Hoje vamos falar sobre vacinação infantil! Você está atenta à caderneta de vacinação do seu filho? Sabe quais vacinas devem ser aplicadas e com qual idade? Esse é um assunto muito importante e que traz muita preocupação aos pais.

E para te ajudar a entender um pouco mais sobre a vacinação infantil, conversei com a Laís Romana, que Graduada em Farmácia, Pós-graduada em Farmacologia e proprietária da Aplique Vacinas. Confiram!

CANAL INFANTIL – Qual a importância da vacinação infantil?

LAÍS ROMANA – Logo após o nascimento, a imunidade dos bebês é imatura e vai se desenvolver ao longo do seu crescimento. Os anticorpos transferidos pelo cordão umbilical ou leite materno contribuem bastante para a imunidade dos recém-nascidos, porém isso depende da imunidade e das vacinas recebidas pela mãe. Para uma proteção mais duradoura e específica o ideal é que seja estimulada a produção de anticorpos próprios do bebê. Para isso as vacinas são uma forma importante de proteger a saúde, uma vez que elas ‘’ensinam’’ o organismo a se defender de infecções graves.

CANAL INFANTIL – Quando deve ser dada a primeira vacina do bebê e qual é?

LAÍS ROMANA – As primeiras vacinas do bebê são administradas ainda na maternidade, logo após o nascimento. Segundo o Ministério da Saúde, a primeira dose da vacina contra a hepatite B deve ser tomada nas 12 primeiras horas de vida, ela protege contra a infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus B (HBV).  Já a BCG (Bacilo Calmette–Guérin) protege principalmente contra as formas graves da tuberculose, meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

CANAL INFANTIL – Quais são as vacinas recomendadas na infância e quais as idades?

LAÍS ROMANA – As vacinas recomendadas na infância começam a ser administradas ainda na maternidade e seguem até 10 anos de idade. No serviço privado de vacinação seguimos o calendário da Sociedade Brasileira de imunização (Sbim); nele são contempladas 18 tipos de vacinas em diferentes idades, como podemos ver clicando no link abaixo:

CALENDÁRIO VACINAÇÃO SBIM CRIANÇA

CANAL INFANTIL – Qual a diferença entre as vacinas disponibilizadas da rede pública e na rede particular?

LAÍS ROMANA – As vacinas recomendadas na infância seguem o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) determinado pelo Ministério da Saúde ou o calendário da Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim). A rede pública segue o calendário do PNI, já a rede particular segue o calendário da Sbin. A diferença básica entre os calendários está na diversidade de vacinas a serem administradas, a Sbim recomenda vacinas a mais do que aquelas disponibilizadas na rede pública pelo PNI, sendo elas:

  • Meningite ACWY
  • Meningite B
  • Pneumonia – Pneumo 13
  • Hexavalente – 1 picadinha a menos que a pentavalente (PNI) e mínima reação
  • Hepatite A – 1 dose a mais
  • Dengue
  • Gripe quadrivalente

CANAL INFANTIL – Como os pais devem proceder em caso de reações adversas?

LAÍS ROMANA – Efeitos colaterais são comuns com o uso de vacinas, porém são de natureza leve e transitória. Os eventos adversos mais comuns após a vacinação são dor no local da aplicação, fadiga, cefaleia (dor de cabeça), dor muscular, calafrios, dor nas articulações e febre, esses normalmente cessam em um prazo de 48 horas e com o uso de analgésicos e antitérmicos.

Se houver manifestação de efeitos colaterais mais intensos ou mais graves que os comuns, a unidade que administrou a vacina deve ser informada para que oriente melhor o paciente a como proceder.

CANAL INFANTIL – Qual profissional procurar para verificar se a caderneta está em dia?

LAÍS ROMANA – A atualização e a manutenção da caderneta de vacinação​ é de extrema importância no controle vacinal e manutenção da saúde. Nas clínicas e salas de vacinação particulares os profissionais indicados pala analisar a caderneta de vacinação são os farmacêuticos, enfermeiros ou técnico de enfermagem. Na Aplique Vacinas somos três farmacêuticos habilitados para exercer essa atividade com muito amor!

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

LAÍS ROMANA – Como farmacêutica oriento a vacinação com base em estudos científicos e como mãe sigo a orientação do coração, do amor! As vacinas são cuidadosamente desenvolvidas e testadas afim de garantir uma resposta imunológica eficaz ao organismo e o mínimo de reações adversas. Vacinem sempre seus filhos, dessa forma podemos evitar doenças preveníveis que, no passado, já trouxeram tanta preocupação para a sociedade!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial