Final de semana chegando! Você já sabe o que vai fazer com o seu filho? Aqui em casa, com certeza, iremos ao teatro!

E por falar em teatro, que tal conhecer um pouco sobre o grupo de teatro Circo Mínimo? Conversei com o grupo, por meio da assessoria de imprensa In Press Porter Novelli, e gostei muito! E quem estiver em Belo Horizonte, vale a pena conferir a peça “Simbad, O Navegante”, que estará em cartaz no próximo domingo, no Diversão em Cena ArcelorMittal (mais informações ao final da matéria).

CANAL INFANTIL – COMO SURGIU O GRUPO CIRCO MÍNIMO?

CIRCO MÍNIMO – O Circo Mínimo surgiu com o espetáculo de mesmo nome, em 1988, quando eu estava em crise sobre o que fazer com o circo que estava aprendendo na escola, sem querer morar no trailer de um circo no interior do Brasil… Eu queria explorar narrativas, contar histórias usando aquele circo… Aí, quando fui para a Europa com a Escola de Circo, entendi que eu tinha que fazer o que eles chamavam, na época, de Circo Novo. Hoje, chamamos de circo contemporâneo, ou somente circo, o circo que se faz hoje. Voltei para o Brasil e montei um texto que eu tinha escrito, o Circo Mínimo. Esse espetáculo foi um sucesso, mesmo sendo apresentado à meia-noite… Aí usei o nome para o grupo também. Fizemos vários espetáculos muito legais, que foram para vários países.

CANAL INFANTIL – AS PEÇAS SÃO PARA TODO TIPO DE PÚBLICO?

CIRCO MÍNIMO – Começamos fazendo espetáculos de circo para adultos, sempre buscando novas narrativas, outras maneiras de relacionar circo com teatro, ou outras maneiras de usar o circo para transmitir ideias. Em 2003, 15 anos depois do primeiro espetáculo, fizemos nosso primeiro infantil, também com a direção da Carla Candiotto. Depois disso gostamos, e fizemos mais dois, todos premiados, e já temos mais um no papel.

CANAL INFANTIL – PARA VOCÊS, QUAL A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA INFÂNCIA?

CIRCO MÍNIMO – É um teatro (e um circo) que dialogam com as temáticas que podem ser acessadas pelas crianças. Há poucas coisas que a criança não pode, ou não deve, assistir. Mas pensar a obra a partir de um entendimento do que seja a infância e como se dá o aprendizado infantil é muito importante, assim como é importante saber que a criança irá sempre ao teatro acompanhada de um adulto, que também precisa se divertir, para que ambos compartilhem algo especial e sensorial, que é o entendimento do espetáculo e o riso. Como diz a diretora, Carla Candiotto, quando ambos riem juntos, a criança sente-se feliz pois seu pai ou sua mãe estão felizes num programa que é para ela, e ambos se conectam afetivamente, por meio do riso compartilhado.

CANAL INFANTIL – E O QUE O PÚBLICO PODE ESPERAR DA PEÇA “SIMBAD, O NAVEGANTE”?

CIRCO MÍNIMO – Esperem muitas imagens, muita imaginação, para que o espectador imagine as coisas incríveis que o Simbad viveu, nessas histórias tão importantes, contadas oralmente. Nós respeitamos essa tradição, e também as contamos, na terceira pessoa. Mas com emoção. E esperem também muito humor, pois quem conta essa história são dois palhaços-contadores de história, e eles não param de brigar para ver quem vai ser o herói da história! Vocês vão se divertir muito!

Eu já gostei! E se você também ficou curioso para assistir à peça, confira mais informações abaixo:

DIVERSÃO EM CENA ARCELORMITTAL

“Simbad, o Navegante”

Data: 15 de setembro – Domingo

Horário: 16h

Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube. Rua da Bahia, 2244, Lourdes, Belo Horizonte

Indicação Etária: A partir de 5 anos

Preço: R$ 10,00

FICHA TÉCNICA

Direção: Carla Candiotto

Texto: Alexandre Roit, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus

Elenco: Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus

Cenografia: Marco Lima (espaço cênico) e Rodrigo Matheus (estruturas de bambus)

Figurinos: Olintho Malaquias

Iluminação: Wagner Freire

Trilha Sonora: Aline Meyer

Coreografia: Ziza Brisola

Fotografia: Paulo Barbuto

Assessoria de Imprensa: Arte Plural (Fernanda Teixeira)

Confecção da cenografia: Thiago Capella Zanotta

Consultoria de manejo dos bambus: Integral Bambu (Marcelo Rio Branco)

Operação de luz: Gabriel Greghi

Operação de som: Thiago Capella Zanotta

Realização: Diversas Cultural

Produção: Mina Cultural

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial