Sabe aquele livro que te enche de esperança e de alegria? Que te faz enxergar que, mesmo sendo muito difícil, com luta, foco e determinação, todo mundo pode alcançar vitórias? É sobre um livro assim que quero falar hoje: “Enedina Marques, Mulher negra pioneira na engenharia brasileira”, da Editora InVerso.

Escrito por Lindamir Salete Casagrande e ilustrado por Lhaiza Morena, o livro conta a história de Enedina Marques. Filha de um casal negro liberto do regime de escravidão, Enedina nasceu em Curitiba, no início do século XX. De origem muito humilde, jamais poderiam imaginar quem ela se tornaria na história brasileira.

Sua vida não foi nada fácil! Além da pobreza, seus pais se separaram e sua mãe foi trabalhar na casa do militar e intelectual republicano Domingos Nascimento Sobrinho. Logo Enedina teve que ajudar sua mãe nos trabalhos domésticos, mas sua vida estava prestes a mudar.

Domingos decidiu pagar os estudos de Enedina para que ela fizesse companhia a sua filha. Enedina, então com 12 anos, foi alfabetizada. Ainda trabalhava como doméstica, babá; fazia tricô, bordava, costurava… Mas Enedina queria e sabia que podia mais. Com 18 anos, ela se diplomou como professora normalista e, no ano seguinte, foi aprovada em concurso público para dar aulas no interior do Paraná. Sua vida começava a mudar!

Além das aulas em duas escolas, Enedina ainda trabalhava como doméstica sem remuneração e estudava, afinal, ela estava em busca de se tornar engenheira civil. Mas será que ela conseguiria? Com uma rotina tão atribulada, sendo negra e pobre?

Infelizmente, vivemos em um mundo onde o preconceito ainda é muito grande. Pessoas lutam todos os dias para terem uma vida mais digna, porém, poucas conseguem. É preciso mudar isso! E Enedina mostrou que é possível! Mesmo com preconceito e inúmeras dificuldades, ela decidiu que seria respeitada e aceita pela sociedade. E, assim, foi em busca de seus sonhos.

Vale muito a pena a leitura do livro! É uma história emocionante, cheia de obstáculos e que nos faz refletir sobre um mundo preconceituoso e muito desigual. Mas é um livro que, principalmente, nos mostra que é possível a superação e a realização de sonhos! E nossas crianças precisam saber disso!

O livro faz parte da série “Meninas, moças e mulheres que inspiram”, que já conta com livros sobre Zilda Arns, Marie Curie e Hipátia de Alexandria.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial