARA AS MÃES?

LEANDRO ZIOTTO:  Eu entendo essa desvalorização da figura paterna. Tudo isso é fruto da cultura machista. Pois ela sobrecarrega a figura da mãe, colocando sobre seus ombros todo o peso e a responsabilidade do cuidar e da criação; e, do pai, a responsabilidade de prover. E nessa dinâmica, todos saem perdendo.

O nosso papel, é desconstruir essa visão e não deixá-la se perpetuar, criando meninos e meninas que continuem perpetuando nossos preconceitos e discriminações estruturais e institucionalizadas.

E essas desvalorizações são muito sutis e invisíveis. É em uma licença paternidade de 5 dias, numa frase proferida dizendo que: “cadê a mãe dessa criança?”, bilhetes de escolas endereçados apenas para mães, e muitos outros exemplos. Precisamos virar o jogo, todos nós!!!

CANAL INFANTIL: VOCÊ CRIOU O 4DADDY. COMO SURGIU ESSA IDEIA?

LEANDRO ZIOTTO: A ideia do 4daddy nasceu junto com a minha paternidade. Como falei, conheci a mãe do Vini e o próprio Vini, quando ele tinha 3 pra 4 anos. Um ano depois, fomos todos morar juntos. Mesmo que o Vini já tivesse intimidade comigo, estávamos todos numa dinâmica nova. Nova casa, nova rotina, etc. Se já é difícil para adultos, imagina para uma criança de 4 anos. Então, o Vini teve muita dificuldade para dormir no início.

E depois de meses de choros, desesperos e muita angústia, resolvi pesquisar, numa madrugada agitada, no Google, a seguinte questão: “Como colocar uma criança de 4 anos para dormir”. E foi ali que tive o primeiro choque de realidade sobre o desafio da paternidade e a cultura machista. Fui até a quinta página do Google e não encontrei nada para mim, para PAI.

E foi ali que nasceu a ideia; que precisaria de um espaço, de um canal, onde pais pudessem buscar seus anseios e tirar suas dúvidas. Nascia o 4daddy!!!

CANAL INFANTIL: QUAL MENSAGEM VOCÊ DEIXA PARA OS PAIS QUE ESTÃO EM BUSCA DE UM MELHOR RELACIONAMENTO COM OS FILHOS?

LEANDRO ZIOTTO: Não há pai melhor no mundo que seu filho possa ter, que você mesmo!!! Mas isso não quer dizer que não precise de preparo e empenho. Nos preparamos para uma profissão, para um hobby, e esquecemos de nos preparar para a maior jornada e empreendimento de nossas vidas, que é a paternidade. Então pai, se prepare, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Mas não precisa pirar!

Apenas leia, pesquise, converse sobre, já um ótimo passo a se dar. Não pense que é nato da mulher. Essa é a maior mentira que nos contaram. Paternidade, assim como a maternidade, se aprende. A diferença é que as mulheres foram educadas para cuidar, nós não. E está na hora de nós, homens, nos reposicionarmos nas novas dinâmicas sociais e familiares.

Hoje, em 2019, exercer a paternidade é um ato afetivo, social e político!

E ninguém precisa passar por isso sozinho. Então procure o 4daddy, ou outro grupo de pais, uma rede de apoio!!!!

 

Então, papai, prepare-se! Ser pai é o melhor presente que você pode se dar e dar ao seu filho! Seja um pai de verdade, pesquise, busque ajuda, assuma essa sua nova função e seja feliz!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial