Inclusão! Essa é uma palavra que vem ganhando espaço nos últimos anos. Porém, apesar de muito se falar sobre inclusão, nem sempre vemos, na prática, atitudes inclusivas.

Incluir o outro é um dever de todos! Somos pessoas diferentes, com objetivos diferentes, características diferentes, necessidades diferentes… Mas, mesmo assim, somos todos iguais, todos perfeitos! Por isso a inclusão é tão importante!

Há pouco tempo, conheci o projeto Sessão Azul, que realiza sessões de cinema para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele tem o cuidado de fazer do cinema um ambiente agradável para essas crianças que, muitas vezes, têm dificuldades com o barulho, a iluminação… Porém, nada impede que os pais levem seus filhos em sessões comuns; afinal, o cinema é para todos! Inclusão é isso: realizar momentos especiais para as crianças com alguma deficiência, inclui-las no ambiente comum! Todas são crianças e o que elas mais precisam é de amor e respeito! Isso é fundamental!

No próximo sábado, dia 24 de agosto, o Boulevard Shopping (em Belo Horizonte) realizará uma Sessão Azul, com o filme “O Rei Leão”, para reunir famílias em um momento de diversão!

Conversei, por meio da assessoria de imprensa Doizum Comunicações, com o Leonardo Cardoso, responsável pelo projeto Sessão Azul.

Confiram a entrevista!

CANAL INFANTIL – POR QUE CRIAR UMA SESSÃO DE CINEMA ESPECIAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA?

LEONARDO CARDOSO – Após anos escutando, observando e vivenciando experiências de famílias de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), identificamos vários casos em que, muitas vezes, elas deixavam de ter um convívio social maior por receio da reação do autista em situações que, para ele, talvez não sejam tão confortáveis, como, por exemplo, ir ao shopping, restaurantes, frequentar festas, ou ir ao cinema.
Sendo assim, tomando por base iniciativas similares dentro e fora do Brasil, decidimos avaliar em um grupo de pais que realizamos no consultório, o que eles achariam se iniciássemos a organização de sessões de cinema especialmente voltadas para pessoas com TEA e seus familiares, em um ambiente adaptado para tornar mais confortável a experiência de ir ao cinema. Eles adoraram a ideia e seguimos em frente. Após quatro meses, conseguimos fazer a primeira sessão.

CANAL INFANTIL – ESSAS SESSÕES ATENDEM TODAS AS CRIANÇAS?

LEONARDO CARDOSO – Quando apresentamos o projeto, falamos que realizamos sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias, dando assim uma maior abrangência de público ao projeto.
Apesar do nosso foco maior ser crianças autistas, nós temos recebido também muitas crianças com Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, x-Frágil, além de crianças neuro-típicas (“normais”), já que todas as nossas sessões são abertas ao público.

CANAL INFANTIL – O QUE TEM DE DIFERENTE DE UMA SESSÃO DE CINEMA COMUM?

LEONARDO CARDOSO – Primeiramente, as sessões não possuem trailers comerciais. Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema fica com as luzes levemente acesas (meia luz), o som fica mais baixo, a temperatura fica agradável e a plateia pode andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Essas características permitem um ambiente mais confortável para as crianças, levando em consideração os aspectos sensoriais.
Durante as sessões, por meio de profissionais devidamente capacitados, é feito o acompanhamento e orientação às famílias de forma a auxiliar na adaptação ao ambiente do cinema, e também orientar os pais em como lidar com as dificuldades de adaptação ao novo ambiente, de forma que auxiliem diretamente para realizar e facilitar esta ambientação.

CANAL INFANTIL – QUAL A IMPORTÂNCIA DE INCLUIR TODAS AS CRIANÇAS EM TODOS OS AMBIENTES?

LEONARDO CARDOSO – Atualmente verificamos que ainda existem poucos eventos culturais que se preocupem com a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência de forma geral, sejam elas crianças ou adultos. Acreditamos que os eventos deveriam ser planejados para todos, levando em consideração qual público pode fazer parte dele, seja ele portador ou não de alguma deficiência.
Hoje temos uma realidade bem melhor do que a de alguns anos atrás, quando nem discutíamos a acessibilidade de maneira geral. Mas é certo que estamos longe do ideal, porém estamos no caminho! Recentemente aprovamos leis importantes para garantir cada vez mais a acessibilidade no nosso dia a dia.
Mas é comum falarmos em acessibilidade para o público de cegos, surdos ou cadeirantes, mas acabamos nos esquecendo de outros tipos de deficiências que também precisam de atenção, como, por exemplo, o TEA. Precisamos pensar em todos!
A inclusão para ser completa não basta apenas pensar na questão de como tornar os ambientes mais acessíveis, mas também de um trabalho de conscientização pública, uma mudança cultural que traga mais respeito aos portadores de deficiência.

Com certeza será um momento único e de muita diversão!

SESSÃO AZUL NO BOULEVARD SHOPPING BH

Local: Cineart, Piso 3 do Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3.000, Santa Efigênia)

Data: sábado, 24 de agosto de 2019

Horário: 11h

Ingressos: bilheteria do Cineart Boulevard

Para participar desta edição é necessário comprar o ingresso no site da Cineart ou na bilheteria do Cineart Boulevard. Todos terão direito a meia entrada, tanto o adulto quanto a criança. Durante a exibição do filme, profissionais especializados estarão na sala para ajudar na adaptação ao ambiente, e das crianças e pais que precisarem de qualquer auxílio no momento.

Todos os profissionais voluntários são treinados com metodologias para garantir, além do conforto, a segurança das famílias presentes. Um dos objetivos é que estas sessões sejam como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com cada criança e aumente o engajamento dos pais no processo do tratamento.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial