Já falei aqui no Blog Canal Infantil sobre a coordenação motora grossa. Hoje vamos falar sobre a coordenação motora fina! Ambas muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

Conversei com a Bárbara Moura, Terapeuta Ocupacional, que explicou tudo sobre coordenação motora fina. Confiram a entrevista!

CANAL INFANTIL: O que é coordenação motora fina?

BÁRBARA MOURA: Coordenação motora fina, assim como a grossa, são atos cognitivos e motores. Entretanto, habilidades motoras finas envolvem movimentos que necessitam de mais precisão, utiliza mais os membros superiores, especialmente a mão e seus pequenos músculos. As atividades de desenhar, escrever, apontar lápis, recortar, utilizar a régua, digitar, costurar, alimentar, alinhavar são exemplos de atividades que exigem coordenação motora fina.

CANAL INFANTIL: Como ocorre o desenvolvimento da coordenação motora fina?

BÁRBARA MOURA: O desenvolvimento da coordenação motora fina acontece como a grossa, desde o útero já começam as primeiras movimentações dos dedos. Mas é após o nascimento e alguns marcos motores da coordenação motora grossa que a fina vai se aprimorando. Para o bebê pegar algo é necessário que ele já sente, pois, assim, ele consegue ter o alcance e postura necessárias para tal habilidade. Então, primeiramente desenvolvemos habilidades motoras grossas, pois são elas que sustentam o corpo para realizar atividades que envolvam mais precisão. Para que a criança escreva de forma ágil, econômica, em relação ao gasto enérgico, e com qualidade, é necessário que ela sente bem, tenha bom movimento e coordenação dos olhos, com isso ela terá mais chances de pegar corretamente no lápis e executar a função esperada.

CANAL INFANTIL: Quando observa-se que há um atraso na coordenação motora fina?

BÁRBARA MOURA: Até os 15 meses, espera-se que o bebê já saiba rabiscar um papel, e, nessa idade, o bebê já consegue realizar pinça para pegar o lápis ou caneta, ele se utiliza do polegar, indicador e dedo médio; alguns pegam com todos os dedos, mas com o punho em extensão. Nessa idade também já leva o alimento à boca, consegue pegar grão de arroz. Dos três até os quatro anos, espera-se que desenhe figura humana, com no mínimo três partes, com firmeza na escrita e traçado adequado. Então, se a criança não adquire essas habilidades, os pais percebem que parece que a criança não tem força na mão, não abre e fecha zíper (sem necessidade do encaixe inicial), é possível que a criança tenha algum atraso. Normalmente essas dificuldades serão mais visíveis aos quatro anos, quando há maior exigência da escola com a criança. Há muitos sinais indicativos antes, como os mencionados, mas nem sempre são observados.

CANAL INFANTIL: Quais os requisitos para se obter a coordenação motora fina?

BÁRBARA MOURA: Como a coordenação motora grossa, é necessária integridade do sistema nervoso central, assim como toda a musculatura envolvida. Primeiramente são desenvolvidas habilidades motoras grossas, para iniciar as habilidades motoras finas, e isso ocorre de forma conjugada. Todos nós temos coordenação motora grossa e a fina, seja ela de qualidade ou não, e não necessariamente quanto melhor uma a outra também, há pessoas que apresentam excelente coordenação motora grossa e nem tanto a fina e vice-versa. Mas para que se desenvolva a coordenação motora fina com melhor qualidade, as bases da coordenação motora grossa precisam estar desenvolvidas minimamente.

CANAL INFANTIL: Quando os pais devem procurar ajuda profissional:

BÁRBARA MOURA: Caso a escola aponte essas dificuldades, ou a família note que algo está estranho, busque ajuda o quanto antes, não espere que as exigências aumentem.

CANAL INFANTIL: Quais atividades ou esportes podem ajudar na aquisição da coordenação motora fina?

BÁRBARA MOURA: Atividades de desenhar, massinhas de modelar, alinhavos, colagens, praticar atividades que envolvam coordenação motora grossa. Esportes que envolvam coordenação motora grossa, aqueles coletivos, irão auxiliar.

CANAL INFANTIL: Como brincar com os filhos e ainda estimular a coordenação motora fina?

BÁRBARA MOURA: Biscoitos, colagens, colares, pulseiras, colorir, recortar, contar moedas, brincadeiras de tabuleiro, quebra-cabeças.

*Bárbara Moura é Terapeuta Ocupacional, mãe da Cecília e parceira do Canal Infantil.

CREFITO -4 15062 TO

(31) 99126-5011

barbaramoura.to@gmail.com / @barbaramoura.to

Rua Monteiro Lobato, 315 – sala 501; Ouro Preto, Belo Horizonte – MG

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial