Para começar a semana, quero trazer uma reflexão sobre um tema muito importante e que precisa ser trabalhado com as crianças: respeito!

Na nossa sociedade, muito se fala sobre a importância de respeitar o próximo, de aceitar as diferenças… Mas a verdade é que, na prática, ainda precisamos fazer muito mais. Como sempre falo aqui no Blog Canal Infantil, e não me canso de repetir, somos todos diferentes! Ninguém é igual a ninguém!

É preciso entender que são as diferenças que nos tornam especiais! Independente de características físicas, mentais, toda criança é apenas criança. E o que ela mais necessita é de amor, de brincar, de se sentir importante no meio em que vive. É inaceitável rotular alguém pela cor, pelo jeito do cabelo, por uma deficiência física… Nada disso muda a essência do ser humano! Todos nós temos a nossa beleza!

Terminei de ler um livro muito bacana, da Editora Sinopsys, que aborda o respeito e as diferenças de forma clara e objetiva: “Dandara e Vovó Cenira, A descoberta de si e da ancestralidade”. Escrito pela Psicóloga Livia da Silva Marques e ilustrado por Rodrigo Faccio, o livro conta a história de Dandara: uma menina negra, inteligente, estudiosa, alegre e que adora cultura. Ah, e que tem um cabelo muito lindo! Porém, em um dia no clube, Dandara ouve algo que a incomoda profundamente: um garoto comenta que seu cabelo é estranho e diferente de todas as outras meninas. Bastou uma frase para que Dandara se sentisse mal e não quisesse mais brincar.

Infelizmente, não é raro vermos críticas e comentários maldosos entre as crianças, mesmo que de forma inocente. Por isso, devemos estar atentos e ensinar aos nossos filhos o respeito às diferenças! Volto a repetir, somos todos diferentes! E um simples comentário pode levar uma criança até a um quadro de depressão! Isso é muito sério!

Ao chegar em casa, Dandara ainda se sentia mal em saber que não era bonita como as outras crianças. Para piorar, ela pesquisou na internet sobre “cabelos lindos” e ficou muito triste ao ver que só apareciam cabelos lisos, longos; mas nenhum igual ao seu!

Na escola, Dandara também ficou mais retraída, causando espanto na professora. A garotinha passou a ir só de cabelo preso e não gostava mais de mostrar os seus penteados. Tudo isso, levou a escola a conversar com os pais. Sem saberem o que fazer para mudar o comportamento de Dandara, sua mãe teve uma grande ideia: levá-la para visitar a vovó Cenira!

E, com certeza, essa visita mudará tudo na vida de Dandara e no seu modo de ver as diferenças! Nada melhor do que encontrar uma pessoa alegre, feliz e que ama a sua cor e seu cabelo black power! Essa é a vovó Cenira!

Mas o que será que essa vovó vai fazer para Dandara voltar a se aceitar? Só lendo o livro para saber! Mas já adianto: conhecer sobre as nossas origens e entender que todos temos diferenças é fundamental para sermos felizes!

Eu amei o livro e indico para todos os profissionais que atuam com crianças e adolescentes, além dos pais, é claro! “Dandara e Vovó Cenira, A descoberta de si e da ancestralidade” é uma forma de ajudar as crianças a se aceitarem como são. Além de uma linda história, o livro conta com várias atividades para as crianças refletirem.

Ah, e não se esqueça: sempre que perceber algo diferente no seu filho, converse com ele, busque ajuda e jamais o abandone! Ele precisa do seu amor!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial