João Sasaque, um menino de apenas 12 anos de idade, acaba de lançar, pela Editora Asinha, seu primeiro livro infantil: “O dia em que Fernando deu azar”, escrito e ilustrado por ele!

Nascido no município de Tauá, no sertão do Ceará, João sempre gostou de livros e de histórias e tinha hiperfoco em leitura e desenho. Aos 6 anos, ele foi diagnosticado com autismo e passou a compreender melhor sua forma única de ver o mundo.

Hoje, João não só é escritor, mas também ilustrador, músico, influenciador da leitura e do desenho e palestrante. “Muitas pessoas não sabem, mas nas minhas palestras eu não falo apenas sobre leitura e criação. Eu falo sobre superação. Falo das pessoas que me ajudaram, da importância da família e, principalmente, sobre o autismo – de uma forma leve, divertida e educativa”, ressalta João.

E para conhecer um pouco mais desse livro e do João Sasaque, conversei com ele e com sua mãe, Ana Paula. Confira e se encante!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever “O dia em que Fernando deu azar”?

JOÃO SASAQUE – Foi quando eu estava lendo alguns livros da série “Diário de um Banana”, que eu gosto muito, e entrou uma ideia na cabeça de escrever um livro, mas um livro inspirado em mim, um garoto diferente.

CANAL INFANTIL – Qual mensagem você quer passar para os leitores com o seu livro?

JOÃO SASAQUE – A mensagem que quero passar nesse livro é: que mesmo sendo autista, nós, neurodivergentes, sentimos, amamos e nos importamos.  E que nós podemos nos superar e mostrar que os sonhos podem sim ser alcançados, por mais difíceis que sejam.

CANAL INFANTIL – Como é ser um escritor?

JOÃO SASAQUE – Ser escritor é ter a necessidade e a arte de usar a palavra escrita para transmitir ideias, sentimentos e conhecimentos, seja em livros, roteiros, artigos ou conteúdos digitais. Ser escritor é fazer as pessoas verem o seu mundo e te entenderem da forma mais bela possível: a arte.

CANAL INFANTIL – Como você se sente participando de tantos eventos e vendo o seu livro ser tão divulgado?

JOÃO SASAQUE – Sinto-me muito grato e feliz acompanhando tudo! Fico feliz  por as  pessoas terem interesse em conhecer mais a minha história. Sou grato por a minha história estar sendo propagada de uma forma tão especial.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para as outras crianças que irão ler o seu livro.

JOÃO SASAQUE – Eu digo a vocês, leitores e crianças, ler é fundamental e melhora a cognição e a saúde mental, desenvolvendo o raciocínio, o pensamento crítico, a concentração e o vocabulário, além de estimular a criatividade e a empatia. A leitura faz você entrar em um mundo diferente a cada história. E não esqueçam: sigam os seus sonhos por mais que você ache difícil conseguir realizá-los. E, pais, apostem no sonho dos seus filhos. ACREDITAR NO SONHO DE UMA CRIANÇA É REVOLUCIONÁRIO!

CANAL INFANTIL – Como você percebeu o interesse do João pelos livros?

ANA PAULA – Desde muito cedo, quando tinha apenas um ano e meio, João demonstrava um encanto especial por letras e números. Aos dois anos, já escrevia o próprio nome e reconhecia padrões de escrita. Mas a grande surpresa veio aos três anos: em um passeio para tomar sorvete, começou a ler espontaneamente os letreiros das lojas ao redor. Fiquei emocionada e surpresa ao vê-lo decifrando palavras com tanta naturalidade.

Foi também nessa idade que os livros se tornaram parte essencial da nossa rotina. Todos os dias líamos juntos, e em pouco tempo nossa casa estava tomada por dezenas de livros espalhados pelo chão — 10, 20, 30 títulos, que ele folheava com atenção e entusiasmo. Não era apenas um hábito, mas um verdadeiro hiperfoco.

CANAL INFANTIL – Como foi a descoberta do autismo e como vocês lidaram com essa situação?

ANA PAULA – João sempre foi um menino calmo e diferente, e, apesar do nosso amor e atenção, sentíamos que havia algo além que não compreendíamos. Foi a partir do olhar atento das professoras, que decidimos buscar ajuda. Aos seis anos, veio o diagnóstico no Instituto IPREDE, seguido do acompanhamento clínico na Clínica Conecta. Para nós, pais, foi um momento desafiador: não sabíamos como lidar com suas dificuldades.

Com o tempo, aprendemos a nos moldar. Levamos a terapia para dentro de casa, criamos rotinas estruturadas e procuramos ajudá-lo em cada ambiente. A escola também foi um grande apoio: professores, terapeutas e família caminharam juntos. E foi essa união que permitiu que João avançasse tanto em seu desenvolvimento.

CANAL INFANTIL – Qual a importância de incentivar os filhos e suas áreas de interesse?

ANA PAULA – Acreditar na capacidade do filho, mesmo diante das adversidades, não apenas o fortalece, mas nos ensina que errar faz parte do processo. As limitações existem, mas é possível alcançar objetivos de uma forma única e especial.

Apoiar um filho não é apenas esperar o sucesso, mas estar presente em cada passo, com amor, união e parceria – isso é família!

Crianças, acreditem: vocês são o futuro! Seus sonhos e ideias têm o poder de transformar vidas. Mesmo pequenos, vocês podem alcançar grandes conquistas. Tudo começa com um lápis na mão e muita imaginação no coração!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial