Vocês sabem que eu amo falar de livros aqui no Blog Canal Infantil! Acho fundamental incentivarmos a leitura desde cedo. Os hábitos criados na infância costumam ser levados para toda a vida. Então, é muito importante ler com as crianças! E além de ler, por que não incentivar os filhos a criarem suas próprias histórias?

Vocês se lembram do Alexandre Abou-Rejaile Fiorese, que escreveu o livro “Draw my life – ou em português: minha vida em desenhos”? Pois é, ele está agora participando de um projeto muito legal: a Festa Literária Mirim 2020 (FLIMIRIM 2020), que acontece entre os dias 15 e 30 de janeiro. Eu adorei a ideia!

A FLIMIRIM 2020 é uma festa literária, virtual, na qual pequenos escritores farão a troca de seus livros (sim, livros escritos pelas crianças). Após a leitura, cada criança fará uma resenha sobre o livro lido e postará em suas redes sociais. O grande objetivo é incentivar a leitura e a criatividade das crianças; além de divertir, compartilhar e doar. Ah, e além da leitura, as crianças entrevistarão diversos autores! Muito bacana, não?!

Para quem quiser conferir, é só seguir o instagram @flimirim.

Como funciona

Os escritores farão a troca de livros pelo correio e, após a leitura, criarão uma resenha (escrita, por vídeo, foto, live…) da forma que melhor entenderem. O objetivo é deixar a imaginação e a criatividade correrem soltas. Afinal, a Festa Literária é toda deles!

Concluídas as resenhas, elas serão postadas nas redes sociais dos autores e ficarão disponíveis para todos os interessados.

E para fechar com chave de ouro, os garotos doarão todos os livros lidos para uma instituição de caridade. Demais, não!

Escritores Convidados

Ele tem apenas sete anos e lançou o seu primeiro livro em setembro de 2019. Mora no Paraná e acaba de entrar no 3º ano do Ensino Fundamental.

Alexandre é uma criança curiosa, criativa e muito esforçada. Como todo menino, gosta de estar com outras crianças, jogar futsal, nadar, desenhar e correr pelo quintal da casa.

Tem um olhar todo especial para o Planeta Terra, a natureza e os animais. Apaixonado por astronomia, estuda o Universo desde que começou a ler, aos três anos de idade.

Bom questionador, apoia-se na ciência, na física e na matemática para elaborar suas indagações nada convencionais.

Sua fé em Deus e no Anjo da Guarda são indiscutíveis!

Para 2020, seu único plano é ser feliz!

Livro: Draw My Life – Ou em português: minha vida em desenhos

Mãe: Janaína Abou-Rejaile Fiorese

“A leitura é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, aprimora o imaginário, o lúdico e auxilia na aquisição da linguagem”.

“Dividir é como abraçar”!

Ele é de São Paulo. Assim que completou nove anos, André entrou em seu quarto, colocou na porta uma placa com os dizeres “não entre, estou ocupado”, e disse que começaria a escrever seu primeiro livro. E assim fez! Mas não deixou que ninguém visse até finalizá-lo.

Após um mês, entregou aos seus pais o original, escrito a mão, ilustrado, já com capa, contracapa, resenha e biografia do autor.

Sua mãe, escritora de livros infantis, como forma de incentivá-lo, decidiu publicar sua primeira obra.

“Em outra galáxia, Pyral, um menino simples que mora em uma pequena cidade do planeta Sindru, começa uma jornada para desvendar uma misteriosa esfera que caiu do céu”.

Com apenas nove anos, André Martins Marques escreve seu primeiro livro de ficção infantil: Pyral, o grande detetive.

Livro: Pyral, o grande detetive

Mãe: Daniela Marques

Da Bahia, Luiza, aos sete anos, já sabia o que queria ser quando crescesse: escritora.

Uma bela noite, em uma conversa agradável à beira de uma fogueira junina, Luiza descobriu que não precisava esperar tanto para realizar seu sonho. Ela começou a escrever na manhã seguinte e, em apenas três dias, estava pronta a narrativa de seu primeiro livro. Incrível!

Livro: A menina que morava no hotel de cabeça para baixo

Mãe: Juliana Medeiros

Apaixonado por idiomas, o amazonense Samuel Maia Pereira já lia textos em português desde os três anos de idade. Hoje, aos cinco anos, pequeno Samuel, que adora jogar xadrez e resolver expressões matemáticas e pequenas equações, alçou seu primeiro voo como escritor.

Fruto de sua curiosidade aguçada, ele acaba de lançar o livro “Perguntas inteligentes de crianças curiosas”, recheado de explicações acompanhadas de divertidas ilustrações para aquelas perguntas que os pequenos pesquisadores geralmente fazem e deixam os adultos coçando a cabeça.

No livro, questionamentos do cotidiano, que envolvem biologia e física, por exemplo, são esclarecidos de maneira leve e acabam servindo para toda a família. Por que o céu é azul? De onde vem a eletricidade? Por que ficamos resfriados? E por aí vai…

Todas as explicações que constam no livro foram elaboradas pelo próprio Samuel.

Livro: Meu mundo fora da curva

Mãe: Deyse Maia Pereira

“Samuel sempre fala que leitura traz conhecimento e conhecimento é liberdade”.

“Poder contribuir é gratificante”!

Gente, eu amei essa ideia e já estou doida para conhecer todos os livros! Com certeza, vou acompanhar tudo!

E que tal fazer uma festa literária aí na sua casa também? Combine com os amigos, os vizinhos e incentive os seus filhos a usarem mais os livros. Afinal, dentro de um livro moram várias histórias, vários sonhos e muita imaginação!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial