Nós, pais, sabemos que os dias voam e nossos filhos parecem que crescem a cada minuto! Em um dia, é um lindo bebezinho e, no outro, parece um rapaz. Em um dia, ainda não anda, mas logo começa a arriscar seus primeiros passos. Em um dia, mal sabe dizer “mama” e “papa”, e logo se torna um papagaio cheio de personalidade… Como os dias passam depressa! Será que existe uma forma de fazer o tempo parar?

Infelizmente, não! O tempo não para! Mas é possível congelar alguns momentos dessas fases tão importantes e especiais por meio da fotografia! Só assim poderemos matar a saudade daqueles dias em que nossos filhos ainda estavam debaixo de nossas asas.

E nada melhor do que contratar um fotógrafo profissional para realizar os registros, não é mesmo? Entrevistei o fotógrafo infantil, Cristiano Assis, que falou sobre a importância de registrar os aniversários dos filhos e os momentos em família.

“Costumo dizer que a fotografia é a segunda coisa mais importante em um aniversário, ficando atrás apenas da experiência de vivê-lo como tal, enquanto acontece. Aniversários duram em média cinco horas. Logo após isso, convidados, animadores, buffet vão-se, enquanto as memórias ficam! A fotografia fica! Fica para sempre! O mais engraçado é que quanto mais tempo se passa, mais as fotos se tornam gostosas de ver. Trazendo uma nostalgia com gostinho de docinhos e salgados”, ressalta Cristiano.

Mas você sabe como escolher um bom profissional? Segundo Cristiano, três são os pontos principais na hora de definir o fotógrafo: “o primeiro é escolher um fotógrafo que tenha como nicho a fotografia infantil/familiar. Fotografar crianças requer um olhar muito rápido, delicado e muita precisão. O segundo é ver fotos dos trabalhos anteriores do fotógrafo e entender se é aquele olhar fotográfico que você quer para o aniversário do seu filho. Cada fotógrafo tem uma linha de fotografia e edição. Eu mesmo prefiro algo mais natural, com pouco tratamento de imagem, para transparecer como o momento realmente foi. E o terceiro, porém não menos importante, é ter em mente o quanto você está disposto a investir”.

Vale destacar ainda, que os pais devem estar atentos ao tempo de permanência do profissional na festa. Cristiano explica que isso varia muito. “Cada fotógrafo tem uma metodologia de trabalho. Na maior parte das vezes, o fotógrafo é contrato para uma cobertura de quatro horas. Eu, por outro lado, não trabalho desta maneira. Chego sempre 30 minutos antes do aniversário iniciar, para fotografar a decoração e os pais juntos do(s) filho(s), que nem sempre conseguem chegar antes, mas, quando conseguem, é ótimo, pois fazemos um ‘mini-ensaio’ antes dos convidados começarem a chegar e finalizo a fotografia após o parabéns”.
Outra questão que os pais sempre perguntam é quantas fotos serão tiradas. “Sobre o número de fotos, confesso que sou um pouco exagerado, tiro por volta de 1.200 em cada aniversário. É quase o dobro do que os fotógrafos geralmente fazem, porém, não gosto de perder nenhum momento da criança, acompanho-a do início ao fim, levando quase ao sentido literal a frase ‘cada momento é um flash’. Entrego no mínimo 300 fotos, mas já tendo chegado a mais de 600. Penso que quanto mais fotos, melhor para os pais. Que pai/mãe não gosta de ver o que seu filho ‘aprontou’ enquanto batia aquele papo com os convidados? Eu estou lá para te mostrar”, destaca o fotógrafo!
E para os pais que gostam de sessões de fotos em família, também vale muito a pena contratar um profissional para registrar algumas fases. Cristiano explica que a periodicidade das sessões “vai depender muito da idade em que a criança estiver quando as sessões iniciarem. Caso comece enquanto ainda seja um bebê, indico sessões a cada seis meses, pois nessa fase eles crescem e mudam muito rápido. Depois dos dois primeiros anos, indico sessões anuais”.
E se você ainda tem dúvida se contrata ou não um fotógrafo profissional para as festas do seu filho, lembre-se: “a fotografia te possibilita rever aquelas cinco horas de festa por toda uma vida. Possibilitando notar cada mudança no rostinho, cabelo; a cadeira que já não se faz mais necessária na hora de soprar a velinha com o passar dos anos; a tia que está gravida em um aniversário e no próximo tem seu filho no colo. O fotógrafo eterniza cada momento através de um ‘clic’, conclui Cristiano.
Então, se você está grávida ou já tem filhos, não perca esses momentos tão importantes! Registre cada fase, cada festa… E deixe a emoção tomar conta quanto pegar aquela foto e sentir novamente o dia que já passou!
* Cristiano Assis Fotografia
Whatsapp: (31) 99290-5257
*Todas as fotos foram enviadas e autorizadas pelo entrevistado.