Se está nos seus planos engravidar, este texto é para você! Confira as dicas da Dra. Cláudia Navarro, Especialista em reprodução assistida.

 

Por Dra. Cláudia Navarro

Engravidar em 2020 está nos seus planos? Siga estas 7 dicas!

Você decidiu ter um bebê ou está, pelo menos, cogitando essa hipótese para este ano? Então, qual o primeiro passo? Os cuidados com sua saúde antes da concepção são importantes para aumentar suas chances de engravidar em 2020 e ter um bebê saudável. Mas, além disso, vale ressaltar que cada mulher tem seu tempo. Para algumas, a preparação demora menos e para outras, mais.

Então, seja essa sua primeira ou quinta gravidez, prepare-se para que você e o bebê fiquem saudáveis. Veja as dicas a seguir:

1.    Planeje a gestação e dê os primeiros passos!

Pode parecer estranho, mas sentar para se organizar faz diferença. Uma conversa com seu parceiro(a) sobre questões ligadas a paternidade faz todo sentido para dar início e, por isso, esse planejamento deve ser feito em conjunto.

2.    O segundo passo é avaliar a saúde do casal. 

Antes de vocês engravidarem, é fundamental visitar o médico e conversar sobre os cuidados necessários nessa fase. Vocês devem discutir com o especialista sobre histórico médico familiar ou algum problema em alguma gravidez anterior.

Também é essencial conversar sobre condições médicas, estilo de vida e comportamento, medicações, vacinas e medicamentos que você estiver tomando. Além disso, é importante saber sobre a possibilidade de necessitar de reprodução assistida e quando é o caso de procurar esse tipo de ajuda.

3.    Adicionar a ingestão de ácido fólico à sua rotina diária é mais uma etapa importante.

O ácido fólico é vitamina B e o ideal é que você faça o consumo de cerca de 400µg por dia, já antes de iniciar a gestação.

Se uma mulher tem uma boa quantidade dessa substância, suficiente a um mês do início da gravidez, consegue se prevenir de defeitos congênitos.

4.    Parar de beber álcool, fumar e usar drogas também é fundamental para quem deseja engravidar.

Esses hábitos podem causar muitos problemas, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Por exemplo, nascimento prematuro, má formações ou até mesmo morte.

5.    A quinta etapa é atingir ou manter um peso saudável. 

Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta os riscos de complicações na gestação, doenças do coração, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer (mama, colo de útero e endométrio).

Estar abaixo do peso também apresenta riscos sérios. O mais recomendado é manter um peso saudável, se necessário, com uma dieta antes da concepção. A prática de atividades úteis também pode auxiliar nessa missão.

6.    Conheça seu histórico familiar.

Descobrir sobre o histórico familiar pode ser importante para a saúde do bebê. Talvez você não saiba de alguma condição genética que sua irmã ou tio tenha, mas compartilhar essas informações com seu médico é fundamental.

Baseado nelas, seu médico poderá te encaminhar para aconselhamento genético. Dessa forma, você poderá identificar questões ligadas a perda de bebês ou infertilidade.

7.    Por fim, esteja mentalmente saudável.

Como você se sente faz toda a diferença neste momento. O equilíbrio emocional é importante e, por isso, você deve estar bem consigo mesma e na relação com seu(sua) parceiro(a).

Preocupações, ansiedade, tristeza e estresse são sentimentos que às vezes nos acometem mas, se eles estiverem indo longe demais, interferindo na sua vida, pode ser necessário um tratamento para chegar ao equilíbrio.

 

É isso! Uma vez que estiver grávida, mantenha seus bons hábitos de saúde e visite seu médico regularmente! Se, após um ano de tentativas, você continuar sem sucesso para engravidar, procure ajuda de um especialista em reprodução assistida.

Foto: Telma Terra

Sobre Cláudia Navarro

Cláudia Navarro é especialista em reprodução assistida. Graduada em medicina pela UFMG em 1988, Cláudia titulou-se mestre e doutora em medicina (obstetrícia e ginecologia) pela instituição federal. Atua na área de ginecologia e obstetrícia, com ênfase em reprodução humana, trabalhando principalmente os seguintes temas: infertilidade, reprodução assistida, endocrinologia ginecológica, doação e congelamento de gametas.

 

 

* Texto enviado pela assessoria de imprensa Hipertexto.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial