Vivemos em um mundo onde a desigualdade social é enorme! Muitos têm demais e outros não têm nada. É difícil ver tudo isso e não se emocionar com a dor do próximo! Não dá para compreender tanta diferença!

Com a pandemia da Covid-19, a desigualdade entre as pessoas ficou ainda mais evidente. É muito triste! E, infelizmente, muitas pessoas só pensam em si mesmas e não olham para o lado. Se todos se unissem, viveríamos em um lugar muito melhor!

Mas nós podemos tentar mudar essa realidade! E podemos começar ensinando nossas crianças a serem mais solidárias! Temos que deixar seres humanos melhores para o futuro, para o mundo!

Então, quero falar de um livro que trabalha de forma lúdica e educativa sobre o tema solidariedade e amor ao próximo: “O menino hiper ativo em busca da erradicação da pobreza”, da Editora InVerso. Além de ser um livro lindo, é bilíngue: escrito também em inglês.

Escrito por Rodrigo Titon e ilustrado por Marcelo Bittencourt, o livro nos conta a história de um garoto que sai com seu pai para doar roupas e alimentos a Biblioteca Amigos do Caximba. Durante o passeio, ele conversa com seu pai sobre como é gratificante ajudar o próximo. Mas aí surge uma questão: eles vão lá levar doações de vez em quando, porém, essas pessoas precisam de roupas, alimentos, materiais de higiene, entre outros, todos os dias. Como fazer?

E é aí que o garoto faz um questionamento ao pai: “Mas se eles são nossos amigos, não podemos abandoná-los, pois amigos cuidam um dos outros… você que me ensinou”. Então, o pai tem uma conversa com o filho e o explica sobre a complexidade da desigualdade social.

Mas o garoto não pensa nas dificuldades, apenas sonha… E busca meios de realizar seu sonho! Precisamos aprender a olhar para o lado, a ajudar o próximo e a não desistir dos nossos sonhos.

E o mais legal dessa história, é que o Amigos da Caximba existe mesmo e todos podem ajudar! Vou deixar aqui o contato: (41) 99772-9081 – Coordenadora Tia Edi (Edilaine Lima).

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial