É sexta-feira! E aí, já programou o que vai fazer com as crianças no final de semana? Que tal ir ao teatro?

Na matéria de hoje, vou contar um pouco sobre “O Trem – Cia de Teatro”, que está em cartaz, no próximo domingo, com a peça “Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”. É mais um espetáculo lindo em parceria com o projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal!

Entrevistei, por meio da assessoria de imprensa In Press Porter Novelli, a Livia Gaudencio, que é dramaturga, artista e diretora de teatro infantil. Ela falou sobre a importância do teatro na infância!

Confiram e levem seus filhos ao teatro!

CANAL INFANTIL – Como surgiu o grupo de teatro de vocês?

LIVIA GAUDENCIO – O Trem – Cia de Teatro surgiu em 2006, dentro da oficina de teatro da PUC Minas, que era orientada pelo Pedro Paulo Cava. Desde então, a Companhia tem trabalhado com peças autorais, bem direcionadas para o público infantil, e também adaptações, que consistem em releituras, ou seja, trazemos peças clássicas e do imaginário popular também, fazendo uma relação com a contemporaneidade.

CANAL INFANTIL – Qual a importância do teatro na infância?

LIVIA GAUDENCIO – As crianças têm o imaginário muito rico. Elas não dividem muito o que é ou não real; o que é ou não sonho, fantasia. A imaginação é quase concreta! Então, quando elas veem uma história sendo encenada no teatro, é como se aquela história estivesse realmente acontecendo. A noção de representação é um raciocínio do adulto e não da criança! Eu acredito que quando a criança assiste a um teatro, ela tem uma experiencia real, uma vivência mesmo. Assim, fica muito mais fácil, para os pais, chamar atenção, dialogar com o raciocínio e o imaginário que aquela criança produz, além de passar informações importantes. E aí é que entra a educação! A arte não necessariamente precisa educar, mas ela pode ser uma fruição do abstrato, do belo; ela pode ter diferentes funções. No caso do teatro infantil, o grande valor que vejo, como dramaturga, artista e diretora de teatro infantil, é a gente poder passar valores que contribuem socialmente para a formação do caráter, para uma boa convivência social. Isso significa que o teatro é uma arma poderosíssima, pois a criança costuma dispersar muito ao ouvir uma explicação, um discurso longo, uma narrativa não lúdica. E o teatro consegue trazer todas essas informações de forma lúdica, por meio da música, de brincadeiras… A criança se diverte e aprende sem perceber. O teatro é uma ferramenta de educação muito potente, muito importante! E, muitas vezes, achamos que nossos filhos não estão entendendo, mas, ao final de uma peça, eles nos surpreendem com as conclusões que tiram. Não podemos subestimar esse senso crítico infantil!

E para quem quer levar as crianças para assistir à peça “Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”, a Livia deixa uma mensagem muito especial:

“Gostaria de convidar as famílias para assistirem ao espetáculo! É uma história que traz os arquétipos dos contos de fadas, de uma forma inusitada. Traz um novo olhar para os contos de fadas, com uma lição a ser refletida ao final. É uma peça muito bonita e dinâmica. Além disso, como é um infanto-juvenil, abarca também as crianças mais velhas, o que é muito importante, pois elas saem um pouco da realidade virtual (hoje em dia, as crianças estão muito mais nos celulares do que em diálogos com os familiares). O teatro é uma oportunidade de nos conectarmos com esses pequenos adolescentes, que estão em transição. Tenho certeza que todos vão se divertir muito, inclusive os adultos, pois sempre colocamos alguns recados, algumas cenas dedicadas aos pais, afinal as crianças não vão sozinhas ao teatro”!

DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL

“Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”

Data: 4 de agosto – Domingo

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube | Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte

Indicação Etária: A partir de 5 anos

Preço: R$ 10,00

FICHA TÉCNICA

Texto: Livia Gaudencio

Direção: Cynthia Falabella

Elenco: Fafá Rennó, Livia Gaudencio, Daniel Carvalho Faria e José Sampaio

Assistente de direção e Direção de Movimento: Ana Paula Lopez

Trilha sonora original e execução musical ao vivo: Chuck Hipholyto e Pedro Guerra

Cenários e Figurinos: Kléber Montanheiro

Iluminação: Laura Salermo

Designer gráfico: Alexandre Brandão

Produção: Tríplice Cultural

Realização: O Trem – Cia de Teatro

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial