Natal é tempo de confraternização, união, reunião de família, amigos… Todos gostam de se encontrar para celebrar e partilhar uma bela ceia. Porém, é muito importante, na hora de preparar os alimentos, lembrar de todos os participantes do evento. Se tem crianças, por exemplo, é preciso ter algumas receitas palatáveis para os pequenos. Nem toda criança come qualquer alimento.

Além disso, é muito importante pensar nos convidados alérgicos! A alergia alimentar não é frescura e, um simples contato com o alérgeno pode ser fatal! Pensando nisso, as famílias devem ter pratos que possam ser consumidos por todos os convidados, inclusive por aqueles com restrições alimentares. Esse é o espírito do Natal: confraternização entre todos!

Conversei com a nutricionista, especialista em APLV, Raquel Righi, que falou sobre a importância da ceia inclusiva no Natal (e em todas as festas durante o ano). Ela tem um filho alérgico, o João Ricardo, e sabe muito bem os riscos de uma alimentação inadequada.

Segundo Raquel, é possível (e simples) ter uma ceia de Natal inclusiva e saborosa. “Em primeiro lugar, é preciso estar atento às restrições alimentares da família, da criança. Algumas crianças vão restringir apenas leite, outras leite e soja, então, é muito importante um diálogo aberto dentro da família para saber exatamente quais são as restrições naquele momento, pois elas podem mudar; qual fase do tratamento a criança está. Muitas vezes a criança começa a dieta restringindo apenas leite e depois descobre que precisa restringir soja também, por exemplo”, explica Raquel.

Para os responsáveis pela ceia, uma dica bem legal é perguntar para a mãe da criança o que ela tem costume de comer. Isso vale também para crianças não alérgicas, pois, como falei, nem toda criança come de tudo. Raquel destaca ainda que, “no caso de mães que estejam amamentando, deve-se perguntar também o que ela gostaria de comer”.

E hoje tudo é mais fácil e simples! “Se você não quer preparar os alimentos em casa, existem várias pessoas maravilhosas que trabalham com alimentação inclusiva e preparam doces, panetones (sem glúten, sem ovo, sem leite, sem soja)”, ressalta Raquel. No caso de alimentos feitos em casa, “as carnes, por exemplo, podem ser temperadas com tempero caseiro; o creme de leite pode ser substituído pelo creme de arroz ou pelo creme de coco; pode-se fazer uma bacalhoada que não vai leite nem ovo. De entrada, podem ser feitos patês. No caso de não haver restrição a ovo, pode ser usada a maionese. Existem também opções de maionese veganas (com soja) no mercado”, explica Raquel. O que vale é incluir todos os participantes da festa!

Outra dica é incluir, na ceia, frutas in natura, em forma de doces! E para quem gosta de panetone, vale a pena preparar um inclusivo. Tem matéria com a chef Carla Maia, aqui no blog, ensinando a receita.

“E se na hora de preparar a ceia, você achar difícil fazer uma refeição inclusiva, pode comprar em um lugar seguro ou dar a liberdade para a família levar o seu alimento. O diálogo nessa hora é fundamental”, destaca Raquel. “O que a família precisa é ter segurança e saber que ela é bem-vinda na ceia de Natal, que é um momento de partilha, de comemoração e que todos desejam que aquela mãe, aquela criança possam ter segurança alimentar para estarem ali”, afirma a nutricionista.

Então, se você está preparando a ceia de Natal na sua casa, não se esqueça de incluir todos os convidados! E, além de um alimento inclusivo, coloque também na mesa muito amor! “O mais importante de tudo na inclusão não é o cardápio, mas sim o amor, o carinho e a dedicação com aquela família que está passando por um momento de exclusão alimentar, mas precisa fazer uma inclusão de amor. É preciso vivenciar a alergia alimentar de forma amorosa. Lembrar de que é um direito da criança ser incluída. De preferência, coloque na ceia um prato inclusivo, que a criança e a mãe possam comer”, conclui Raquel.

Com amor, alegria e inclusão, tenho certeza que a sua celebração de Natal será muito especial!

Ah, e uma dica muito bacana: para sua ceia ficar ainda mais gostosa, baixe o e-book do Incluir é Chique (https://mailchi.mp/4f2921f7eb44/natalincluirechique). Está cheio de receitas maravilhosas!

 

Raquel Righi é nutricionista (CRN 9476), especialista em APLV, e parceira do Blog Canal Infantil.

Contatos: (31) 99143-9341 / raquelrighireis@gmail.com / @raquelrighinutri

 

 

 

 

 

 

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial