O uso de chupetas é um tema bem polêmico tanto para famílias quanto para profissionais. Muitos são a favor, outros totalmente contra. Independente disso, o bico não é um simples objeto, mas é um conforto, um acalento para as crianças. E se a criança chupa bico, uma hora ela vai ter que largá-lo! Isso é o que importa!

Já contei aqui para vocês que o Matheus começou a chupar bico aos 11 meses e antes dos dois anos parou. Foi bem tranquilo! Mas sei que essa não é a realidade da maioria das famílias. A hora de largar a chupeta se transforma em sofrimento e muita ansiedade para as crianças e também seus pais.

Por isso, quero falar de um livro muito bacana que acabei de ler: “Nina e a Estrela de Amigos-Bico”, lançado pela Editora Sinopsys. Escrito pela Psicóloga e Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Joana Helena Siota, o livro conta a história de Nina, uma fadinha que vive em um planeta rodeado de estrelas. E ela tinha um sonho: queria ter uma estrela especial só para ela.

Mas havia algo que Nina amava mais do que as estrelas: seu bico! Sim, Nina tinha um bico lindo e que não largava por nada. Ele lhe fazia companhia em todos os momentos, principalmente quando sentia medo, estava triste, com sono…

As chupetas têm mesmo essa função! Muitas vezes, quando a criança se sente triste ou com medo, a chupeta lhe faz companhia e acalma. Mas os pais precisam criar outras maneiras de confortar os filhos. Afinal, deixar a chupeta faz parte do crescimento e desenvolvimento infantil. Paciência e muita conversa são os melhores caminhos. E foi assim que os pais de Nina fizeram. Eles conversaram com ela e explicaram que ela já estava grande, não precisa mais do seu bico.

Porém, Nina não se conformava em abandonar seu companheiro. Mas é aí que a mamãe fada teve uma grande ideia: criar uma estrela feita de amigos-bico!

“A mãe de Nina explicou, mas disse que com apenas o seu bico não seria possível fazer uma estrela; era muito pouco. Seria necessário juntar mais bicos para isso. Então, Nina ficou animada. Posso conversar com as outras crianças da escola e perguntar se mais alguém gostaria de dar o seu bico para criarmos uma estrela no céu”.

E assim começa a história de Nina e seu bico! Não vou contar mais para não estragar a surpresa! Eu achei fantástica a forma como a autora abordou o tema da retirada da chupeta. Escrito de forma lúdica e bem atrativa, o livro encanta pela história e pela fantasia. Vale a pena a leitura! Tenho certeza que ajudará muitos papais e mamães!

Eu gostaria muito de ter dado meu bico para fazer uma estrela! Só por curiosidade, vocês acreditam que eu chupei bico até os cinco anos? Enfim, cada um tem suas histórias com suas chupetas, mas um dia elas precisam ir embora, né?

E aí, como foi ou está sendo na sua casa?

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial