Como funciona a fala de uma criança? E a comunicação, a compreensão da linguagem? Esse é um tema muito importante e que pode ajudar os pais na hora de observar o desenvolvimento dos filhos.

Confiram o texto da Fonoaudióloga Infantil Nathália Vieira.

Por Nathália Vieira

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para trabalhar com a comunicação humana. Somos nós os responsáveis por buscar maneiras alternativas e/ou aumentativas para auxiliar pessoas com prejuízo na comunicação.

Para termos comunicação precisamos de um interlocutor, pessoa que estará recebendo a mensagem falada, escrita, pois a comunicação tem um cunho social. No nosso caso, vocês são os interlocutores que estão recebendo este texto que escrevo.

Mas, para receber este texto, vocês têm que ter um nível de compreensão para ler, entender e depois conseguir passar a informação para outra pessoa, e isso é linguagem. A linguagem é a representação do pensamento.

A linguagem é dividida em receptiva e expressiva. A linguagem receptiva é a capacidade de compreender o que é visto, dito, mostrado ou interpretado. Já a expressiva, como o próprio nome diz, é a capacidade de se expressar, seja por fala, gesto, escrita, olhar, atenção compartilhada…

Dentro da linguagem ainda temos o que chamamos de parâmetros, que dividimos em pelo menos cinco. São eles: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática. Cada parâmetro é muito importante para o desenvolvimento da linguagem e um transtorno pode acometer um deles, como nas trocas de fala, ou vários deles, como é o caso do autismo.

A pragmática é a capacidade linguística de se comunicar, ligada ao uso da linguagem. O bebê se comunica desde o nascimento, quando chora. Por volta dos 10 meses, o bebê já usa a pragmática como forma de satisfazer suas necessidades materiais. Dentro da pragmática que está nossa habilidade de narrar. Então, essa habilidade, assim como os outros parâmetros, se desenvolve ao longo dos anos.

A Semântica é o vocabulário. Sem a semântica não conseguimos desenvolver uma fala de forma pertinente.

Sintaxe é a combinação de organização das palavras para formar frases. Aqui que compreende a gramática. Para que haja aquisição gramatical é necessário ter compreensão. Por volta de 7-8 anos, a criança já tem a aquisição completa desse parâmetro.

Fonológico: aqui falamos dos sons da fala. Esse sistema fonológico é adquirido ao longo dos anos. Por volta dos 5 anos a criança já possui todos os sons da fala.

É importante que o profissional e os pais tenham conhecimento desses parâmetros para intervir de forma eficiente nas crianças que apresentam atraso/transtorno. Obedecendo sempre a ordem de aquisição, sem pular etapas. Em caso de dúvida procure um fonoaudiólogo.

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