Um assunto que muito preocupa os pais e as famílias é o bullying (prática repetitiva de violência física e/ou psicológica), principalmente nas escolas. Precisamos estar muito atentos às crianças e aos sinais que elas dão quando sofrem algum tipo de violência. Muitas vezes, o próprio silêncio é a forma que elas usam para dizer que não estão bem.

Além disso, é preciso falar abertamente sobre essa situação para que nossos filhos possam aprender a respeitar o outro. Se queremos um mundo melhor, precisamos agir e construir esse mundo!

E para ajudar nessa conversa sobre bullying, trago um livro muito legal: “Rafa, o piloto de girafa”, da Editora Cepe. Escrito por Henrique Vale e ilustrado por Renata Lourenço, o livro aborda o bullying de forma lúdica e poética, por meio da história de Vítor (o valentão da escola) e Rafa (a vítima de bullying).

Em uma tarde tranquila, Vítor, de cima de uma árvore, joga um balão de água nas costas de Rafa, que passava pela rua feliz da vida indo comprar ingressos para o circo. Rafa não ficou nada satisfeito e disse: “Não tem graça”! Mas Vítor nem quis saber e continuou a zombar de Rafa.

A conversa entre eles continuou e não foi legal. Vítor, mesmo após praticar bullying com o colega, ainda tomou a girafa de pelúcia de Rafa. Sim, Rafa tinha uma amiga girafa. Mas e agora? O que vai acontecer? Rafa jamais abandonaria a sua amiga! E aí começa uma aventura e tanto! Rafa vai em busca da girafa e se mistura com palhaço, mágico, leão e vários outros personagens. Vale muito a pena ler esse livro!

E para conhecer um pouquinho mais sobre como surgiu o “Rafa, o piloto de girafa”, esse livro que me encantou, conversei com o autor Henrique Vale e com a ilustradora Renata Lourenço. Confiram a entrevista e se encantem também!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever “Rafa, o piloto de girafa”?

HENRIQUE VALE – A ideia inicial desse livro, eu acredito que tenha vindo da sonoridade entre as palavras Rafa e Girafa que acabaram criando a imagem inusitada de “piloto de girafa”. Eu sempre gostei de poesia e tento sempre escrever histórias primeiro em forma de poema (claro que quase nunca consigo), mas acho que é a forma mais simplificada de reunir ideias e conseguir estruturar o texto futuramente.

CANAL INFANTIL – Conta um pouco sobre o tema central do livro.

HENRIQUE VALE – Acredito que o tema central poderia ser definido da seguinte forma “quem faz bullying se dá mal no final”, sendo que a aventura de Rafa se inicia com o bullying de um valentão. Nessa idade, é importante no universo infantil (ou no imaginário infantil) que as ações tenham consequências. Boas ações levem a resultados bons (como ganhar entradas grátis) e as más a um castigo ou algo desfavorável.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

HENRIQUE VALE – Eu enxergo como meu leitor-alvo crianças na faixa entre 4 e 7 anos de idade.

CANAL INFANTIL – Como foi ilustrar “Rafa, o piloto de girafa”?

RENATA LOURENÇO – Ilustrar Rafa, o Piloto de Girafa, do escritor Henrique Vale, foi uma experiência desafiadora e gratificante. Gosto muito de misturar as técnicas, de forma que elas conversem entre si, ainda que, às vezes, prefiro que causem dúvida ou até mesmo estranhamento no leitor. Para as ilustrações do livro Rafa, o Piloto de Girafa eu utilizei tinta acrílica, guache, lápis de cor, nanquim, além de recorte e colagem manual e colagem digital. Procurei que as páginas duplas apresentassem ritmo à narrativa visual e acompanhassem as aventuras de Rafa. E que a combinação de cores gerasse certo contraste e mantivesse o ritmo visual.

CANAL INFANTIL – Vocês acreditam que por meio de um livro podemos educar as crianças e ensiná-las sobre o respeito ao próximo?

HENRIQUE VALE – Acho que os livros podem servir como ponto de partida para introduzir discussões e reflexões nas crianças.

RENATA LOURENÇO – Sim. Acho que o livro é uma importante ferramenta no auxílio da educação de nossos filhos. Através de narrativas lúdicas e do universo simbólico e polissêmico das imagens, o pequeno leitor poderá se identificar com alguns personagens, com algumas situações, ou mesmo rejeitar atitudes de certos personagens.

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura desde a infância?

HENRIQUE VALE – A leitura é extremamente importante na infância, pois é quando o cérebro está formando conexões. O gosto pela leitura possibilitará futuramente um aprendizado mais fácil e uma percepção melhor do mundo.

RENATA LOURENÇO – O contato com os livros desde muito pequenos é importantíssimo. Não apenas como estímulo às crianças, para que elas criem um hábito de leitura. Mas também como repertório: ao lermos livros para e com os nossos filhos, oferecemos a eles um repertório visual, narrativo, de palavras e, até, de nomeação de sentimentos.

CANAL INFANTIL – Deixem uma mensagem para os pais.

HENRIQUE VALE – A melhor forma de incentivar a leitura é ter livros em casa (adquiri-los ou emprestados da biblioteca) e efetivamente lê-los com os filhos.

RENATA LOURENÇO – Que, sempre que puderem, reservem um tempinho com suas crianças para ler livros, contar histórias e ouvir as histórias criadas por elas. Para que a família possa criar um momento de leitura e de contação de histórias juntos.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial