Hoje, Dia do Índio, quero trazer uma entrevista muito legal que fiz com o Délio J. Galvão, autor da coleção “O diário das fantásticas viagens de Giovana“, que conta aventuras vividas em vários lugares do Brasil. E o que isso tem a ver com o Dia do Índio? Tudo! Essa é uma temática muito abordada pelo Délio.

Confiram a entrevista e se encantem, ainda mais, pelos livros e pela leitura!

CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância?

DÉLIO J. GALVÃO – Eu vejo a leitura na infância como o principal elemento que faz despertar na criança o interesse pela leitura para o resto de sua vida. E, a leitura de bons livros, é o principal agente que fomenta a criatividade, a imaginação e busca incessante pelo conhecimento.

Acredito que o futuro está reservado às pessoas criativas e inovadoras, pois o que puder ser feito de forma mecânica e repetitiva será feito por robôs e inteligência artificial. Apenas nós, humanos, estaremos aptos a criar do nada. Fruto da nossa imaginação.
As histórias e fantasias antecederam às grandes criações do homem: assim foram as viagens espaciais, o telefone celular, e como as viagens às profundezas do mar, que Júlio Verne imaginou nas 20.000 léguas submarinas, escrito em 1870.
Hoje tudo isso é banal e corriqueiro, mas foram primeiramente invenções imaginadas por mentes de criatividade genial.

CANAL INFANTIL – Você escreveu livros sobre viagens. Como surgiu essa ideia?

DÉLIO J. GALVÃO – “O diário das fantásticas viagens de Giovana”, é uma obra infanto-juvenil bastante envolvente, que alterna aventura e suspense com momentos de ternura e amizade. Idealizada para formar uma tetralogia, a obra é inspirada em viagens que fiz pelo Brasil com minha família e um casal de amigos, com seus dois filhos.

Comecei esta coleção com o intuito de estimular minha filha mais nova a criar o hábito da leitura. Propus a ela elaborarmos um diário contando as aventuras de nossa viagem ao Amazonas. Nesse diário destacamos belezas da fauna, flora e a presença de tribos indígenas. A narrativa ficou tão rica que decidimos acrescentar um toque de fantasia e emoção a história.

CANAL INFANTIL – E essas histórias são reais?

DÉLIO J. GALVÃO – Acho que uma das coisas mais divertidas dessa aventura é tentar descobrir onde termina a realidade e começa a ficção. Tudo sobre fauna, flora, sabores, cheiros e características de cada bioma é verdadeiro.

Algumas lendas são bastante reais e vem sendo contadas através do tempo. Outras foram adaptadas para dar emoção à narrativa.

CANAL INFANTIL – Para qual faixa etária o livro é indicado?

DÉLIO J. GALVÃO – O livro tem sido adotado em escolas do Brasil inteiro como uma obra paradidádica, em turmas de 4º ao 7º anos. Acredito que alcance leitores de 8 a 11 anos. Uma fase em que o jovem leitor começa a ler textos com mais narrativa e menos ilustrações. Apesar disso, nossos livros são lindamente ilustrados.

CANAL INFANTIL – Você acredita que por meio dos livros podemos mudar o mundo?

DÉLIO J. GALVÃO – Sim. Acredito que boa leitura nos leva modificar o nosso entorno e o efeito disso pode ser um movimento em cascata capaz de levar uma mensagem cada vez mais longe.

CANAL INFANTIL – O que você acha dos pais criarem um diário de viagem com os filhos?

DÉLIO J. GALVÃO – Comigo esta iniciativa deu certo. Minhas filhas adoram ler e a mais nova quer se tornar roteirista ou diretora de filmes. Hoje tem total consciência de que o caminho para alcançar este objetivo envolve a leitura continuada e um conhecimento.

Hoje tem total consciência de que o caminho para alcançar este objetivo envolve a leitura continuada e um conhecimento muito grande da literatura.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

DÉLIO J. GALVÃO – Em um mundo onde a busca por conhecimento é cada vez mais urgente, e que leva nossos jovens a acreditar muitas vezes que este conhecimento pode ser encontrado na palma de sua mão, em um celular novo, ou num tablet, minha mensagem é no sentido de incentivarmos a leitura sempre, e cada vez mais cedo. Este é a meu ver o melhor legado que podemos deixar para os nossos filhos.

A criatividade e a imaginação são despertadas através da leitura de bons livros. Muitas vezes não são encontradas em séries para TV, ou em plataformas de streaming. Precisamos lembrá-los de que para chegar às telas, e se tornar um filme, uma obra primeiro foi transcrita pelo autor para as páginas de um livro, ou de um roteiro.  E para ser criada, esta obra prescindiu de muita imaginação e criatividade de um autor.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial